Crónicas : 

AO MEU IRMÃO ZÉ SILVEIRA DO BRASIL....SEMPRE

 
Não podia me calar, depois do comentário que fiz ao meu bom amigo Zé Silveira, no seu bem-humorado poema sobre o nosso 0x0 diante de Portugal, nosso avozinho querido, como chamou Manuel Bandeira, num de seus poemas.
O que quis dizer, como jornalista e crítico, que nunca vi uma Copa do Mundo tão medíocre como esta, onde as equipes se nivelam por baixo É que o Brasil joga aquém do que devia e sabe jogar. Quando se diz que o goleiro,o Júlio, no caso do Brasil, que leva o meu nome, foi o melhor homem em campo, é triste. O ato mais solitário no futebol é o do goleiro - alguém melhor do que eu já disse isso, creio que foi o poeta e colega jornalista Armando Nogueira, desaparecido faz pouco.
O que eu disse ou quis dizer é que nos falta o futebol alegre. Este não é o futebol brasileiro, das pernas tortas de Garrincha, do impensável de Pelé, do calcanhar mágico de Sócrates, dos imprevisíveis de Zico, o nosso Galinho de Quintino, aí do nosso Rio. E até a suposta cegueira de Tostão, cuja genialidade o possibilitava jogar sem bola: quem tem boa memória deve se lembrar do passe que ele deu a Jairzinho na Copa de 70 contra a Inglaterra.
Falta-nos a criatividade, a molecagem,que muitas fez com que o mundo a nós muitas vezes se curvasse.
Temos o melhor futebol do mundo, é claro. E não precisamos jogar com três volantes contra equipes menores. Meu Deus, por que não levaram para a Copa
os meninos do Santos, com o futebol alegre que nos encantam? E olhe que duvido alguém seja mais apaixonado pelo Corínthians do que eu. Por que desprezar Paulo Henrique Ganso ou Neymar? Por serem jovens demais?
Você, Zé, como eu sabe, temos quase a mesma idade: Pelé foi campeão e encantou ao mundo com dezessete anos. Quem sabe, sabe. Vai-nos custar o hexa a falta desses meninos. Mas nos livraremos de Dunga. Não sei se passamos pelo Chile, uma equipe bem estruturada. Mas aí o Dunga que explique. Ele ganha pra isso. E bem mais do que nós.
Beijo,

j.

____________

júlio


Júlio Saraiva

 
Autor
Julio Saraiva
 
Texto
Data
Leituras
1026
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
4 pontos
4
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Branca
Publicado: 26/06/2010 02:50  Atualizado: 26/06/2010 02:50
Colaborador
Usuário desde: 05/05/2009
Localidade: Brasil
Mensagens: 3024
 Re: AO MEU IRMÃO ZÉ SILVEIRA DO BRASIL....SEMPRE
Olá meu querido Júlio,
Faz tempo que não comento algo seu, mas sempre leio, o que me falta é tempo pra comentar, mas nem sei o que me bateu na cabeça, mas deu vontade de comentar esse teu texto.
O pior é que não entendo nada de futebol, mas deixo meu comentário sem muita pretensão.
Bem, quando li sobre sua decepção com a atual seleção e o saudosismo com nossos craques do passado, cheguei a conclusão, que antes no futebol, lá pelas décadas de 60 e 70, que havia mais arte no futebol.
Hoje se fala tanto em técnica, métodos, e o diabo a quatro, e no passado os pobre jogadores eram menos cercados com tanta tecnologia, tanto médico, massagista, aparelhos, etc, etc...
Lembro das imagens do Guarrincha, seus dribles com a bola, ah..., isso era pura arte, ginga, coração nos pés.
Bem, talves hajam atletas assim, mesmo hoje, mas incrementam demais, e a coisa parece-me mais "plastificada".
Bem, fica minha opinião talvez boba, mas deu vontade de deixar meu comentário.
Um grande beijo pra ti.
Branca.


Enviado por Tópico
Nanda
Publicado: 26/06/2010 07:08  Atualizado: 26/06/2010 07:08
Membro de honra
Usuário desde: 14/08/2007
Localidade: Setúbal
Mensagens: 11076
 Re: AO MEU IRMÃO ZÉ SILVEIRA DO BRASIL....SEMPRE
Júlio,
Nada entendo de futebol e só eu sei o que sofri na hora do jogo. Sim porque o País parou, haja consciência disso.
Por mim falo que tendo nós noção da superioridade do Brasil, pela forma como o futebol já nasceu entranhado na alma brasileira, o resultado foi o expectável e necessário para um povo tão vazio de esperança em todas as outras áreas.
Assim nos damos por satisfeitos, até porque em campo estavam duas equipas irmãs de alma e coração.
Um beijo para ti e um bom fim-de-semana
Nanda