Crónicas : 

EPISÓDIO DA VIDA REAL

 
EPISÓDIO DA VIDA REAL

Para trás já um punhado imenso de tempo. Incontáveis manhãs, sempre fiel, o sol brindou-nos com a sua presença e o seu sopro vivificador. A bruma desse tempo adensa-se na voragem dos dias de modo que a imagem que guardo e nesta hora me esforço por recuperar está envolta nessa bruma que lhe retira alguma visibilidade.

Recordo que pelos meus doze anos, estava eu de joelhos junto da cama em cima da qual tinha a partitura da aula do dia seguinte. Nas mãos o bandolim e respectiva palheta que se esforçavam por fazer eco das notas postadas na pauta. Era-me evidente a dificuldade da leitura que só conseguia à custa de acentuado esforço. Não seria a incomodidade da posição que me dificultava a tarefa, mas sim a incapacidade de as grossas lentes darem resposta à minha fragilidade visual.

Não era a primeira vez que o problema se me colocava, mas desta feita senti dentro de mim impossibilidade de algum dia poder tocar lendo a pauta, por tal exigir certo distanciamento. É assim que como que acordando para uma realidade incontornável, agarro no braço do bandolim com alguma fúria e com essa fúria o atirar para cima da cama numa atitude de despedida. Batendo o bandolim com violência na cabeceira da cama rachando-se no tampo inferior deixou soltar-se uma ressonância que seria o seu ultimo suspiro. Assim morreu o sonho de algum dia tocar coisa de jeito.

O violino, que era o instrumento para que posteriormente evoluiria (a sua aprendizagem passava pelo bandolim) e que fora presente recente de um tio e ao fim e ao cabo o detonador do meu interesse pela música, lá ficou adormecido num canto do guarda fatos. Bem mais tarde, mas decerto demasiado tarde, discorri que podia ter aprendido a tocar de ouvido, que boa gente o tem feito. Mas na altura não tive essa rajada inspiradora, nem esse aconselhar inteligente. Apesar de tudo, de longe a longe, de muito longe em muito longe, lá pego no violino e sempre com uma réstia de frustração, lhe arranco uns sons não mais do que (plangentes). Quero dizer: nunca me divorciei totalmente do violino.
Nesse tempo não imaginava eu que na vizinha Espanha havia um compositor que era o autor do fabuloso Concerto de Aranjuez, mas compositor esse que era cego desde os três anos. Enfim, há sempre quem seja capaz de desbravar caminhos por pedregosos que sejam.

Antonius

 
Autor
luciusantonius
 
Texto
Data
Leituras
1048
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
4 pontos
4
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
ÔNIX
Publicado: 23/04/2010 22:07  Atualizado: 23/04/2010 22:08
Membro de honra
Usuário desde: 08/09/2009
Localidade: Lisboa
Mensagens: 2683
 Re: EPISÓDIO DA VIDA REAL
Olá boa noite

Gostei do seu texto. Muito real, muito bem direccionado para quem quiser e/ou souber, ou até estiver interessado no que tem para dizer.Eu sou uma pessoa que aqui veio, leu e gostou e assimilou.

Há poucos anos atrás, formei um grupo de música tradicional portuguesa, mas não sabia nada de música e a minha participação em palco era cantar.(mas pouco também). Tentei aprender a tocar adufe, mas sem grandes resultados. Os músicos todos tocavam de ouvido. Ainda há pouco estive com o Sr, Joaquim (violino) que tem perto de 80 anos e com o Sr, José que toca bandolim com cerca de 60

Digo-lhe Antonius, que os seus caminhos estão a ser desbravados de uma forma fantástica, através do que escreve.

Um beijo de boa noite


Matilde D'ônix

Enviado por Tópico
eduardas
Publicado: 23/04/2010 22:29  Atualizado: 23/04/2010 22:29
Colaborador
Usuário desde: 19/10/2008
Localidade: Lisboa
Mensagens: 3731
 Re: EPISÓDIO DA VIDA REALp/Antonius
Admirável esta tua capacidade de nos transmitires memórias e momentos. Perdemos por vezes, por sermos novos, mas fico como dizes, o gosto pela música e pelo violino que envolve todas as emoções.

bj
Eduarda


Enviado por Tópico
Maria Verde
Publicado: 24/04/2010 01:31  Atualizado: 24/04/2010 01:31
Colaborador
Usuário desde: 20/01/2008
Localidade: SP
Mensagens: 3489
 Re: EPISÓDIO DA VIDA REAL
não é fácil prosear.. não é. Mas seu texto nos faz achar que é fácil sim, tamanha identificação e enlevo! eu amo o concerto de Aranjuez!