Luso-Poemas
Registe-se agora!     Login

Links

Utilidades

Consultar

Outros

Quem está em linha

237 leitores online (4 na seção: Forum)

Luso-Poetas: 13
Visitantes: 224

JOSÉMANUELBRAZÃO, bernardon, mulherde1textosó, Repentistas , babel, Em-Violeta, PoetaMelquisedeque, Tanizawa, Inês Brito, Maribel , BICK, SantosAlmeida, whitrose, mais...

Licença

Licença Creative Commons

Proteção anti-cópia

Protejendo os seus poemas com Tynt

Subscreva-se

Navegando nesta página:   1 Visitante(s)

« 1 (2)

Re: Protecção contra ao plágio
Participativo
Membro desde:
2/1/2008 22:30
De Entroncamento
Grupo:
Luso-Poetas
Olá. A resposta que se segue, motivada por tédio e preguiça (deveria estar a escrever outras coisas, enfim, é um sábado de Agosto)não pretende tomar partido nesta questão; é, apenas, uma pequena precisão: no tempo de Camões predominava o "ideal da imitação"; quer isto dizer que um poeta imitava (se quiserem, plagiava) o seu modelo procurando fazer melhor. Assim, o soneto "Alma minha, gentil, que te partiste", atribuído a Camões, é uma imitação tão próxima de um poema de Petrarca que se poderia falar de plágio. Para tornar a situação mais interessante, após a morte de Camões os poetas seus contemporâneos foram acusados de roubo da sua obra e todos os poemas interessantes dessa época passaram a ser atribuídos a Camões. De tal forma que os estudiosos não se entendem quanto ao que é de facto da autoria da autoria de Camões, isto na lírica, obviamente. Sobre esta matéria, ver, por exemplo, Costa Pimpão, Vitalina Leal de Matos, Jorge de Sena...
Por outro lado, a intertextualidade tem um peso enorme; por exemplo, o soneto "O dia em que nasci moura e pereça" é uma imitação (ou plágio, confrontem os textos) do Lamento de Job... Não pretendo dizer que até Camões plagiava, nem tal faria sentido na sua época; pretendo explicar porque é que ele se não ralava com isso.
De Pessoa, sei que achou muita piada a uma caricatura, bem plagiada, do seu "Impressões do Crepúsculo".
JCC

Criado em: 9/8/2008 23:14
Transferir o post para outras aplicações Transferir

Colaborador
Membro desde:
23/7/2006 12:20
De Rio de Janeiro
Grupo:
Luso-Poetas
Sabe, sou como você, eu crio, quem quiser copiar... não tem imaginação.Grande beijo, gracias.

Criado em: 12/9/2008 19:22

Colaborador
Membro desde:
10/12/2007 19:30
De USA / NJ
Grupo:
Luso-Poetas
Olá a todos,

Quanto ao Plágio aqui feito neste site Luso-Poemas...

Eu não sei as regras aí estabelecidas em Portugal, e os recursos que podem utilizar ou que poderão usar... ou o que estará ao dispor para os sites como este...

O que quero dizer é que aqui(USA) há recursos contra o plágio...automáticamente quem publica um poema que não seja seu é eliminado o poema e o seu contrabandista e o caso talvez não fique por aí ( coisas que não sei)...

Existe um site onde se filtra os trabalhos, por certo até certas frases ás vezes são consideradas plagiadas...

Eu encontro-me num site onde fazem isto, nada é aceite, ou então é aceite mas tudo é verificado a seu tempo. Já conhecia este site contra o plágio da universidade, pois o utilizamos...

Isto era bom que existisse aqui no Luso-Poemas, pois iria proteger muitos trabalhos de outros... e se acabava com esta falta de consideração por quem escreve...

Um Beijo a todos, simplesmente quis anunciar algo que existe e que talvez não sabiam ou então não existe aí...

Alcina

Criado em: 14/9/2008 3:58

Colaborador
Membro desde:
14/6/2008 15:55
De Petrolina-PE
Grupo:
Luso-Poetas
Citando:

De Moura escreveu:
Olá a todos,

Quanto ao Plágio aqui feito neste site Luso-Poemas...

Eu não sei as regras aí estabelecidas em Portugal, e os recursos que podem utilizar ou que poderão usar... ou o que estará ao dispor para os sites como este...

