Crónicas : 

O PEZÃO

 
Ruizão, 25 anos, conhecido pelo Cospe-fogo, natural de Bragança, um porte atlético que valeria milhões se aceitasse posar nu numa dessas revista de sensação imediata, jogador da bola num clube da segunda que promete um dia quem sabe, se não é esta época, chegar à 1ª liga.

As raparigas, quando a equipa joga em casa, não faltam a um time com seus berreiros de bezerro, na bancada lateral. Ruizão é jogador da frente, marca golos de cabeça e corre que nem bandido no momento em que escuta a sirene da polícia.
O craque só tem um senão: tem um pé que passaria bem por ser a pata de um Tiranossauro-rex.

Calça o 50, apesar do seu 1,75m de altura. Se houvesse muita gente com um pé desse tamanhão, o fabricante de sapatos não ganharia para as despesas do material. A sua popularidade foi aumentando, as contas dos seus golos também, o seu suor nos treinos era bem empregue. Por isso é que arranjou contrato num clube da primeira divisão e a ganhar mais um bocado.

Vestiu a camisola vermelha do Benfica, com o nº 13. Superstição ou não mas calhou-lhe tal número que ninguém o quer. A sua figura passou a ser pública assim como os seus pés de escavadora, como diziam os comentadores televisivos assim que Ruizão pegava na esférico, fintava um, fintava dois e, zás, dentro das malhas da baliza.

Os jornais desportivos dirigiam-se a ele não como o Cospe-fogo mas como o Pezão. As suas chuteiras eram quase especiais e foco de observação das câmeras televisivas que não paravam de lhe apontar na direcção.
O Pezão, inicialmente não ligava a tais bocas foleiras que os adversários lhe mandavam para que ele desmoralizasse ao ponto de perder a pontaria e, desse modo, deixar de ser um perigo para o guarda-redes da baliza contrária.

Só que a conversa era sempre a mesma e, em vez de lhe elogiarem os dotes futebolísticos, as pessoas riam-se da enormidade dos pés do homem.
Começou por ficar psicológicamente desmotivado ao ponto do seu rendimento diminuir cerca de 50%. Facto nunca visto nas últimas épocas. As moças, nas torcidas pelo craque, tinham letras musicais no sentido de lhe lembrar que ele, o Bragantino que foi viver para a capital, tem um pé maior que dois pés normais de uma pessoa normal.

Derivado a esta sucessão de piadas aos pés do jogador, este, farto de ser alvo apetecível de todas as claques de clube, farto de ser apontado como um defeito, fartérrimo de ver o seu nome nas línguas podres das pessoas, deixou a vida de jogador, o seu talento de sucesso, para se dedicar aos animais da quinta, que ele, com o dinheirinho que ia pondo de lado, conseguiu montar negócio rápido sem ajuda de ministérios.

O seu nome foi sendo esquecido, esquecido, até ao esquecimento total das pessoas que poucos se lembram que, se não fosse o nº 13 da época 1993\1994, o Benfica nessa altura não seria campeão. O seu modo de vida pacato deu-lhe azo para casar com uma mulher simples, sem peneiras, e ter à sua volta dois rapazes e uma rapariga.

O negócio foi crescendo, assim como os catraios que ainda há pouco entraram na escola e já andam por aí a fazer disparates. Excepto o Ricardo, de poucas falas mas com uma predestinação para os toques de bola.
Tal pai tal filho.
Até no tamanho do pé. Pelo que se adivinha, o pequeno da forma como está a crescer, terá um pé que pode muito bem ultrapassar as medidas abonadas do seu pai, quem sabe! Certo dia, o filho chegou em casa e disse ao pai:

- Pai, eu quero ser um jogador de futebol como tu foste. Marcar golos e ser um às da bola.

O pai, que sempre teve carinho pelos filhos, que lutou muito para ter o que tem, olhou o filho sem querer desapontar sonhos de ninguém, virou-se para ele com todo o afecto e disse-lhe numa pena como quem desata um fardo pesado:

- Filho, tu não podes ser jogador da bola!

Aí, o garoto respondeu, com a ingenuidade da sua idade:

- Mas porquê, meu pai? O médico disse que se eu atar panos em volta dos pés, como faziam as mulheres chineses, eles pararão de crescer.

O pai interrompe-o, põe-lhe a mão no ombro, e diz-lhe com a erupção do seu sofrimento nas lembranças de quando lhe chamavam o Pezão:


- Não é por causa do teu pé, filho, é por causa...

