Crónicas : 

OPINIÕES

 
Tags:  reflexão    busca de respostas  
 
Há tempos abordava com um amigo uma temática que sempre me apaixona, apesar de não estar nem nas minhas mãos nem nas dele a resposta cabal e definitiva para o imbróglio. Quando duas pessoas mais ou menos civilizadas ousam entrar na eterna questão da «existência de Deus» terminam numa atitude cordial de mutua cedência. Nenhum foi capaz de uma demonstração inequívoca.
Nessa abordagem um dos meus argumentos era o da beleza (concretamente a beleza da criatura humana). Foi-me contra-argumentado que esse conceito era produto de gerações intermináveis a fazerem determinado tipo de leitura da beleza em geral e consequentemente daquela que emoldura o ser humano.

Hoje senti-me desafiado a debruçar-me sobre esse tipo de beleza. Naturalmente que a minha atenção recaiu sobre a mulher, acho que muito mais bonita do que o homem. Este menos delicado de traços, mais rude nas curvas fisionómicas, menos melódico na voz, enfim.
Com muita ou pouca lógica, algumas belas mulheres que entretanto foram passando confirmaram aquilo que era o meu sentir de sempre. É que nesta observação não fiquei pela mera beleza exterior, mas atentei naquele sector do corpo humano que o encima emoldurado por farta cabeleira que o adornava.
Então os meus olhos impregnaram-se de uma energia que senti estranha, por entrarem no mundo fantástico que habita o invólucro craniano daquelas criaturas. Aí sim, senti fantástico, o inacessível, li na inteligência, na sensibilidade, no mundo misterioso das emoções. Simbiose perfeita a da beleza física com o inacessível do pensamento. Enfim. Deus poderá não existir, mas hoje eu vi Deus.

Antonius

 
Autor
luciusantonius
 
Texto
Data
Leituras
712
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
2 pontos
2
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
iolanda neiva
Publicado: 14/05/2010 21:48  Atualizado: 14/05/2010 21:48
Da casa!
Usuário desde: 25/01/2008
Localidade: vila nova de gaia
Mensagens: 242
 Re: OPINIÕES
bem...
pensei que iria discutir a existência de um Deus.
Maior, enorme e demasiado perfeiro.
depois de ler algumas linhas, lá entrou o segundo ser vivo, nas cido de uma costela..de Adão claro.
Se existe Deus?
Quantas vezes perguntei a mim mesma..
e como mulher obtive um simples resposta.
A vida é bela,misteriosa, cheia de traços, linhas e contusões, as vezes alegre, profana, triste e revolucionária, enfim, Deus existe sabe como?
Não interessa saber o tamanho dele, mas diz a biblia que se vir uma estrela, por detrás dela há uma maior, e nós a vemos mas mais pequena que a primeira e Deus encontra-se lá no fundo que quase ninguém o vê, mas ele é enorme.
Digo eu, a iolanda.

cumprimentos.

Enviado por Tópico
eduardas
Publicado: 14/05/2010 22:26  Atualizado: 14/05/2010 22:26
Colaborador
Usuário desde: 19/10/2008
Localidade: Lisboa
Mensagens: 3731
 Re: OPINIÕES p/Antonius
Sempre as eternas opiniões sobre a existência de uma Deus e que acredito que exista Mas achei fascinante a tua abordagem sobre o tema.São nas pequenas grandes coisas que se apercebe que algo de maior existe na realidade. A comparação com o misterioso universo interno da mulher, e tudo o que o compõe, faz dele o melhor que já li sovre o tema.

bj
Eduarda