Textos : 

Leituras 20 – Alexis (Alexandra Mendes)

 
Para concluir esta série, que pretendeu trazer uma leitura pessoal de alguns dos autores que vou acompanhando através do Luso-Poemas, a saber: Margarete; José Ilídio Torres; Henrique Pedro; Egéria; Júlio Saraiva; Santos Almeida; Vóny Ferreira; Conceição Bernardino; Domingos da Mota; António MR Martins; Luís Ferreira; António Boavida Pinheiro; Carla Ribeiro; Dolores Marques; Rogério de Fradelos; Sampaiorego; Cristóvão; Bruno Miguel Resende; e Fernando Saiote, referir-me-ei àquela que é a “minha menina de ouro do Luso-Poemas”, a Alexandra Mendes.

Alexandra Mendes, a poetisa que um dia fez greve. E nesse dia, parou o trânsito, bloqueou as ruas, fez piquete junto ao portão do poema. E eu, sob requisição civil, obrigado a cumprir os serviços mínimos. E cumpri, mas como velhota, sentado à soleira, cosendo o poema.

A Alexandra Mendes merece todo o destaque porque não tem medo de errar, muito pelo contrário. E é quase sempre uma surpresa o que se encontra por detrás de um título.

Tal como eu, é omnívora ao nível dos conteúdos, do ritmo a adoptar, no próprio manejo das palavras, na aparência do texto, isto é: experimenta e não teme o resultado da experiência.

Há que fazê-lo, alguém tem de o fazer e a Alexandra Mendes fá-lo, mas fá-lo, quase sempre, com um registro de bom nível.

Esta autora respira o poema, nota-se pela capacidade com que salta de tópico para tópico. Sabe, tal como um dia escreveu José Félix, um dos bons poetas da Língua Portuguesa, que a escrita é um músculo, o qual deve ser trabalhado.

Embora nesta leitura exista um teor narcisista da minha parte, isto é: revejo-me na forma de estar da Alexandra Mendes; porque os poetas fazem-se, não nascem, não podia deixar de salientar essa sua versatilidade e, com ela, acabar esta série de leituras sobre autores que se movimentam por aqui e que eu tive, e alguns ainda tenho, a oportunidade de ler.

Até um destes dias, camaradas.

Xavier Zarco

 
Autor
Xavier_Zarco
 
Texto
Data
Leituras
1648
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
12 pontos
12
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
António MR Martins
Publicado: 21/06/2010 19:05  Atualizado: 21/06/2010 19:06
Colaborador
Usuário desde: 22/09/2008
Localidade: Ansião
Mensagens: 5058
 Re: Leituras 20 – Alexis (Alexandra Mendes)
A Alexandra Mendes (Alexis) é um portento da escrita e da poesia, propriamente dita. Já tive a oportunidade, por várias vezes, de lhe dizer isso. Inclusive, no pressuposto, de ser (por ser) um dos grandes valores com quem tenho interagido, nesta coisa da(s) palavra(s). Tenho um especial carinho pela sua escrita e situo-a muito próxima da Margarete da Silva (uma autora muito especial para mim), Vera Sousa Silva (para além da sua excelência na condução da palavra, é uma amiga... e verdadeira) e ela própria, a Alexandra Cruz (Alexis). Outras há que admiro e estimo, mas estas assumem especial relevância.

