Textos -> Escolares : 

sobre o ensino-aprendizagem e as suas dificuldades

 
 
sem me querer aqui "armar" em pedagoga e /ou psicóloga,mas, mais uma vez,sem me "envergonhar" ou sequer "arrogar" do facto de ter alguma experiência nestas coisas que fazem parte do processo do ensino-aprendizagem,venho-vos falar de algumas coisas que,não sendo apenas do âmbito escolar, me parecem pertinentes para o “site” nesta altura de um certo "balanço" que sinto se faz por aqui.

é que,partindo do facto de que o luso-poemas tem sido uma óptima fonte de aprendizagem para mim e de que também o pode ser para muitos outros com vontade de evoluir e de aprender ,e de que tenho ,ultimamente ,muitas vezes constatado que se fala muito de "complexos" por cá,resolvi,em vez de "mandar" e "ouvir" mensagens ("bocas",algumas até em forma de "poema") que passam de uma forma pouco clara e pouco séria ,reflectir um pouco mais sobre este assunto.a minha esperança é que reflictam comigo e não “fomentar guerras” ou conflitos inúteis.

posto isto, peço abertura de espírito e uma atitude livre de qualquer espécie de cinismo quando, e se, decidirem ler este texto.lembrem-se que não me assumo por aqui como professora,nem aluna,mas como alguém capaz de partilhar,de ensinar e de aprender.como todos nós nos devíamos,em suma,acho eu,sentir.porque todos os sítios,acho eu, são bons para o fazer.

servindo-me do meio escolar como exemplo,a experiência tem-me demonstrado que há dois tipos de aluno que aprende com dificuldade:"o que pensa que sabe sempre tudo" e "o que pensa que nunca percebe,nem nunca há-de perceber, nada".

muitas vezes o professor é visto pelos alunos, erradamente, como "o que pensa que sabe tudo",mesmo que não lhe passe semelhante coisa pela cabeça.e isto porquê?

pelo simples facto de que ao revelar alguns conhecimentos e apetência pelo pensamento ,o professor pode estimular ,inadvertidamente ,os complexos de inferioridade de alguns alunos,que imediatamente pensam que nunca chegarão àquele patamar que consideram tão longínquo do seu.sentem-se humilhados, inferiorizados.daí a não se esforçarem por aprender vai um passo.este "sentimento",aliás, também pode acontecer em relação aos colegas de turma e não só em relação ao professor.

mas,o que este tipo de aluno não pensa é que se alguém,colega ou professor aprendeu um dia alguma coisa e continuará sempre a aprender é porque, ao contrário ,se calhar,de ser um arrogante ,cheio de complexos de superioridade,é alguém com a humildade , a auto-confiança e capacidade de trabalho necessárias e suficientes para ter sido capaz de o fazer(aprender)e de continuar a fazê-lo.(e esta,hein...?)

no dia que uma pessoa parar de aprender e evoluir,verifique-se se uma destas situações não estará a ocorrer.até pode ser que "o filho da mãe" seja um arrogante mesmo.ou um "coitadinho" assumido, uma pessoa com baixa auto-estima,que se acha incapaz de aprender.se assim for,em qualquer dos casos,achará que não tem mais nada a aprender,nem se esforçará para que tal aconteça.

apesar de quase todos sermos adultos por aqui,verifico que este clima, muito habitual numa sala de aula, tem-se vindo a instalar também pelo luso.não me cabe a mim utilizar as técnicas habituais para combatê-lo como faço habitualmente na escola:o reforço da auto-estima dos que não a têm,o assumir e transmitir de uma imagem de professor como sendo alguém que partilha conhecimentos e incentiva a descoberta,num processo em que todos podem colaborar à medida das suas capacidades e desenvolver-se,deste modo.
mas...se estivesse na escola,era assim que actuaria.

aqui,onde não sou professora de ninguém,opto por escrever textos e espero que reflictam sobre eles,com abertura de espírito e pouca mesquinhez,porque acredito que sejam capazes de os interpretar.opto por crescer por dentro e aprender com os outros também. Acredito que se esforcem por o fazer,como eu me esforço quando leio os vossos textos.

Espero que dos vossos comentários a este texto surjam opiniões válidas sobre o tema e não mais acusações e reacções desprovidas de qualquer racionalidade.reacções como algumas que que tenho visto já por aqui embuídas de sentimentos pouco dignos do ser humano,mas que todos sabemos lhe são tão próprias.