O que quero dizer é que aqui(USA) há recursos contra o plágio...automáticamente quem publica um poema que não seja seu é eliminado o poema e o seu contrabandista e o caso talvez não fique por aí ( coisas que não sei)...

Existe um site onde se filtra os trabalhos, por certo até certas frases ás vezes são consideradas plagiadas...

Eu encontro-me num site onde fazem isto, nada é aceite, ou então é aceite mas tudo é verificado a seu tempo. Já conhecia este site contra o plágio da universidade, pois o utilizamos...

Isto era bom que existisse aqui no Luso-Poemas, pois iria proteger muitos trabalhos de outros... e se acabava com esta falta de consideração por quem escreve...

Um Beijo a todos, simplesmente quis anunciar algo que existe e que talvez não sabiam ou então não existe aí...

Alcina

Criado em: 14/9/2008 9:57

¯`v´¯)
.`•.¸.•´Elliana Alves
¸.•´¸.•´¨) ¸.•*¨)
(¸.•´...

Colaborador
Membro desde:
14/6/2008 15:55
De Petrolina-PE
Grupo:
Luso-Poetas
Muito bom isso
Vc relatou um problema
que vivi no mundo da escrita
Obrigada amiga poetisa!

Criado em: 14/9/2008 9:58

¯`v´¯)
.`•.¸.•´Elliana Alves
¸.•´¸.•´¨) ¸.•*¨)
(¸.•´...

Colaborador
Membro desde:
27/10/2006 20:09
De Aguiar, Viana do Alentejo
Grupo:
Luso-Poetas
Pergunto eu:

E a paranóia? Não estamos a entrar em paranóia? Será que se escrever "gosto de escrever" não estou a plagiar alguém?

Não cabe ao site mover acções legais contra plagiadores ou contra-plagiadores. Os autores que se sentem lesados devem dizê-lo e mostrar de forma cabal que o são. Caberá ao site indagar e solicitar a quem é acusado que se defenda e, daí, tirar elações e tomar acções, no estrito âmbito do espaço usado.

Aos que se entendem como lesados reserva-se o direito de accionar os meios que entenderem para protegerem os seus trabalhos.

Agora, muito cuidado em relação ao que se considera plágio, porque as palavras são de todos.

Valdevinoxis

Criado em: 14/9/2008 23:19

Colaborador
Membro desde:
1/12/2007 10:08
De Natural de Sacavém,residente em Les Vans sul da Ardéche França
Grupo:
Luso-Poetas
Plágio! Ter direito a uma reclamação por plágio, não sei se pode ter validade se o poema for publicado no Luso -Poemas, mas não estiver protegido aqui em França pela SACEM e em Portugal pela Sociedade Portuguesa de Autores, ou no Brasil por uma outra sociedae, etc etc.
Se eles não estiverem protegidos por estas sociedades, não vejo como pode haver um recurso contra o plagiador.
Eu tenho a maior parte dos meus poemas Protegidos pela SPA, em Lisboa e atenção, já o disse aqui uma vez, que quando um poema está protegido, o titulo também o está, não pode haver dois poemas diferentes com o mesmo titulo.
Dou um exemplo: Registei na SPA em Lisboa, o seguinte titulo:
EU UM DIA FUI AO MINHO pois bem, este titulo foi recusado pois que já existia e passou a chamar-se O MEU MINHO que está em CD do Grupo o ZIMBRO. Já há algum tempo chamei à atenção alguém aqui no sitio que me tinha plagiado um titulo.Duas vezes o chamei à atanção em PM e nem resposta tive desse senhor, nem que fosse por educação. LÁGRIMAS DE PRATA registado no SPA é este o poema.
As frazes plagiadas. Se eu escrever num poema ex: A noite estava escura e não te encontrei, não vejo o porquê de proíbir alguém de escrever a mesma frase. Uma frase é uma composição de palavras que pode acontecer duas ou mais pessoas terem a mesma ideia sem sequer saber que ela existe, não vejo onde pode estar o plágio.

Este assunto é bem vindo para esclarecimento.
Abraço a todos
A. da fonseca

Criado em: 15/9/2008 9:42

[Busca advançada]

Latino-Poemas

Latino-Poemas Latino-Poemas
Visite a versão espanhola de Luso-Poemas

Login

Usuário:

Senha:

Guardar a senha