Contos -> Natal : 

ACONTECEU NO NATAL...

 
NATAL PASSADO SEM(PRE) PRESENTE (republicação)

Vinha aí mais um Natal... As colinas de vinhedos despiam as folhas que o Outono tocara de brilhos de ouro velho e, a ritmo inverso, as ruas da pequena cidade vestiam-se de cor e luz. Melodias de sempre evocavam Natais Passados e pairava no ar, misturado com aromas doces, a essência tão própria da quadra, aquele não-sei-quê de espiritual que nos enche de boa-vontade, de amor e de paz...

A jovem mulher entrou numa "loja dos trezentos" apinhada de gente que se forçava a dividir o magro orçamento dos presentes por todos os sorrisos das suas vidas, ou aqueles que, simplesmente, lá buscavam aquelas prendinhas impessoais e baratas para distribuir por amigos, colegas e conhecidos, com um "bom natal" desprendido e a soar a música de cor. Ela estava no grupo dos primeiros. Teria uns trinta anos, talvez menos, franzina e vestida de simplicidade. Deambulou pela loja, comparou preços, recontou discretamente o dinheiro que trazia apertado no velho porta-moedas, e, finalmente, decidiu: uma bola de futebol para o mais velhinho, que já andava na escola; um carrinho de corrida para o do meio, que, sabia, iria passar horas a empurrá-lo pela casa, sonhando pilotá-lo à velocidade do vento; e uma boneca e respectiva alcofa de plástico, vestidas de chita e rendas de poliéster, para a mais pequenina, a sua própria bonequinha, preciosa e delicada, que completava o "seu ranchinho" de filhos, que ela idolatrava. Saíu feliz, com um brilho no olhar que ofuscou as luzes da rua anoitecida...

Na manhã de Natal o brilho renasceu nos olhos dessa mãe, ao reflectir a alegria pura das três crianças. O Sol riu lá fora e o pai prometeu que, à tarde, iriam todos passear e ver a neve à serra.
Era um dia de Natal perfeito, e até os novos brinquedos os pequenos foram autorizados a levar para a aventura na neve.

Mas ao entrar na velha carrinha do pai, a menina chorou e reclamou a sua bébé: a alcofa estava vazia, a boneca acabada de ganhar, ainda só por tão poucas horas acarinhada pela sua "mamã", desaparecera. A mãe procurou debaixo dos bancos, debaixo do carro, no passeio, nas escadas, por toda a casa. Perguntou a quem passava, a quem passou, a quem parou, ninguém vira a boneca. A sua filha exigia a "bebé", com lágrimas pequeninas a cristalizar-lhe olhar, mas o pai reclamava a partida, o sol fugia, e ela nada mais pôde fazer senão sentá-la no colo, mimá-la e animá-la com a promessa dos bonecos de neve que iriam construir.

...Mas a alma daquela mulher mergulhou no poço negro de uma tristeza inexplicável. A carrinha de caixa aberta arfava, ao subir a serra para a desejada neve, e ela já não conseguia imaginar alegria. O Sol brincava no pára-brisas com reflexos traquinas, mas ela fechou-lhe os olhos e só viu sombras. Apoderou-se dela uma tão grande melancolia, que ela própria não conseguia traduzir em pensamentos...
Bolas, era só uma boneca, talvez no mês seguinte conseguisse poupar uns trocos e comprar outra... Olhou a filhita e nem a alegria pueril que lhe animava de novo a face rosadinha a fez emergir do torpor. O seu olhar caíu na alcofa vazia, instintivamente apertada nas mãozinhas delicadas da criança.

A tarde esgotou-se depressa em alegres brincadeiras, batalhas de neve e construção dum enorme boneco, com nariz de pinha e boca de rebuçados. Mas a tristeza persistiu no coração daquela mãe e agravou-se quando o filho do meio insistiu em querer levar o boneco para casa, e a mais pequena reclamou uma boneca de neve para por na caminha desocupada. O regresso acabou difícl para todos, e ela, sempre a trave mestra da família, parecia ser a mais vulnerável e desalentada, ao ponto de o marido se impacientar com o seu estado de espírito. Mas como explicar-lhe o inexplicável? Aquela melancolia que a perda da boneca a fez sentir, aquele subtil pânico que lhe tomou a alma que ela não conseguia decifrar?... --"Entâo??... Quando puderes compras-lhe outra! Que disparate!"
Ela mergulhou um murmúrio nos cabelos perfumados da filha, que novamente se aninhara no seu colo, para o regresso:
--"É, desde que não perca eu a minha bonequinha..."

Mas perdeu. Dias mais tarde um estúpido acidente doméstico roubou-lhe brutalmente essa filha estremecida. Numa noite fria-de-morte, velada por um manto de nevoeiro cúmplice, que lhe aprisionou a Dor no peito e lá lha perdeu para sempre. E a caminha quente da sua filhinha ficou eternamente vazia e ela já não mais pôde entrar numa loja dos trezentos e comprar outra boneca...


