Textos -> Outros : 

ORGULHO DE SER PARANAENSE.

 
 
ORGULHO DE SER PARANAENSE.
Mohammed Bin

O estado do Parana eh a quarta economia mais rico do Brasil.
O estado mais rico é São Paulo, com concentrações de montadoras automobilísticas estrangeiras, grande parque industrial e também renda da exploração de petróleo.
O segundo estado mais rico é o Rio de Janeiro com seu parque industrial e grande fonte de renda proveniente da exploração do petróleo.
Minas Gerais é o terceiro estado mais rico sendo mais ou menos 50% de suas receitas proveniente da exploração de minério de ferro. Em Minas Gerais a produção extrativista do minério se dá "a flor da pele", ou seja, o minério está sobre a terra facilitando a sua exploração.
O quarto estado mais rico do Brasil é o Paraná. Não tem recursos provenientes do petróleo, é o maior produtor nacional de grãos, alimentando o Brasil e ate exportando para outros países.
Paraná. Um estado territorialmente pequeno em relação a alguns estado da federação. Estado que além do problema da falta e / ou excesso de chuva --- seca e alagamento de plantações --- como em outras regiões do Brasil, tem também frequentemente no inverno problemas com as geadas que destroem a plantação.
Paraná. Território pequeno, primeiro produtor de grãos do Brasil, lobo bem planejado / organizado.
Paraná, cheio de dificuldades mas com um povo trabalhador que apesar das dificuldades consegue produzir riquesas.
Paraná, estado com uma capital, cidade preciosa, modelo para o Brasil e o mundo em várias áreas. Turistas estrangeiros que visitam Curitiba só saem falando bem do Brasil.
Paraná, estado que tem políticos honestos e / ou políticos que roubam menos e / ou políticos que são administradores competentes.
Paraná, estado que tem a maior faixa contínua de Mata Atlântica: um orgulho em meu coração...

 
Autor
mohammedbin@ig.com.b
 
Texto
Data
Leituras
6894
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
3 pontos
1
1
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Fhatima
Publicado: 15/11/2009 23:01  Atualizado: 15/11/2009 23:01
Membro de honra
Usuário desde: 12/02/2008
Localidade: Joinville - SC
Mensagens: 3336
 Re: ORGULHO DE SER PARANAENSE.
Olá Mohammed,

Texto informativo e de grande valor, também sou paranaense de Curitiba, amo meu estado, é o nosso estado que trabalha através de uma agricultura mecanizada.
Parabéns poeta!

Fhatima