Enviado por Tópico
RoqueSilveira
Publicado: 21/06/2010 19:37  Atualizado: 21/06/2010 19:38
Membro de honra
Usuário desde: 31/03/2008
Localidade: Braga
Mensagens: 8095
 Re: Leituras 20 – Alexis (Alexandra Mendes)
Não saberia expressar melhor a escrita da Alexandra do que aquilo que aqui foi dito. De facto vejo nela um músculo em trabalho constante, cada vez melhor, sobretudo na capacidade de dizer do belo, do triste, de tudo e do nada, em poucas palavras. E há uma mais valia extremamente importante para o site e para todos nós que são os comentários que nos faz, sempre pautados pelo esmiuçar do que lê na senda de descobrir, incentivar, mas também construir e construir-nos. e a isso eu chamo generosidade.
Beijos para vocês.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 21/06/2010 20:10  Atualizado: 21/06/2010 20:10
 Re: Leituras 20 – Alexis (Alexandra Mendes)
Xavier, de uma justiça enorme este texto.
A Alexandra é uma lufada fresca aqui.
Espero que não demore muito a editar pois é de enorme qualidade a sua escrita.
parabéns aos dois.

Enviado por Tópico
Julio Saraiva
Publicado: 21/06/2010 20:16  Atualizado: 21/06/2010 20:16
Colaborador
Usuário desde: 13/10/2007
Localidade: São Paulo- Brasil
Mensagens: 4206
 Re: Leituras 20 – Alexis (Alexandra Mendes)p/alexandra e zarco
esta maria alexandra, zarco, tem uma poesia criança - no bom sentido. uma poesia que não se acanha em brincar de boneca numa qualquer varanda. ainda que sofridos, os versos de alexandra nos ensinam a acreditar sempre no dia seguinte.

meu afeto aos dois.

j.

Enviado por Tópico
Xavier_Zarco
Publicado: 21/06/2010 21:26  Atualizado: 21/06/2010 21:26
Membro de honra
Usuário desde: 17/07/2008
Localidade:
Mensagens: 2207
 Re: Leituras 20 – Alexis (Alexandra Mendes)
Camaradas,
Agradeço-vos estes comentários.
Queria, mas tal é aqui difícil de fazer, abrir linhas de discussão, não só sobre estes autores, mas outros. Dado que tal é utopia, continuarei por aqui, sobretudo a ler.
um abraço
Xavier Zarco

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 21/06/2010 21:50  Atualizado: 21/06/2010 21:50
 Re: Leituras 20 – Alexis (Alexandra Mendes)/ para alexis
ahahahahahahahahahah!
kakakaahahahahahahah!

Acabei de ter um!!!

Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah!

kakakakaka!

beijo à Alex e abraço ao Xavier.

Enviado por Tópico
Margarete
Publicado: 21/06/2010 22:45  Atualizado: 21/06/2010 22:45
Colaborador
Usuário desde: 10/02/2007
Localidade: braga.
Mensagens: 1199
 Leituras 20 – Alexis (Alexandra Mendes) ao xavier
a alexandra é uma pessoa excelente. uma amiga. uma companheira. uma lutadora. uma heroína. acima de tudo. depois há a escrita, encontro de todos os dias e o lusopoemas como lugar de encontros. e depois há um ciclo de poemas experimentais. como falar de quem gostamos tanto? mais fácil será dizer barbaridades, como por exemplo, dizer que não se lê a alexandra por o que ela escreve ser de baixa qualidade.

um beijo a ambos.
mar.

Enviado por Tópico
Runa
Publicado: 21/06/2010 23:19  Atualizado: 21/06/2010 23:19
Colaborador
Usuário desde: 24/04/2010
Localidade: Santo Antonio Cavaleiros
Mensagens: 1174
 Re: Leituras 20 – Alexis (Alexandra Mendes)
Não sei se foi proprositado, mas acho que fechaste com chave de ouro, esta série de leituras/recomendações sobre os autores aqui do luso. Embora, como dizes algures, esta seja uma visão pessoal, não deixa de ser uma iniciativa de louvar, não só pelo seu conteúdo, mas também pelo esforço e tempo dispendido. Da minha parte, quero aqui deixar expresso o meu agradecimento.