Apenas porque,vale a pena pensar nisto...


cruz mendes

 
Autor
Alexis
Autor
 
Texto
Data
Leituras
2913
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
37 pontos
37
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
RoqueSilveira
Publicado: 20/02/2010 16:39  Atualizado: 20/02/2010 16:39
Membro de honra
Usuário desde: 31/03/2008
Localidade: Braga
Mensagens: 8095
 Re: sobre o ensino-aprendizagem e as suas dificuldades
Alexandra, parabéns.
Tenho certeza que este texto, será muito bem acolhido. No fundo é um texto de amor, de quem se entrega ao bem e ao que está certo. Também a mim me será proveitoso, porque me ajudou a pensar estamos todos no mesmo barco. O do aprendizado até morrer. Nada se faz sem trabalho. E na observação atenta e desarmada de preconceitos, para quem faz e para quem observa.
Beijo.


Enviado por Tópico
eduardas
Publicado: 20/02/2010 17:06  Atualizado: 20/02/2010 17:06
Colaborador
Usuário desde: 19/10/2008
Localidade: Lisboa
Mensagens: 3731
 Re: sobre o ensino-aprendizagem e as suas dificuldadesp/Alexis
Num simples texto dizes tudo e muito. Sem complexos devemos enfrentar e aceitar o que somos, aprender e esforçar por mais.
Não optemos pela lei da superioridade, que no fundo são movidas de reacções mesquinhas.
Porque vale a pena aqui estar, aprender e sobretudo a partilhar.

bj
Eduarda











Enviado por Tópico
saozinha
Publicado: 20/02/2010 17:34  Atualizado: 20/02/2010 17:34
Colaborador
Usuário desde: 09/08/2008
Localidade:
Mensagens: 1604
 Re: sobre o ensino-aprendizagem e as suas dificuldades
Alexis

Estas tuas postagens e comentários que se seguem são de uma riqueza de contexto,de partilha,de ideias que vale sempre a pena parar por aqui algum tempo,ler e reflectir.

Quando era miuda,sonhava em ser professora,mas a vida e as circunstancias em que vivia afastaram-me desse sonho.
Fiz o ensino secundário no ensino nocturno depois dos 18 anos,e a partir dai desenvolvi em mim uma grande paixão pelo saber e pelo conhecimento.Nunca mais parei de estudar,de querer aprender,e faco-o ate hoje,mesmo trabalhando e sendo mulher e mãe.

Estar aqui neste site,é para mim uma fonte de aprendizagem,e para escrever continuo a estudar a gramatica e ler muito par evoluir cada vez mais e me sentir mais a vontade nas emoções e nas ideias que quero trasmitir.
Mas sei que ainda tenho um longo caminho a percorrer.Muito aprendizado a fazer.

O complexo de inferioridade ou de superioidae manifesta-se sempre quando há uma relação de forças,os que se sentem inferiores ,e os que se sentem superiores.

Penso que a qualidade da escrita nada tem a ver com estes dois sentimentos,embora muitas vezes se confundam as coisas.

Este teu texto vem na altura certa,basta as pessoas quererem parar,ler e reflectir.

um beijo


Enviado por Tópico
VónyFerreira
Publicado: 20/02/2010 17:46  Atualizado: 20/02/2010 17:48
Membro de honra
Usuário desde: 14/05/2008
Localidade: Leiria
Mensagens: 10301
 Re: sobre o ensino-aprendizagem e as suas dificuldades
Lendo e relendo o teu texto Alexis,
não só subscrevo o que dizes como penso que
todos nós estamos aqui de facto para aprender,
partilhar e beber poesia, com aqueles que reconhecidamente acharmos nos podem acrescentar algo.
O respeito que tenho pelos professores, vem de longe. O primeiro capítulo do meu romance "As Sombras da Infância é todo ele a falar dessa importância e do quão é importante um professor para o seu aluno.
Foi graças a uma professora que me incentivou a escrever, que o faço hoje com frequência, daí que pense muita vez ser importante que motivemos aqueles que estão a iniciar no mundo da escrita, cujo talento virá mais cedo ou mais tarde a dar os seus frutos.
Os erros ortográficos, podendo eventualmente acontecer por mera distracção ou até desconhecimento, devem ser sempre referenciados como uma falha, já que o intuito além de tudo deve ser pedagógico.
Obrigada Alexis por este texto que convida a todos à reflexão.
Vóny Ferreira


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 20/02/2010 19:02  Atualizado: 20/02/2010 19:02
 Re: sobre o ensino-aprendizagem e as suas dificuldades
Olá Alexandra!
Excelente reflexão.

Quando entrei para cá não escrevia da forma que o faço hoje. E hoje faço-o bem melhor. Há quem possa dizer que não gosta do que escrevo, é legítimo que o faça, mas quem me acompanha desde que cá estou, pode notar uma certa evolução. Eu noto. E porquê? Porque li muitos textos de outros utilizadores, aprendi a melhorar a construção dos meus textos, (um exemplo, há quem numa frase nos mostre o universo e outros que num texto não consiga mostrar uma rua), e, para quem não nasce com o dom natural de escrever (e penso que o haja, e não é preciso ser doutorado, nem licenciado, nem o raio que os parta) é tendo o espírito aberto à aprendizagem que consegue melhorar a sua performance, seja no que for. Há quem toque guitarra de ouvido de uma forma magistral, há quem saiba os acordes quase todos e não consiga tocar bem (e eu que o diga), mas se insistirmos na melhoria talvez lá cheguemos.

