Prosas Poéticas : 

LHASA DE SELA

 
Tags:  saudade    homenagem    canto    precocidade na morte  
 
LHASA DE SELA

Há dias em que a música vem dos céus, lá do infinito, das bandas de lá da via láctea. Esta noite apesar de escura como breu, é um desses dias. O escuro da noite só é quebrado pela luz que envolve com enlevo esguia nuvem. Luz que vem da lua e que nesta noite não vê mais e não assesta mais a sua luminosidade do que nessa nuvem quase resplandecente, que langorosamente percorre o céu, como que levando longínquo destino. Enquanto isto uma mãe devora com frenesim os textos do livro da morte do Pensamento Tibetano. Esta mãe interroga-se sobre o nome inspirado a dar a sua recém nascida filha, apesar das suas eventuais incursões num mundo interdito do «canabis», tem sonhos de esperança em relação ao fruto do seu amor. Esse fruto cresce e floresce e o nome que a mãe lhe deu rebuscado no Tibetano mundo é Lhasa. A menina cedo conhece a razão do seu nome e a ele se afeiçoa e descobre a música, e descobre o canto, e encanta quem a escuta na sua voz angélica, cristalina, como que a anunciar edénica fonte. Subitamente e em pleno alvorecer de uma caminhada que prometia ser um cântico à vida, silencia-se e é definitivo esse silêncio.
Lhasa de Sela percorre nesta noite o céu envolta naquela divinal nuvem que não tem fronteiras, ainda que ela, Lhasa, cante , e eu escuto-lhe nesta hora o canto de apologia à fronteira. Não à fronteira politica, mas ás fronteiras que culturalmente distinguem e promovem os povos numa onda de amor universal.
Lhasa de Sela amava a vida e cantava-a de forma inigualável. A sua voz chega-me agora do céu, daquela nuvem diferente que desaparece ao longe e parece ter por destino o infinito.

Antonius

 
Autor
luciusantonius
 
Texto
Data
Leituras
1296
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
6 pontos
6
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
varenka
Publicado: 18/03/2010 22:56  Atualizado: 18/03/2010 22:56
Colaborador
Usuário desde: 10/12/2009
Localidade:
Mensagens: 4210
 Re: LHASA DE SELA
A tua LHASA DE SELA e bela! A musica que vem docéu
deve ser um balsamo que nos acalenta

Saudações!

Varenka


Enviado por Tópico
Martiniana
Publicado: 19/03/2010 21:38  Atualizado: 19/03/2010 21:44
Novo Membro
Usuário desde: 19/03/2010
Localidade:
Mensagens: 4
 Re: LHASA DE SELA
Papá...surpresa!

Sei-o neste momento a ouvir Cossacos, a sentir "aquela música que vem lá dos céus, lá do infinito".
É certamente a melhor prenda que poderia receber hoje!

Não tenho a sua mestria de pôr nas palavras aquilo que tanto sinto, mas quero dizer-lhe agora, para 'que todos possam ouvir'..Como é bom tê-lo como Pai!
Beijo apertado, Raquel


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 20/03/2010 19:30  Atualizado: 20/03/2010 19:37
 Re: LHASA DE SELA
(Há dias em que a música vem dos céus...)

caro amigo Lucius Antonius (pausa para um adendo: este seu nome é imponente, maneiríssimo).
desde a introdução do seu texto já fui fisgado fácil, fácil. é que começaste (falando) em música, e comigo é sempre assim quando do assunto é... aí deixei-me levar, e no desenrolar da história, pausei e fui pesquisar na internet sobre Lhasa de Sela, pois não a conhecia, fiquei encantado, e igualmente feliz ao terminar a leitura, assim como os comentários, um verdaeiro palco de demonstrações emocionantes de carinho. um beijo pra ti, Olema, Raquel e todos os seus próximos queridos.
grato pelo belo momento.
fruto da minha pesquisa, segue um video.
meu fraterno abraço.

José Silveira