Não conseguiu dizer o resto. Calaram-se. A noite estava escura e era hora de deitar. O pai, para que ressentimentos não existissem, deu um beijo de boa noite ao filho e, num extenso sorriso, lembrou-lhe para que não se esqueça de lavar os dentes, mas com a escova dos sapatos, já que as normais, ele saberá um dia porquê, não dão que fazer aos dentes dele.
 
Autor
flavio silver
 
Texto
Data
Leituras
1348
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
19 pontos
19
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
AnaMartins
Publicado: 27/10/2009 15:28  Atualizado: 27/10/2009 15:28
Colaborador
Usuário desde: 25/05/2009
Localidade: Porto
Mensagens: 2220
 Re: PEZÃO
Olá Flávio!

Fizeste-me recuar no tempo e recordar o (eficiente) plantel encarnado de 93/94: O João V Pinto, o Paulo Sousa, Rui Costa, o Silvino, o Paneira, o Kulkov…
… francamente, assim de repente não me lembro do Pezão, mas isso é porque eu só tinha olhos para o Neno!

Um beijo bem humorado!


Enviado por Tópico
Conceição Bernardino
Publicado: 27/10/2009 16:08  Atualizado: 27/10/2009 16:08
Usuário desde: 22/08/2009
Localidade: Porto
Mensagens: 3357
 Re: O PEZÃO
será o pinto da costa eheheehe

beijo


Enviado por Tópico
Moreno
Publicado: 27/10/2009 16:10  Atualizado: 27/10/2009 16:10
Colaborador
Usuário desde: 09/01/2009
Localidade:
Mensagens: 3482
 Re: O PEZÃO
As tuas crónicas são delirantes, fora do normal, assim como o pezão lá do bragantino.

Abraço




Enviado por Tópico
Alexis
Publicado: 27/10/2009 16:45  Atualizado: 27/10/2009 16:45
Colaborador
Usuário desde: 29/10/2008
Localidade: guimarães
Mensagens: 7238
 Re: O PEZÃO para flavio
tadinho do "dentão"...mas se ele tinha talento...porque não investir num aparelho?

alé,alé flávio silver

Enviado por Tópico
Alberto da fonseca
Publicado: 27/10/2009 16:56  Atualizado: 27/10/2009 16:56
Membro de honra
Usuário desde: 01/12/2007
Localidade: Natural de Sacavém,residente em Les Vans sul da Ardéche França
Mensagens: 7071
 Re: O PEZÃO
Ia para c0 mentar, mas visto que o meu ex-amigo é do Benfica,NIETE!!!!!! SE fose Lagarto, isso sim, com muito gosto diria que esta crónica dos Pezudos e dos Dentudos, está uma maravilha, mas como é do Benfica.... No coments

Abraço ex-amigo
A. da fonseca

P.S. estive a ver o video dos tarados da tertúlia mas fiquei sem saber quem é o Torres nem o Flávio, perguntei ao Torres se era um barbudo, e muito respeitosamente.... não respondeu!





Enviado por Tópico
VónyFerreira
Publicado: 27/10/2009 17:05  Atualizado: 27/10/2009 17:05
Membro de honra
Usuário desde: 14/05/2008
Localidade: Leiria
Mensagens: 10301
 Re: O PEZÃO
Pois... Flávio, para mal dos meus pecados
sou do Benfica ( e qual papoila saltitante...) ando
numa de jejum ha muito. Mas como o fanatismo é para os muçulmanos (alguns) deixemos os "entretanto...) e falemos da tua excelente crónica.
Gostei.
Tenho dito!
Um grande abraço
Vóny Ferreira


Enviado por Tópico
Julio Saraiva
Publicado: 27/10/2009 21:27  Atualizado: 27/10/2009 21:29
Colaborador
Usuário desde: 13/10/2007
Localidade: São Paulo- Brasil
Mensagens: 4206
 Re: O PEZÃO p/flavio silver
amigo flavio,

sou um apaixonado pelo futebol. para riso geral, aí em portugal tenho uma queda pela acadêmica de coimbra, porque, menino ainda, a vi jogar aqui em são paulo contra a portuguesa de desportos, num jogo festivo. na época, os atletas entravam no gramado com suas capas pretas. e as atiravam ao chão para saudar a torcida. acho que ainda eram todos alunos da universidade. não sei se agora, são profissionais - há até brasileiros atuando na agremiação - ainda fazem isso. mas aquele gesto me emocionou tanto que pus na minha cabeça que a acadêmica passaria a ser o meu time em portugal. bem, que fique a acadêmica pra lá um pouco. li sua crônica e não sabia se ria ou chorava. a facilidade que você tem para criar situações e contar uma história é impressionante. na dúvida, em vez de chorar, eu ri.

abração,

j.