Mas, mesmo que não tenhamos talento para escrever (enquanto inventores de histórias ou simplesmente, autores de textos) uma coisa podemos, e devemos, sempre, ter em conta: os erros ortográficos. Isso é um aspecto que se pode melhorar independentemente do que se escreve, ou da forma como se escreve. Acho que há uma falta de consideração por quem lê, a não verificação dos erros, por parte do autor. Com as ferramentas de hoje não há desculpa para os erros. E quem se considera grande autor, quem já editou livros, ou quem é uma referência, cá no site ou fora dele, enquanto escritor tem o dever de escrever correctamente. Quem não é uma referência, quem não tem livros editados ou quem não se considera um grande autor tem o dever de escrever correctamente. Ou, pelo menos, procurar fazê-lo. O próprio site mostra-nos o caminho para ferramentas: Priberam. Tem dicionário e corrector ortográfico. Não há que ter medo ou vergonha de assumir que se recorreu a um dicionário. Ninguém nasce ensinado, ninguém tem presente na memória tudo que aprendeu.

Podemos nunca vir a escrever grandes coisas mas podemos vir a escrever correctamente, do ponto de vista ortográfico.

Este é um dos aspectos em que o site (ou seja, os utilizadores, todos incluídos) deve melhorar. Eu gosto de abrir um texto, lê-lo, gostar ou não gostar do que está lá escrito mas, pelo menos, verificar que não tem erros.

Podia falar de outros aspectos mas não me apetece.
Agora.

Beijo para ti.

P.S: Este texto contém três erros sintácticos.



Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 20/02/2010 19:14  Atualizado: 20/02/2010 19:15
 Re: sobre o ensino-aprendizagem e as suas dificuldades
Louvo o teu sentido conciliador. Sempre soube de que fibra és feita. Desde o dia em que te conheci pessoalmente, já lá vão uns tempos bons.
Fizeste aqui uma boa dissertação sobre ensino/aprendizagem, socorrendo-te da tua própria experiência pessoal e profissional.
Gostei de te ler, bem como a quem comentou de peito aberto.


Enviado por Tópico
Vergílio
Publicado: 20/02/2010 19:28  Atualizado: 20/02/2010 19:28
Colaborador
Usuário desde: 22/03/2009
Localidade: Porto
Mensagens: 786
 Re: sobre o ensino-aprendizagem e as suas dificuldades
Que será de nós se cedemos à tentação de não aprender?
O pensamento não é um processo de aprender? Ou por outras palavras uma visita ao ser e à consciência do ser?
Li o seu texto com prazer.
Beijo


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 20/02/2010 19:46  Atualizado: 20/02/2010 19:53
 Re: sobre o ensino-aprendizagem e as suas dificuldades
"Ensinar e aprender"... É isso Alex!!!
Um processo espinhoso, mas penso também, que em qualquer situação da vida, se faz necessário.
Excelente relação, reflexão!
Como "um cara" que lida com educação, assino embaixo!
valeu!
Abraço
Edilson


Enviado por Tópico
Maria Verde
Publicado: 20/02/2010 22:02  Atualizado: 20/02/2010 22:02
Colaborador
Usuário desde: 20/01/2008
Localidade: SP
Mensagens: 3489
 Re: sobre o ensino-aprendizagem e as suas dificuldades
Nossa! Tá difícil! Heim?
Também já estou com a ponta dos dedinhos doendo.
Alex, veja só. Minha crítica, que considero positiva e elogiosa ao seu texto, apesar de não concordar em parte com seu pensamento em relação aos erros ortográficos que está na resposta que você deu a um comentário e tal,... blá, blá... não é velada, é desvelada! Nem as seguintes... rs. Também admiro a sabedoria popular e tal... blá, blá... com as exceções... blá.
Não a chamei de purista minha cara, concordei com você! Percebe!?? Não sei se também não percebeu, mas apoio a causa que já foi explicitada em tantos e tantos textos por aqui. Mas não no sentido de fantasiar-se de corretor ortográfico! É preciso ouvir... ler e acima de tudo entender uma posição, opinião e aceitá-la. De farpas já andam meus dedos calejados. Não as recebo nem as atiro sem motivo!! Que coisa!
As guerras não nascem assim, né? sem sentido algum! É preciso que se queira tomar algo. Não tenho petróleo, nem você... rs...
Então ... boas leituras e escritas iguais.
beijo!



