Crónicas : 

Crónicas da realidade num espaço irreal

 
Tratando-se a internet dum espaço irreal, ou, pelo menos, dum espaço não palpável, poder-se-ia pensar que a sua realidade nunca se cruzaria com a realidade da vida real.
No entanto a verdade é que, cada vez mais, são duas realidades que se cruzam muitas das vezes sem que os intervenientes tenham essa percepção. É um e-mail de trabalho que se envia para ali, é um amigo ou amiga que se reencontra por culpa das redes sociais, é um blogue que se visita e que, rapidamente, se torna local de peregrinação, é um texto que se coloca e que é mal interpretado por alguns e que leva a uma troca de palavras menos agradáveis. São amizades reais que nascem por força do convívio virtual num espaço irreal e outras que se perdem por se descobrir que aquela pessoa que julgávamos conhecer desde sempre, e de quem até gostávamos, não é quem pensávamos.
Cabem, neste espaço da internet, irreal ou virtual, histórias de todos os géneros, para todos os feitios e com todos os fins. Uns mais felizes que outros, alguns divertidos, outros mais sérios, este aqui com consequências más, aquele dali foi o melhor que podia ter acontecido.
E é engraçado, ou não, perceber que esta realidade já chegou até as mais altas esferas sociais!
Em suma, a realidade da internet não é nada mais, nada menos que uma transposição do que se passa na vida real.
O problema é que, muitas vezes, por se estar a coberto dum nickname e sem que nos vejam, baixa-se a guarda e tem-se atitudes que não se teriam em situações normais. Reside, neste factor, uma boa parte da culpa dos problemas que são conhecidos. Ninguém, no seu perfeito juízo, começa a dar os seus dados pessoais a alguém que tenha conhecido no café da esquina ou os afixa num placard do supermercado. Então o que leva a que dêem esses mesmos dados em salas de chat ou em sites?
É preciso reflectir sobre o que se disponibiliza na internet. Temos, neste espaço irreal, de respeitar a nossa própria privacidade como o faríamos num qualquer espaço real, com pessoas de carne e osso em vez de avatares ou nicknames.


Stone
***********

Pedra Filosofal
O sonho comanda a vida...


http://stoneartportugal.blogs.sapo.pt/

 
Autor
Pedra Filosofal
 
Texto
Data
Leituras
1369
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
7 pontos
7
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Antónia Ruivo
Publicado: 02/06/2010 16:13  Atualizado: 02/06/2010 16:13
Membro de honra
Usuário desde: 08/12/2008
Localidade: Vila Viçosa
Mensagens: 3855
 Re: Crónicas da realidade num espaço irreal
Olá Pedra, gostei de te ler nesta reflexão, o problema é que estes espaços são cada vez mais um preencher de vida, tenho fé que seja passageiro e que a euforia do desconhecido passe,e as pessoas tornem a dar valor a hábitos que agora desvalorizam, nada melhor que um dia atrás do outro , lá diz o velho ditado, beijinhos

Enviado por Tópico
cleo
Publicado: 02/06/2010 16:41  Atualizado: 02/06/2010 16:45
Usuário desde: 02/03/2007
Localidade: Queluz
Mensagens: 3731
 Re: Crónicas da realidade num espaço irreal
Ora aqui está uma crónica bem sóbria sobre um fenómeno dos tempos modernos e do qual quase todos temos uma história, tendo ela como protagonista o próprio ou alguém próximo ou ainda alguém conhecido ou conhecido do conhecido, do primo ou do colega ou amigo...
É claro que a internet veio revolucionar o nosso mundo, disso ninguém tem dúvidas; o que interessa é ressalvar que a par dos seus benefícios existe uma outra realidade com contornos dúbios ou, na pior das hipóteses, bem mais negros do que se imagina num primeiro contacto, seja ele através de um simples comentário num blog, ou numa banal conversa de chat.
Importa também referir que há sempre uma história com uma moral no fim e da qual, quase sempre se retira uma lição de vida. Ou não!
... visto que também há quem caia vezes e vezes no mesmo erro, concluindo-se que afinal não aprendeu nada
E os lobos... esses, continuam por aí à espreita, por detrás das moitas.

Bela crónica minha cara amiga, bela crónica.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 02/06/2010 18:06  Atualizado: 03/06/2010 02:03
 Re: Crónicas da realidade num espaço irreal
eis a prova inconteste da necessidade maior da sua presença (virtual) neste sítio, Dona Magda.
verdades ditas. via internet, se é capaz hoje de tirar qualquer coisa do ostracismo. se um indivíduo carismático, projeta-se-o velozmente, jogando-o num círculo cada vez maior, em redes que o manterão num relacionamento de constância indefinida. é aí que a febre da interatividade vira quase uma obsessão.
felizmente, como eu, ainda há os que preferem entre rodadas de chopinhos gelados, os 'bate-papos' informais nas mesas dos bares, sem aquele intelectualismo tacanho; somos capazes de decidir até quem será o 'papa'. rss
foi um prazer ler-te.

um beijo e afetuoso abraço.

zésilveira

Enviado por Tópico
Alberto da fonseca
Publicado: 02/06/2010 19:37  Atualizado: 02/06/2010 19:37
Membro de honra
Usuário desde: 01/12/2007
Localidade: Natural de Sacavém,residente em Les Vans sul da Ardéche França
Mensagens: 7066
 Re: Crónicas da realidade num espaço irreal
Nos meus tempos , não havia internet, a televisão chegou, já eu não era uma criança, e tudo isto faz parte da evolução que nem sempre é boa, mas que tenho que confessar,que é um mal necessário.
A televisão, por exemplo; priva muitos casais de diálogo, de saídas para ir ao cinema eoutras, claro que não é a 100%, mas acontece e o diálogo e as saídas em casal é algo de muito importante para um equilibrio emocional.
A Internet, segue quase a mesma via, com a diferença, que pessoas e eu até estou neste caso, que por questões físicas ou de finanças, não podem ter tantas saídas, quanto as desejadas, logo, a Internet é talvez um mal que veio por bem.

A tua reflexão é uma verdadeira reflexão que gostei de ler

Bjs Pedrita.
A. da fonseca

Enviado por Tópico
AnaCoelho
Publicado: 02/06/2010 20:36  Atualizado: 02/06/2010 20:36
Membro de honra
Usuário desde: 09/05/2008
Localidade: Carregado-Alenquer
Mensagens: 11252
 Re: Crónicas da realidade num espaço irreal
Uma realidade muito bem construida neste texto, defacto cabe a cada um saber como se envolve tal como no nosso meio "real" que também muitas vezes não é realidade.

Beijos

Enviado por Tópico
Vera Sousa Silva
Publicado: 03/06/2010 00:14  Atualizado: 03/06/2010 00:14
Membro de honra
Usuário desde: 04/10/2006
Localidade: Amadora
Mensagens: 4098
 Re: Crónicas da realidade num espaço irreal
Uma excelente crónica. A verdade é que nunca sabemos quem está atrás de um nickname, quem se esconde realmente ali. Tanto pode ser a melhor pessoa do mundo, com as melhores intenções, como um assassino ou pedófilo...

Beijo

(e continua a escrever, ASSIDUAMENTE)

Enviado por Tópico
Nanda
Publicado: 06/06/2010 09:15  Atualizado: 06/06/2010 09:15
Membro de honra
Usuário desde: 14/08/2007
Localidade: Setúbal
Mensagens: 11076
 Re: Crónicas da realidade num espaço irreal
Magda,
Crónicas como esta nunca são demais.
Beijo
Nanda