Prosas Poéticas : 

TEMPOS CRUZADOS

 


Com os olhos ainda marejados, o rosto inchado, uma sensação de indefinição, finalmente, levantei-me da cama e coloquei a foto na gaveta. Eram quase 11 horas e eu ainda não tivera ânimo de abrir as janelas e deixar a claridade entrar. Estava encolhida debaixo das cobertas, entregue ao sentimento que me assolava.

Em pleno maio, com certeza, um lindo dia brilhava lá fora. Ouvia vozes passando pela rua, mas me pareciam longínquas, como as pessoas todas pareciam estar muito longe de mim naquele momento. Um sentimento de sozinhidão me envolvia toda, eu jamais havia estado tão comigo mesma.

Liguei o gravador e coloquei a fita do Zanfir, não queria palavras, somente sons melodiosos que me causassem sensações indescritíveis. Fiquei ali, inerte, com o peito cheio de um imenso vazio. Um paradoxo incontestável.

Vinham-me lembranças embaralhadas, misturavam-se desejos não realizados e uma vontade preponderava: queria ir para o interior, ver a banda passar tocando coisas de amor. No interior, haveria de escrever do que sinto, que é o jeito de viver. Deixaria de lado as tentativas incessantes de estabilidade e poderia entregar-me à delícia de viver com pouco, simplesmente porque muito há aqui dentro. Imaginava um chão de terra, onde eu plantaria minha horta e dela cuidaria, entre uma página e outra. Sentiria uma paz que atravessaria o papel e migraria para grandes distâncias.

Na pacatez de minha alma, o silêncio daquela foto era-me presente. Um milagre de comunicação, de deslocamento no tempo e espaço. Entrava e saía dela, movida pelo sentir. Trazia-o de volta, meu companheiro risonho, que me invadia com beleza e vida, que me abraçava de um jeito só seu. Meu fio tênue entre a fraternidade e maternidade, minha certeza da comunhão que transcende os rótulos, minha experiência profunda de amplidão de ser.

Vi, com ele, o tempo transformar-se dentro de mim. Ele chega quando podemos ver, a cronologia é didática, apenas. Um deus Cronos paralelo coexiste e suplanta os dias e noites consecutivos. Pensamentos e lembranças ocupam as rédeas do tempo.

O relógio já marca 13 horas, mas eu continuo na foto, que, embora dentro da gaveta, mantém-se à frente dos meus olhos, nas minhas mãos. Olho para ele e me pego sentindo-o num abraço firme que me invade de ternura. Preciso caminhar neste tempo, nele preencho o imenso vazio da concretude. Crio uma atmosfera que me permite viver fisicamente, através da remoção dos limites têmporo-espaciais. Mantenho-me respirando e movimento-me entre inspirações e expirações. Sou-me como bem quero. Trago comigo todos os alfarrábios que me sustentam de pé, e todos os toques que me trouxeram até aqui.

Resolvo abrir novamente a gaveta, desta vez arrasto a cadeira e sento-me de frente à ela. São muitas fotos, umas por cima das outras, mas ele se destaca , meus olhos só o vêem como figura, nada mais consegue estar. Revolvo, carinhosamente, aquele monte de retratos, com o olhar magnetizado nele, retiro-o dali, fecho a gaveta.

Levanto-me, abro a janela, deixo o sol entrar. Procuro um porta-retratos, coloco, cuidadosamente, a fotografia, afasto os meus escritos que estão sobre a mesa e, no centro deles, deposito o meu amor.


Lila Marques.

 
Autor
LilaMarques
 
Texto
Data
Leituras
986
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
6 pontos
6
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
VónyFerreira
Publicado: 11/04/2010 20:38  Atualizado: 11/04/2010 21:33
Membro de honra
Usuário desde: 14/05/2008
Localidade: Leiria
Mensagens: 10301
 Re: TEMPOS CRUZADOS p/ Lila Marques
Emocionante e cativante escrito
sobre os afectos, sobre a interiorização
das nossas saudades e a resposta a muitas
das nossas necessidades.
Gostei muito de te ler nesta vertente, Lila.
Esse amor, essa foto que revês dele, será sempre
uma das forma de te encontrares contigo mesma.
Beijo,
Vóny Ferreira


Enviado por Tópico
varenka
Publicado: 12/04/2010 01:44  Atualizado: 12/04/2010 01:44
Colaborador
Usuário desde: 10/12/2009
Localidade:
Mensagens: 4210
 Re: TEMPOS CRUZADOS
Gostei de ler o teu texto.O final emocionante com
a foto do teu amor.

Saudações poéticas

Varenka


Enviado por Tópico
ÔNIX
Publicado: 12/04/2010 09:29  Atualizado: 12/04/2010 09:29
Membro de honra
Usuário desde: 08/09/2009
Localidade: Lisboa
Mensagens: 2683
 Re: TEMPOS CRUZADOS
Olá Lila

Um prazer ver-te por aqui.

Este é um texto que me deu prazer reler.

Um beijo para ti


Matilde D'ônix