Crónicas : 

NOITE FRIA

 
Tags:  natal    recordações  
 
NOITE FRIA

Tarde pardacenta. O azul do céu ofuscado por cúmulos prenunciadores de chuva. Apenas uma nesga a deixar passar uma réstia do Sol que se aproxima do poente. O ar que se respira, a natureza, as coisas, mesmo as pessoas, a sugerirem-me uma atmosfera que me não é estranha mas que sinto distante no tempo. Nas ruas há uma iluminação com cheiro a comercial e a música que se ouve é marcada pelo ritmo frívolo e frio das baterias que escondem os resquícios de melodia que possa haver por trás. O dia arrefece e está mesmo gélido, quando me sento à lareira que para a acender exigiu da minha pouca habilidade não pouca mão de obra. Enrolo-me numa manta que me apresta a esconjurar o gelo que do corpo me está a invadir a alma, recomposto do frio, a lenha a crepitar, não tardo a mergulhar nesse outro mundo que chamarei de intermédio. Em instantes estou nos dez anos, sinto-me na nossa grande cozinha da Lomba onde tudo de importante se encontra, estou à lareira e à minha volta tudo cheira a Natal. Os adultos da casa afogueados em canseiras, que a noite é única, os sapatos vão ficar na chaminé e de manhã vai ser uma alegria. Decerto que o menino Jesus se não vai esquecer de mim. De uma prenda tenho a certeza; duas já é menos provável, porque o Jesus tem um mundo de meninos a atender e ele é justo. Não sei se vou dormir. Lá fora ouço ao longe um cântico de Natal, é Noite Feliz, deve ser no rádio do Toninho político. O meu pai acaba de entrar com um bolo rei e uma garrafa de vinho fino, de que eu gosto tanto. As palavras calorosas da Madame que acaba de entrar na cozinha, são tão vivas que me acordam mesmo para a realidade fria deste Natal de hoje onde não mora a alegria, porque não moram já as pessoas, porque lhe mataram o espírito, porque nem sei bem se ainda é Natal.

Antonius


 
Autor
luciusantonius
 
Texto
Data
Leituras
1138
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
5 pontos
5
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Alexis
Publicado: 12/12/2009 23:45  Atualizado: 12/12/2009 23:45
Colaborador
Usuário desde: 29/10/2008
Localidade: guimarães
Mensagens: 7238
 Re: NOITE FRIA para luciusantonius
fiquei triste de o ler.mando-lhe o calor da minha mão,tal como sei que outros lusos o farão.teremos o nosso natal,lhe garanto.fá-lo-emos.e não nos esqueceremos de o transmitir às crianças que no agora nos rodeiam.nós somos a sua memória futura,temos responsabilidades.guardemos as mágoas na gaveta.e que as memórias sirvam para decorar melhor o natal presente.
e um sorrisinho daí agora,não?...

beijinho grande.a si e à sua notável mulher.

alex (feliz natal)

Enviado por Tópico
Valdevinoxis
Publicado: 12/12/2009 23:56  Atualizado: 12/12/2009 23:56
Administrador
Usuário desde: 27/10/2006
Localidade: Aguiar, Viana do Alentejo
Mensagens: 2097
 Re: NOITE FRIA
Ao contrário da Alexis eu não fiquei triste com o seu texto. Achei-o tão real e verdadeiro que, embora com uma forte componente de desilusão, questiona a, tendecialmente, vil natureza humana. Só o facto de se aflorar o tema, da forma como o fez, revela sensibilidade e esperança em algo melhor.
Não. Não fiquei triste ao ler este texto. Diria que fiquei agradado e esperançoso por saber que existem pessoas com memória.

Obrigado

Valdevinoxis

Enviado por Tópico
Moreno
Publicado: 13/12/2009 00:04  Atualizado: 13/12/2009 00:04
Colaborador
Usuário desde: 09/01/2009
Localidade:
Mensagens: 3482
 Re: NOITE FRIA
Caro amigo,

Este texto revela uma nostalgia tão própria de quem viveu esse calor do Natal, no seio da família e agora sente esse frio das ruas iluminadas, mas despidas do sentido do Natal.

Abraço

Enviado por Tópico
Avozita
Publicado: 13/12/2009 00:46  Atualizado: 13/12/2009 00:46
Colaborador
Usuário desde: 08/07/2009
Localidade: Casal de Cambra - Lisboa
Mensagens: 4529
 Re: NOITE FRIA
Este belo texto é uma realidade vivida e sentida
O ontem em familia e união, e o hoje a frieza do caminhar perdido em compras, sem amor, sem Natal.
Talvez volte o Natal.
Gostei de ler.
Beijo
Antonieta