Poemas -> Humor : 

NÃO CONHECEM O ZÉZINHO?

 
Tags:  inteligência    aventura  
 
O Zézinho!, não conhecem o Zézinho?

O Zézinho é uma das figuras da comunidade portuguesa aqui no nosso burgo. Todos conhecem o Zézinho o portista, não porque ele seja do Porto, que não é, mas porque é um fanático do Futebol Cube do Porto.
Tão fanático, tão fanático, que quando vai ver os jogos o que é raro, prefere ver na TV, é de borla, ai não, brincas, o dinheiro é um metal raro e não se pode gastar em “futebóis”, mas dizia eu, tão fanático que quando vê um jogo do Porto só está lá para ver a bola entrar na baliza do adversário, o resto não conta.

O Zézinho, deixou a sua terra natal, Barcelinhos e veio para França para conseguir um melhor nível de vida, não uma melhor qualidade de vida.
Pedreiro de profissão, trabalhava para uma sociedade de construção civil de segunda a sábado e dias feriados e domingos, desde que houvesse um trabalhinho que pudesse passar sem ser declarado, ele estava sempre pronto.

A esposa era funcionária pública, mulher de limpeza na Câmara Municipal, digo, porque era o Zézinho que dizia, a minha esposa? è funcionária!
Se ele era ferreta, ao lado da mulher não era nada, ela era super ferreta.

A primeira vez que foram a Portugal em férias, não tinham carro. Havia uma carrinha que transportava os emigrantes, pagando, claro está. O Zézinho e a esposa, a bagagem que levaram com eles... eram coelhos, vivinhos não da costa, porque não eram peixes e durante a viagem o cheirinho que os coelhos deixavam escapar, pôs todos os passageiros enjoados.

O Zézinho teve umas histórias um pouco pitorescas.
Foi a Portugal em férias, “em vacanças” já tinha carro, o Porto jogava nas Antas e ele convidou alguns amigos para ir ver o jogo, dizendo: eu pago!
Chegados ao estádio, foi às bilheteiras para comprar os bilhetes, voltou à companhia dos amigos sem bilhetes porque achou que era caro e voltaram todos para Barcelinhos.

Na vila, em França havia um clube de futebol de portugueses, toda a gente ia à sede e ninguém pagava cotas o que proibido segundo a lei.
Entrou uma nova direcção e começou a angariar sócios para o clube, não só por causa da lei, mas também para angariar fundos para a sobrevivência da equipa de futebol. 15 francos por ano, ainda não havia o euro. O Zézinho sempre que tinha tempo disponível, lá ia jogar a sua suecada ou a bisca de nove, achou que quinze francos por ano era caro e nunca mais foi ao clube.

Mas a melhor história do Zézinho é esta.

Foi de férias a Portugal mas nunca ia sozinho tinha que ter sempre um amigo que também fosse de férias e lá iam cada um no seu carro.
Começaram a viagem de manhã cedo, Rolaram pelas estradas de França até Limoges.
Chegados a Limoges, não encontraram a estrada que ia até Bordeus e o Zézinho teve uma ideia luminosa.
-Bom o melhor, disse ele ao seu amigo, é voltarmos ao ponto de partida, voltamos e assim já não nos enganaremos na estrada e se bem pensou melhor o fez em acordo com o sue amigo, voltaram, ao ponto de partida que dista só de Limoges, 350 quilómetros! 700 ida e volta, então não foi melhor que perguntar a alguém?

Este é o Zézinho, que sempre que se falava deste episódio, ela repetia todo contente da aventura.


A.da fonseca


SOU COMO SOU E NÃO COMO OS OUTROS QUEIRAM QUE EU SEJA

Sociedade Portuguesa de Autores a Lisboa
AUTOR Nº 16430
http://sacavempoesia.blogspot.com em português
http://monplaisiramoi.eklablog.com. contos para as crianças de 3 à 103 ans
http://a...

 
Autor
Alberto da fonseca
 
Texto
Data
Leituras
1309
Favoritos
1
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
16 pontos
8
0
1
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Conceição Bernardino
Publicado: 23/05/2010 11:02  Atualizado: 23/05/2010 11:02
Usuário desde: 22/08/2009
Localidade: Porto
Mensagens: 3357
 Re: NÃO CONHECEM O ZÉZINHO?
Oh amigo Alberto,
Conheço tantos assim que até chateia, então na praia é uma constante.
O mais divertido é vê-los a dizer aos filhos “rien rien” se não afogas-te, eheheh.
Mas pior ainda do que esses são alguns que por cá moram, os ditos Portugueses de gema, armados em gabirus, defendem tudo o que é deles nem que para isso tenham que calcar toda a gente.

Beijo amigo e venha cá de vacances, ahahaha




Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 23/05/2010 11:15  Atualizado: 23/05/2010 11:15
 Re: NÃO CONHECEM O ZÉZINHO?
Caro Alberto, apesar de eu ser natural de Barcelinhos e a minha avó materna ainda hoje me chamar Zézinho, e mesmo sendo o Porto o meu clube, não faço ideia de quem seja o cromo de quem está a falar.
Certamente que os meus pais, com quem vou agora almoçar o conhecem, pois nasceram há sessenta e muitos anos nessa terra pegada ao rio Cávado.
Um destes dias se calhar ainda vou contar aqui a historinha de uma Sãozinha muito parecida com esse Zézinho, e que tal como ele, também tem a mania que é fina. mas isso fica para outra vez.
Um abraço amigo Alberto, mais logo voltarei aqui para falar do «seu» Zézinho.
Bom domingo.