Abraço

Enviado por Tópico
Alexis
Publicado: 22/06/2010 09:31  Atualizado: 22/06/2010 09:43
Colaborador
Usuário desde: 29/10/2008
Localidade: guimarães
Mensagens: 7238
 Re: Leituras 20 – Alexis (Alexandra Mendes) para o xavier zarco e todos os outros
ok.aqui vai.primeiro:que estou espantada,só te digo.sinto-me como uma criança a quem fizeram uma “festa-surpresa”.isto é:sinto-me "mimada" e algo envergonhada também.
mas ultrapassando esse pormenor.devo dizer-te que, na realidade, tenho medo.superá-lo faz parte do meu trabalho interior, o qual é constante.escrever é deveras assustador e um auto-desafio permanente.
de resto tens razão: experimento,tento,luto com as palavras.respiro-as.amo-as.vivo-as.aqui no luso encontrei o local ideal para o fazer.este sítio onde observo,leio,interajo,aprendo,vejo nascer,vejo crescer e onde me sinto a andar também,por entre mais ou menos trôpegas tentativas.sobretudo vivo tudo isto.e tento que a experiência (virtual e real) me enriqueça como ser humano que sou e me estimule ainda mais a escrever e a tentar superar-me sempre.procuro sobretudo "agradar-me",satisfazer-me. o que não é fácil.confesso que sou um bocadinho exigente.considero a capacidade de auto-análise e o poder de auto-crítica ferramentas essenciais ao progresso.tão importante como alguma auto-confiança.o difícil é o equilibrar tudo na balança.
mas ,quanto mais não fosse, pelos amigos que entretanto por cá fiz,já teria valido a pena.é vê-los aqui a exagerar nas palavras só porque o são.eheh.abraço-os.bem forte.são um tesouro que encontrei.
agradeço muito a todos os outros que, não o sendo, me lêem também e vão comigo partilhando pareceres.obrigada,mesmo.bons leitores são tão preciosos como bons escritores.saber ler é uma capacidade que se desenvolve e implica muitos requisitos mentais para além da sensibilidade pura e simples.
quanto às tuas leituras.são as tuas leituras.não coincidirão certamente com as leituras de todos os outros,o que é mais que natural.mas a tua opinião é, na verdade, respeitada porque é fundamentada.e essa é a lição que também pretendeste veicular,certo?é que também para ter opiniões é recomendável observar,sentir,pensar,trabalhar as idéias e articulá-las depois quando for para as exprimir.e tu xavier,não te poupas a esse trabalho.admiro-te por isso,e por outras coisas mais.pelo rigor que impões a ti próprio.pela tua inteligência,os teus conhecimentos,a tua coragem,o teu sentido de humor característico.enfim...não vou agora tecer um rol de elogios,que "até parece mal".eheh.dirão que te estou a "engraxar", embora saibas bem que não sou o género.já tiveste tempo e oportunidade de o constatar.digo o que penso,sem nada que me tolha as escolhas pois sempre me orgulhei da minha independência, a qual que me proporciona uma imensa liberdade.assim me ensinaram a ser.e assim me sinto bem comigo própria.
termino com uma palavra aos que não incluíste nas tuas leituras.eles sabem bem quem gosto de ler.vou por lá dizer de vez em quando.a alguns vou muitas vezes até.que não se sintam NUNCA excluídos do que quer que seja.escrever é também isto:não agradar a toda a gente.às vezes até a ninguém do seu tempo.e ainda assim,ACREDITAR.
por isso:
força aí!observação,introspecção,interacção,trabalho,garra,procura,imaginação,inteligência,sensibilidade,criatividade,superação dos medos:e que vivam as palavras!

O meu muito obrigada a todos,pelo que me dão.

alexandra



Enviado por Tópico
Nanda
Publicado: 25/06/2010 11:40  Atualizado: 25/06/2010 11:40
Membro de honra
Usuário desde: 14/08/2007
Localidade: Setúbal
Mensagens: 11076
 Re: Leituras 20 – Alexis (Alexandra Mendes)
Xavier,
A Alexis é uma lufada de ar fresco a par da qualidade.
Para ela um beijinho grande
Outro para ti
Nanda