Poemas : 

A circuncisão tradicional na minha terra

 
…mpundu catotola anuncia a sua chegada, enquanto o Ngonji no muango aguça a facada. na vila da kangambu não se vê as arvores no cacimbo, a manhã é fria na cor do tomate que se faz vermelho na luz da aurora. meu irmão cassula acordou alegre para ver o sol nascer atrás da cubata, sem saber que hoje vai saber o começo para se ser homem macho. em meio de uma nebilina, mpundu faz seu grito surpresa, com presa foge o menimo para o quarto e camufla a inocência no silencio do medo. o mpundu vasculha a cubata, e faz outra vez seu ruído de entrada, e, o menino põe-se na gritaria como se já lhe tivessem em mão.

de longe miro o mpundu e o cassula aos berros, lá vão, numa altura que a mama já mora na lavoura, e o papa nos armazéns do comércio interno ocupa seu terreno. no local da circuncisão, o menino pasmasse ao ver sair daquela kipambala medonha, um homem de rosto simpático e amigo de criança a contar boas historias, vê também seus amigos e primos presentes naquele lugar. o terror abranda no semblante do kandengue, e o ngonji chama o primeiro o segundo e ele e o ultimo.

na exalação do dia seguinte já sem a coberta do membro procriador, a primeira terapia na água gelada do rio, e no espectador cio, a noite é acompanhada de contos como: os sigilos dos astros; do arco-íris do tempo de nvula e do funge com molho de peixe do mar.

no ultimo dia, no muango transforma-se em palco de baile ao ritmo do batoque, juntam-se as palmas em sintonia de quem agita a mazanga na cintura. orgulha-se o papa ao ver seu cassula a bailar. hoje mesmo vai levar seu muxacho, e de casa em casa vai ganhar seus trocos. e ai se qualquer suíno pular o muxacho, fará parte da festa, e, fará mesmo parte da festa se uma garota pular nele…



glossário

Catotola – nome que se dá a vestimenta do mpundu
Ngonji – o cirurgião/o médico tradicional
Mpundu – o homem que veste a mascara e leva as crianças para a circuncisão
Muango – capim
Cassula – o filho mais novo
Kipambala – máscara do mpundu
Kandengue – miúdo
Nvula – chuva
Funge – prato típico de Angola
Mazanga – a minissaia feita de capim usada no momento da dança
Muxacho – a vara que simboliza que o homem fez a circuncisão

 
Autor
Mauango
Autor
 
Texto
Data
Leituras
697
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.