Crónicas : 

ATÉ QUE PONTO O AMBIENTE INFLUENCIA NO DESENVOLVIMENTO DO INDIVÍDUO

 

Comumente ouvimos a expressão: "o homem é produto do meio." Não podemos descartar o fato contundente de que, para toda regra há exceção.

O ser humano traz em si uma multiplicidade de sentires; surpreendem-nos em suas ações e reações. Assim sendo, o homem se torna uma incógnita, por muitas vezes, surpreendendo a si próprio. Isso, diante do fato de que somos seres “fabricados.”

Somos, tal qual, uma placa mãe - virgem - que, tende a receber em si informações não próprias. Aderimos aos ensinamentos impostos; às convenções, sistemas, dogmas, conceitos e pré-conceitos.
Somos o que nos fizeram ser. O nosso “eu” geralmente se encontra adormecido, até chegar o momento da ruptura; do despertar do vulcão adormecido. O nosso verdadeiro caráter, a essência, o nosso psiquê fluirão. De forma que, os fatores externos, tais quais, o próprio habitat, ou ambiente casual; tanto quanto, os ensinamentos adquiridos, exercem sim, grande influência no indivíduo, sendo a causa dos conflitos internos; da aparente rebelião - momento de ruptura, de transição, sobre o que nos foi imposto por longo tempo, e, o momento do surgimento do nosso “eu oculto.” Pura questão de fluência da essência.
No preparo de uma feijoada, se encontram vários ingredientes que, por estarem em um mesmo caldeirão, receberão o mesmo gosto, porém, a essência de cada um deles permanecerá: costeletas de porco serão sempre costeletas de porco, e, assim, sucessivamente.
Às causas externas influenciam no comportamento do indivíduo, até o momento de sua ruptura, com a dualidade nele existente: fatores internos e externos, ou seja: essência e formação imposta, adquirida.

Chegando porém, essa ruptura - quando o indivíduo se assume, firmemente demonstrando o seu verdadeiro eu, os fatores externos, não mais exercerão sobre si efeito.

...“A garça a ave de plumagem mais branca se alimenta do mangue e não se suja.”)

autor desconhecido.



EstherRogessi.
Escritora UBE. Mat.3963. Artigo: Até Que Ponto...? Categoria: Narrativa.25/07/10. Imagem:Web




Quando descobri o que sou para Deus a opinião da oposição, a meu respeito perdeu o efeito; quando me conscientizei do que Deus é para mim dispensei intermediários.

http://www.facebook.com/impfavpe

http://revistaarchivosdelsur.blogspot.com...

 
Autor
Esther
Autor
 
Texto
Data
Leituras
2933
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.