Mensagens -> Desabafo : 

LUSO POEMAS - A VOZ DO POEMA

 
Sem dúvida alguma que somos um país de poetas. Sem dúvida alguma que a poesia nasce-nos nos dedos como uma flor brota da terra e só nos resta a aptidão de colhe-la. Esse é o trabalho do poeta. Inventar o jardim colher o poema que inventar. Porém há um senão... Para se colher a flor da poesia é preciso ter olhos para a ver. Ela está lá, onde sempre esteve e estará, porém os personagens que com ela se cruzam diferem quer na maneira de ver, quer na cegueira de a sentir.
Quando me pergunto: Serão poesia os meus textos? Por vezes fico na dúvida... Já li tantos poemas lindos! Já li tantos autores magníficos! Juntos deles sinto-me o eterno aprendiz de algo que me ultrapassa, não sei o que é, e me leva a escrever.
Lembro-me de nomes como Adolfo Casais Monteiro, António Botto, Ary dos Santos, Eduíno de Jesus, Sofia de Mello Anderson...e tantos, tantos outros que fizeram coisas tão lindas...! Quem sou eu junto de António Nobre? Fernando Pessoa? Já nem falo dum Bocage, dum Camões, dum Guerra junqueiro... Afinal, o que pretendo eu? A minha humildade apenas me permite tentar colher a flor que vejo e dizer-vos como a vejo. Uma vezes melhor, outra pior, mas sempre tentando fazê-lo de forma a conseguir dois objectivos:
1º Transmitir uma mensagem que todos entendem.
2º Criar momentos de alguma beleza.
Se o consigo algumas vezes, então valeu a pena. Quando não consigo, resta-me a esperança de outra flor porque, quer queira quer não, eu sempre vivi nesse jardim onde a beleza é tal que jamais a conseguiria descrever.
Voltando à questão. São todos os que me lêem, os que comentam - não apenas no luso - os que conhecem o meu trabalho, os que sabem o que sou e o que faço, que poderão opinar.
Sei que muitas opiniões aqui no luso vão em conformidade com a simpatia pelo autor, talvez nem seja o meu caso porque não conheço ninguém e resido neste cantinho há três meses. No entanto o encorajamento que sobressai dos comentários e que ultrapassa em muitos casos o poema ou texto, anima-me e convence-me de que este é um caminho. O caminho que sigo, como sempre o segui.
Para que serve este desabafo? Pois bem, a poesia deve e tem de ser sentida com a alma. Agora dirão vocês: Pois, mas os textos apresentados são na sua essência gays (tomo por gays todos os não heterossexuais). Pois sim, mas essa é a temática, não a estrutura. Do que falo é da estrutura das palavras. Posso pôr a questão desta forma: Que pretendo eu dum poema para além dos dois objectivos já mencionados?
Mais que apresentar um objectivo, mais que tentar a beleza na metáfora, mais que tudo, falar da experiência vivida, dos sorrisos que lancei e das dores que tive, do mundo que me rodeia e me faz doer (e tão pouco é poesia). Essa sim, é a essência. O sentir é mais importante que a palavra.
Cabe ao poeta o ingrato papel de transmitir o sentimento de uma forma perceptível. É nesse caminho que devemos estar para podermos dizer: Sou poeta.
Excluo deste âmbito o elitismo pois considero que apenas assassinam o poema em círculos viciosos de assuntos tão subjectivos quanto a função da escrita. Isto nada tem de critica ao movimento subjectivista, claro. Tão pouco ao surrealismo.
Apenas quero referir que o leitor é aquele que está numa posição diferente da nossa e não entende a poesia, mas entende a mensagem. Podem alegar agora que isto é loucura. Não, não é. Saiam à rua e oiçam. Ouvirão certamente comentários do género:
"Não gosto de poesia porque é de difícil compreensão". Estúpida conclusão a que chego. Para entenderem comparem a poesia de Vitorino Nemésio com António Gedeão. Muito conhecerão o segundo, mas ignorarão a poesia do primeiro. Não retiro mérito a ninguém e continuo a falar da estrutura e não da temática.
Para terminar - o poema deve fazer-nos sonhar seja com aquilo que for e esse é o ambito da mensagem. Sonhem e escrevam e o poema nascerá!

Muito obrigado a todos.
antóniocasado

 
Autor
antóniocasado
 
Texto
Data
Leituras
1610
Favoritos
1
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
12 pontos
4
0
1
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Massari
Publicado: 01/03/2010 15:16  Atualizado: 01/03/2010 15:16
Colaborador
Usuário desde: 07/12/2009
Localidade: Sertãozinho/SP
Mensagens: 1089
 Re: LUSO POEMAS - A VOZ DO POEMA
Caro amigo, um texto coerente pelo qual te parabenizo.
sinceros abraços


Enviado por Tópico
De Moura
Publicado: 01/03/2010 15:37  Atualizado: 01/03/2010 15:37
Colaborador
Usuário desde: 10/12/2007
Localidade: USA / NJ
Mensagens: 751
 Re: LUSO POEMAS - A VOZ DO POEMA
Olá meu POETA/ESCRITOR!!!

Tens aqui uma carta ou texto inteligentemente escrita e de uma sensibilidade rara nos dias correm. "Uma carta e pêras" Não sei onde ouvi tal coisa mas a ouvi.

Tens razão quando dizes que somos um país de poetas, isto em Portugal! Sempre foi algo que ouvi desde pequena. Hoje mais velhinha entendo o porquê de tal argumento. A poesia portuguesa tem uma musicalidade com ela, como nenhuma outra, além de ter sido sempre alvo do desabafo profundo da alma de quem a escreveu e escreve. Ouve poetas muito bons já aí em Portugal. E existem outros hoje de igual calibre uns já conhecidos outros por conhecer. Há poesia de toda a especie, uma mais fraca que outra. Quando digo mais fraca quero dizer uma poesia leve de facil entendimento, um entendimento para todas as pessoas. Porque nem toda a gente entende poesia! E sim, existe poesia trabalhada, cifrada, que não é para qualquer um entender e muito menos "ESCREVER."
Agora se falarmos em vendas direi que a mais facil irá sempre vender mais. Porque é a que o povo mais entende. Falando literariamente talvez não valha nada. Mas como vivemos num mundo de comunidades e comodidades o mais simples e o que estiver mais à mão é o que dá jeito.
Tu mencionas que os teus textos/poemas são na sua essência gays, pois como já te disse mais de uma vez, não concordo contigo. Tu quando os escreves será isso que tens na mente, mas o que tu escreves vai mais além do teu sentir assim que publicas publicamente, as asas do que escreves se abrem em todas as direcções e cada qual ou cada um se identifica com algo que o outro escreve. Mesmo tu deves dar essa chance, liberdade, aos teus leitores. Um leitor sempre irá interpretar uma obra de literatura á sua maneira, já na sua própria essência.
Bem, me fico por aqui porque senão o meu comentário se torna numa carta!

Só quero te dizer algo António, tenho um orgulho profundo por ti e pelo que fazes.
És uma pessoa com os pés na terra e com sentimentos nobres e humildes e isso vale mais que ouro para mim. Agradeço todos os dias por teres cruzado meu caminho.
E no que estiver nas minhas mãos te o darei assim de facil, a minha ajuda.
Parabéns meu querido amigo! Pelo texto ! Pelo teu sonho que está a caminho, abrindo as portas aos poucos. Quero estar a teu lado nessas portas que se abrem ou que faremos abrir.
Tua amiga,
Alcina com um beijinho