Crónicas : 

HÁ DIAS EM QUE MELHOR FÔRA...

 
 


Começo a acreditar em que há dias em que melhor fora não sair de casa. Isto partindo do principio – pouco consistente – de que em casa se não correm riscos…
Há pouco fui ao Porto, de expresso, o que naturalmente limita a capacidade de movimentos na cidade.
Precisei de um táxi para ir à zona da Boavista. Conseguir o táxi não foi difícil, mas tratar com o taxista foi mais complicado.
O facto de não me recordar do nome da rua quando nos aproximávamos da área pretendida, fez estrebuchar o taxista. Como lhe não aceitasse a exaltação, estrebuchei também. Trocamos duas palavras que se não foram agressivas, foram pelo menos pouco simpáticas. Mandei-o parar, paguei-lhe e fechei a porta com francamente pouca delicadeza, do que logo me arrependi, diga-se. Cada um seguiu o seu caminho. Eu, senhor das minhas razões, mas ele, por certo, não menos ciente das dele…
Como de táxi já bastasse para o dia, tentei depois o autocarro para o regresso à Baixa. Exibi uma nota de 50 euros (era o que tinha), e o motorista “convidou-me” a abandonar o “omnibus” por não ter troco, o que fiz entre obediente e confuso, por de momento ficar sem ideias claras sobre os direitos que me pudessem assistir.
Saí portanto obedientemente…
Á hora do almoço não tinha apetite e por isso mandei vir uma simples “francesinha”, coisa que à partida, não enche barriga a ninguém. Perdoem-me as francesas que o são de facto… Estava dura que nem prego, pelo que metade me bastou para matar o magro apetite, apesar de, para cumulo, não ter sido nada magro o seu custo. Ainda tive vontade de regatear, mas o sentimento de fracasso era já o que parecia estar-me destinado neste dia.
Porém, o mais insólito esperava-me para a viagem de retorno.
Instantes depois de ocupar o meu lugar, senta-se à minha beira uma miúda de uns dois anitos, que desde logo evidenciou a irrequietude da idade. Tudo bem e em nada me importunou, como é óbvio.
Passado algum tempo, como ninguém dirigisse a palavra à garota, o que passou a parecer-me estranho, uma natural curiosidade fez-me olhar em derredor. Como à frente se tinha sentado uma mulher com uma criança, admiti que fossem a mãe e uma irmãzita. Mas essa hipótese desvaneceu-se quando constatei que entre as duas crianças não havia qualquer relação, limitando-se a trocarem-se os olharezitos. O mistério – que ainda o não era bem, - começou a adensar-se.
Por altura da Trofa –meio caminho andado e quando a miúda dormia profundamente apoiada no meu braço(uma certa ternura até)- o problema da filiação da catraia começa a pôr-se-me com mais acuidade, sempre confiante de que o imbróglio se esclarecesse. Mas indícios de familiares ou equiparados, nada. Que a catraia tivesse tomado o autocarro por sua alta recreação, também não era hipótese de admitir.
A situação toma foros de quase “drama” quando o autocarro pára no destino- O pessoal vai saindo, saindo. Eu numa justíssima expectativa, enquanto que a criança ressona tranquila no meu braço.
Quando saíam as últimas pessoas, decido-me a levantar a voz e a perguntar se aquela miúda não tinha dono! É nesta altura que lá de traz ouço a tranquilizante exclamação: “a menina é minha, a menina é minha!”. Respiro fundo, por me sentir liberto do risco de uma adopção francamente pouco oportuna…

ANTONIUS

 
Autor
luciusantonius
 
Texto
Data
Leituras
1400
Favoritos
1
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
12 pontos
4
0
1
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Alexis
Publicado: 20/07/2010 20:40  Atualizado: 20/07/2010 20:40
Colaborador
Usuário desde: 29/10/2008
Localidade: guimarães
Mensagens: 7238
 Re: HÁ DIAS EM QUE MELHOR FÔRA...luciusantonius


bem...lá vou eu citar um meu amigo e aquela sua velha frase:há dias de manhã,que um tipo,de tarde,não pode sair à noite.isto é:dias condenados do princípio ao fim.rsrsr.mas o texto ficou excelente e as coisas lá se resolveram da melhor maneira,não foi antonius?eheh...gostei de o ler.

abraço,
alex

Enviado por Tópico
eduardas
Publicado: 20/07/2010 21:14  Atualizado: 20/07/2010 21:14
Colaborador
Usuário desde: 19/10/2008
Localidade: Lisboa
Mensagens: 3731
 Re: HÁ DIAS EM QUE MELHOR FÔRA...p/Antonius
Isso não foi uma viagem! Um autêntico filme de Tim Burton.

Mas como sempre, uma agradável visita e leitura.

bj
Eduarda.

Enviado por Tópico
AnaCoelho
Publicado: 20/07/2010 21:18  Atualizado: 20/07/2010 21:19
Membro de honra
Usuário desde: 09/05/2008
Localidade: Carregado-Alenquer
Mensagens: 11253
 Re: HÁ DIAS EM QUE MELHOR FÔRA...
Uma crônica que nos faz meditar na sociadade em que vivemos, um taxista nervoso vitima do stress (talvez), os serviços que cada vez respeitam menos os clientes (utentes) sei bem o que isso é, a obrigação de mesmo a pagar termos que fazer o que os "patrões" impôem e por fim não menos grave alguem que deixa uma criança em abandono.

Beijos

Enviado por Tópico
Marcio_JR
Publicado: 23/07/2010 01:44  Atualizado: 23/07/2010 01:44
Participativo
Usuário desde: 22/07/2010
Localidade: Curitiba / Brasil
Mensagens: 14
 Re: HÁ DIAS EM QUE MELHOR FÔRA...
É, Antonius... em alguns dias, a melhor coisa é esperar a noite chegar. E, por vezes, torcer que ela chegue bem rapidamente.

Excelente crônica.