Enviado por Tópico
Margarete
Publicado: 20/02/2010 23:56  Atualizado: 20/02/2010 23:56
Colaborador
Usuário desde: 10/02/2007
Localidade: braga.
Mensagens: 1199
 sobre o ensino-aprendizagem e as suas dificuldades à alexis
minha alexandra. muito por aqui aprendendo, muito. contigo, com todos, com os que gosto, com os que não gosto, com os que detesto. muito por aqui aprendo sobre crescer, sobre agir ou não agir, sobre escrever e tentar escrever. confesso-me triste, talvez por querer para mim uma certa paz, talvez uma paz daquelas que façam rir e dizer palavrões (bem sabes como gosto de palavrões). sou como a chuva, vou e volto, e vou e volto e às vezes sou intensa outras miúda. ando a observar atentamente, estes últimos dias, toda esta polémica (ou seja lá o que for), ainda não abri a boca para dizer o que for a ela relacionado, venho agora apenas expressar o meu gosto pelo ser-humano e pela escrita, pelo luso e pelos luso-poetas, pelas pessoas por detrás destes. expressar o meu agradecimento pelas tuas palavras, pelo que sei que és para lá de qualquer mundo virtual.
um viva para ti e para este texto. para as pessoas e para a escrita. e vá, para mim que também mereço.

um beijo
mar.


Enviado por Tópico
Moreno
Publicado: 21/02/2010 12:16  Atualizado: 21/02/2010 12:16
Colaborador
Usuário desde: 09/01/2009
Localidade:
Mensagens: 3482
 Re: sobre o ensino-aprendizagem e as suas dificuldades à Alexis
a aprendizagem é uma arte inesgotável. para aprender é necessário ser humilde, pois acontece-nos várias vezes pensarmos que até já sabemos tudo sobre algum assunto, mas existe sempre algo novo a descobrir, por pequeno pormenor que seja. é preciso estar disponível para fazer essa aprendizagem com os outros, estabelecendo uma constante e mútua comunicação.

gosto de aprender e crescer por aqui.

beijo

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 21/02/2010 19:19  Atualizado: 21/02/2010 19:19
 Re: sobre o ensino-aprendizagem e as suas dificuldades
eis o que penso sobre este reflexão que acompanho: aprender, aprender, aprender sempre.

DM


Enviado por Tópico
Caopoeta
Publicado: 22/02/2010 18:13  Atualizado: 22/02/2010 18:37
Colaborador
Usuário desde: 12/07/2007
Localidade:
Mensagens: 1988
 Re: sobre o ensino-aprendizagem e as suas dificuldades para caopoeta
Nunca me preocupei com os erros gramaticais, da sintaxe ou outros ainda. Mas outros que usem isso para enaltecer o seu egocentrismo intelectual. Minha sabedoria e meu gosto pela poesia é do inconformismo social. Foi no inconformismo que eu cresci e o que me levou a ler romances e mais romances poetas e poetas. Nunca contei com os que não li. Foi com humildade que cheguei a este lugar, a este site de literatura. Observo antes de mais o que se escreve e tento comentar de acordo com o que sinto. Apercebo-me muitas vezes que por aqui anda um vírus qualquer, tudo devido a redundância e a frases feitas ou pensamentos recalcados. Tenho-te como uma pessoa de espírito inovador.sim, és corajosa também.
Mas o que mais em ti adoro é a tua transparência em relação a algo. Tua opinião.
Lamento •que meu inconformismo não me deixe ser ou melhor realizar uma leitura mais coerente noutros escritos de outros poetas. Porque devemos exigir sempre o melhor. Também, nunca senti superioridade e inferioridade em relação às pessoas…já os seus escritos tenho uma outra opinião. Sabemos que há pessoas a escreverem muito mal por cá. Não na construção da frase ou então num ou outro erro ortográfico mas sim no conteúdo. Porque,
Sempre privilegiei o ético em comparação do estético.


abraços


Enviado por Tópico
Koka-Delirante
Publicado: 24/02/2010 02:36  Atualizado: 24/02/2010 02:36
Muito Participativo
Usuário desde: 26/11/2008
Localidade:
Mensagens: 89
 Re: sobre o ensino-aprendizagem e as suas dificuldades
Alexis,
teu texto esta maravilhoso e oportuno! Aqui, fala uma professora tambem, so que de Matematica e Fisica e, mesmo assim gosta de brincar com as letras.
Acho que estamos aqui (no mundo - nao so no Luso), em constante aprendizagem. Acredito ser esta a nossa maior missao e digo mais, so realmente teremos aprendido algo, quando olharmos para todos e para dentro de nos e vermos "que somos todos: meros aprendizes"; alguns com algumas series adiantadas, outros menos, mas todos com muito ainda para aprender.
Mais uma vez, parabens querida, e que todos compreendamos esta bela licao da Prof. Alexis!
Beijo,
Prof. Koka-delirante