Teresa



Teresa Teixeira


(Inspirado numa história real, numa angústia real, que me faz pensar sempre até que ponto não nos é dado saber o ponto de retorno... Aquele peso no peito, sei, foi o cravar das garras da Morte, que naquele momento, ali, me escolheu para vítima maior... Porque a minha boneca não é vítima, não pode sê-lo... Como, se é um Anjo de luz, se é o brilho mais áureo, a flor mais fresca, no altar do meu Deus??...)
 
Autor
Sterea
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1839
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
10 pontos
10
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
adelaidemonteiro
Publicado: 15/12/2009 14:42  Atualizado: 15/12/2009 14:42
Colaborador
Usuário desde: 01/01/2009
Localidade: miranda do douro/Sintra
Mensagens: 733
 Re: ACONTECEU NO NATAL...
Que dizer Teresa, para além de que o texto é um texto de anjos, que entristece de tão dramático, mas tão belo.
Se alguma coisa ajudar, digo-te ao menos que adoro ler o que escreves.
Beijo

Adelaide

Enviado por Tópico
poetisa
Publicado: 15/12/2009 14:48  Atualizado: 15/12/2009 14:48
Novo Membro
Usuário desde: 03/11/2009
Localidade:
Mensagens: 2
 Re: ACONTECEU NO NATAL...
LINDO TEXTO AMO LER COISAS BELAS ASSIM ABRAÇOS

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 15/12/2009 15:40  Atualizado: 15/12/2009 15:40
 Re: ACONTECEU NO NATAL...
Belo teresa, muito belo... em tempos de se pensar mais...
Um forte abraço
Edilson

Enviado por Tópico
rosafogo
Publicado: 15/12/2009 19:15  Atualizado: 15/12/2009 19:15
Usuário desde: 28/07/2009
Localidade:
Mensagens: 10437
 Re: ACONTECEU NO NATAL...
O Amor de mãe é o maior do Mundo e quanto se sofre...
só quem é mãe sabe como funciona a cabeça e o coração quando algo corre mal.

beijinho amiga
adoro ler tudo o que escreves com
tanto sentimento.

rosa

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 15/12/2009 19:22  Atualizado: 15/12/2009 19:22
 Re: ACONTECEU NO NATAL...
Olá, Teresa.

Mais um texto sublime, como são todos aqueles que saem da tua alma e do teu coração de mãe e de mulher de Fé inabalável.

Um beijo.

Marialuz

Enviado por Tópico
ÔNIX
Publicado: 16/12/2009 17:45  Atualizado: 16/12/2009 17:45
Membro de honra
Usuário desde: 08/09/2009
Localidade: Lisboa
Mensagens: 2683
 Re: ACONTECEU NO NATAL...
Obrigada por me ter dado a ler tãoo bela e sentida história, que é uma realidade constante nos nossos dias


Desejo-lhe também um Feliz Natal.


beijo


Matilde D'Ônix

Enviado por Tópico
Nanda
Publicado: 16/12/2009 21:50  Atualizado: 16/12/2009 21:50
Membro de honra
Usuário desde: 14/08/2007
Localidade: Setúbal
Mensagens: 11076
 Re: ACONTECEU NO NATAL...
Teresa,
Sem palavras, amiga. Eu sei que este texto é real.
É sim, " um anjo de luz no altar de Deus"
Um beijo na alma
Nanda

Enviado por Tópico
Norberto Lopes
Publicado: 17/12/2009 11:19  Atualizado: 17/12/2009 11:19
Membro de honra
Usuário desde: 15/03/2008
Localidade: Lisboa
Mensagens: 896
 Re: ACONTECEU NO NATAL...
Este texto, eu sei de cor...
dei-me ao cuidado de o transcrever com PENA D'OURO

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 17/12/2009 11:54  Atualizado: 17/12/2009 11:54
 Re: ACONTECEU NO NATAL...
Teresa!
Não sei comentar histórias reais. Sem dar conta ali fico eu também no meio da história. Estas coisas não se mudam nunca Teresa.
Habituei-me a ver a família a chorar com um qualquer filme na TV. Eu, na minha juventude, sempre que o filme me fazia sair uma lagrimazita, abandonava a sala com vergonha.
Hoje, ultrapassei este “problema” aceitando-o.
Mas como sempre gostei imenso do que escreveu e Natal é também trazer aos outros estas histórias que acabam por me obrigar a valorizar o meu Natal.
Beijo Teresa
JLL

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 17/12/2009 16:18  Atualizado: 17/12/2009 16:18
 Re: ACONTECEU NO NATAL...
Tão belo como cortante...
Que este Natal seja muito, muito bom.
E um beijo especial.