Poemas : 

Violência

 
Tenho andado meio filósofo ultimamente. Converso bastante com os meus botões, esses incríveis companheiros de prosa, sábios como poucos. Debatemos sobre muitas coisas; mas um assunto, fruto de conversa amigável e saborosa que tive com uma amiga há algumas semanas, chamou muito a atenção dos meus fiéis companheiros de elucubração. Essa amiga falava de violência urbana, concretizada em um assalto sofrido por uma celebridade da televisão. Ela comentou sobre o desabafo do assaltado em seu blog, no qual ele escreveu que as pessoas o condenavam por ter sido assaltado e por pedir às autoridades públicas que não permitissem mais esse tipo de violência. Ouvimos, eu e meus botões, a fala da simpática amiga, na qual ela tomava o partido da tal celebridade assaltada, com muita ponderação, é verdade, mas entoando o mesmo grito de indignação contra a violência do assalto.
Confesso que não compreendo muito bem o mecanismo racional dos meus botões. Eles começam de vagar, mornos; então vão ganhando força, vão se interando do assunto e, após alguns dias, lá vêm eles, se não com um veredicto, ao menos com questões inquietantes. É bem verdade que, desta vez, vieram com uma ingenuidade bem capciosa quando questionaram: de qual violência devemos ter medo, com o qual devemos nos indignar, quando observamos o assalto cometido contra a tal celebridade da tevê?
E eis o ponto de vista dos meus queridos botões: o Brasil é um país rico, muito rico. Tal fausto nacional vai muito além do PIB, apesar de que, no final, o que importa é o que pode ser computado nessa medida de valores. Porém, numa visão mais abrangente, a fortuna do Brasil está em seu território continental, na imensa reserva de água doce, no grandioso potencial hidrelétrico, na flora exuberante e rica em compostos medicinais e cosméticos, na fauna variada, cuja imagem tem incrível potencial para comercialização turística. Do ângulo mais capitalista, ainda apontando as inúmeras riquezas do Brasil, podemos citar o fato de que está entre as maiores economias do planeta; além de todo o recurso natural do qual já se sabia da existência, tal como ouro, diamantes, esmeraldas, rubis, ferro, manganês, um dos maiores reservatórios naturais de água mineral do mundo, e uma infinidade de outros bens naturais, ainda descobriu-se, há pouco tempo, um imenso reservatório de petróleo, o ouro negro do nosso tempo.
Com tudo isso, com toda essa riqueza, em uma terra ao extremo fértil, ainda assim existe pobreza no Brasil. E não estamos falando de fatos isolados, não. Mais de um terço da população vive abaixo da linha de pobreza, em outras palavras, não tem nem o que comer. Metade do país pertence a 1% da população, 90% do que o país produz vai para nos bolsos dos 10% de cidadãos mais ricos. Ou seja, o Brasil é construído por cerca de 190 milhões de pessoas, mas, no fim, pertence a aproximadamente 10% dos brasileiros.
Esses botões danados!... E não pararam por aí, não. Ao contrário: e, retornando a tal celebridade vítima de um assalto, o mesmo é apresentador de um programa que vai ao ar uma vez por semana. O show de tevê que exibe é como morfina nas consciências do povo, defende entretenimento burro e vazio; propagandeia seus patrocinadores, grande corporações, os donos do sistema: arquiteto daquela desigualdade que mencionamos acima. Não entrando no mérito do valor cultural ou intelectual do tal programa de tevê, até por que não conseguimos ver nenhum, perguntamos: o que é violência para o povo brasileiro? Nesse conceito, existem gradações dessa violência? Ser rico, e perder uma bagatela em assalto e mais violento do que passar fome em um país tão rico e provido de tudo? É mais violento ter sua segurança ameaçada por um assaltante durante alguns minutos, ou ter sua vida e a de sua família ameaçada pela subnutrição decorrente da fome? É tão violento assim ter a crença de que se é superior ao resto abalada por um famélico viciado, num lance rápido da vida, ou ter sua inteligência atrofiada por um sistema de tevê que cria entretenimento inútil e burro, fundamentado na nudez feminina e no enaltecer de meia dúzia de nadas sociais?
Enfim, pensei e repensei nessas questões levantadas pelos meus botões e, querendo escrever alguma coisa em resposta, ainda não consegui passar da compilação das perguntas.
Ah, esses botões... Como são instigantes!

 
Autor
Arcanjo
Autor
 
Texto
Data
Leituras
688
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.