Crónicas : 

SUECADA SEMANAL

 
Tags:  saudade    simplicidade    segurança  
 
SUECADA SEMANAL

Viajar ao passado, eventualmente à minha infância, é um imperativo da minha sensibilidade, a que não consigo resistir, de vez em quando.
Naquele tempo não havia televisão e o próprio rádio era um luxo só para alguns dos que viviam na cidade. Esta não deixava de proporcionar alguns atractivos de que a aldeia de modo algum dispunha. O meu pai, na sua simplicidade mas marcado pela experiência da vida urbana, não se dispensava de, duas vezes na semana se deslocar à noite (cedo o jantar) à sede do concelho, jogar a sua suecada ou partida de bilhar no café do Pedro, era uma espécie de tónico. Pela uma hora da manhã lá ia ele de regresso a casa, lá no alto, quatro quilómetros bem medidos. Nunca teve qualquer incidente nessa caminhada das noites escuras e por vezes tormentosas que nem a lua iluminava, até que uma noite, caminhando estrada acima, e sem quaisquer casas a ladeá-la, só pinhal, ouviu um ruído estranho de folhagem. A noite estava serena, pelo que só podia partir de coisa viva. Depressa teve consciência de que se não tratava de qualquer vulgar animal mas sim do animal humano, pela cadência dos passos que se acentuaram na sua direcção. A sua reacção foi cerrar os punhos e manter-se inalterável no seu ritmo, como quem não tem nada a temer. A inesperada criatura humana acompanhou-o por alguns segundos, até que ficou para trás, pacificamente aquietada. Meu pai, conquistada a tranquilidade, mas de punhos ainda cerrados a incutirem-lhe uma energia de que já não precisava, prosseguiu no seu caminho.
Sem querer cair em falso saudosismo, como era bom nesse tempo poder-se circular com segurança a qualquer hora e onde quer que fosse e como me foi bom fazer esta viagem a um passado que não foi rigorosamente meu, mas de que ainda pululam resquícios na minha lembrança.

Antonius

 
Autor
luciusantonius
 
Texto
Data
Leituras
1083
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
3 pontos
3
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Henricabilio
Publicado: 27/02/2010 17:39  Atualizado: 27/02/2010 17:39
Colaborador
Usuário desde: 02/04/2009
Localidade: Caldas da Rainha - Portugal
Mensagens: 6963
 Re: SUECADA SEMANAL
Ainda alinho na suecada... não gosto é que estejam a fumar pra cima de mim - há pessoas que adoptam o suícidio mas não querem morrer sozinhas.

As caminhadas noturnas (e não só) passaram a ser um drama desde que a marginalidade se vulgarizou - estigma dos tempos modernos..

Por aqui ainda se anda relativamente seguro.

Um abraçooo!
Abílio

Enviado por Tópico
Massari
Publicado: 27/02/2010 18:18  Atualizado: 27/02/2010 18:18
Colaborador
Usuário desde: 07/12/2009
Localidade: Sertãozinho/SP
Mensagens: 1089
 Re: SUECADA SEMANAL
Caro Antonius, viagei com o teu texto.
Essas viagens ao passado são sempre interessantes, inevitáveis e necessárias.
abraços

Enviado por Tópico
eduardas
Publicado: 28/02/2010 01:10  Atualizado: 28/02/2010 01:12
Colaborador
Usuário desde: 19/10/2008
Localidade: Lisboa
Mensagens: 3731
 Re: SUECADA SEMANALp/Antonius
Lembranças que como dizes ainda te "pupulam".

Nãqo spi de todo saudosista, mas ainda me lembro de sentir segurança, tanto de dia como de noite.

e contrariando o nosso amigo...uma suecada sem cigarro não é jogo.

bj
Eduarda