Crónicas : 

O AVARENTO

 


O avarento não gosta de pessoas, evita-as sempre que pode e acha que lhe devem alguma coisa. É somítico e agarrado às suas coisas e ao dinheiro, como se isso fosse o mais importante na vida, o que para ele assim é. É mesquinho e não divide nada com ninguém, forreta até mais não é carrancudo e nunca é prestável.
É antipático e caminha de nariz empinado, julgando ter o mundo nas mãos. Os bens materiais são o mais importante para si e está sempre actualizando o seu dinheiro. Suas conversas são sempre as mesmas, que a vida lhe cobra de mais e que lhe estão a roubar constantemente.

O avaro é forreta, nunca despende dinheiro com os amigos, quando estes se juntam para desfrutar um bom dia, num bar ou num restaurante, ficando à espera que sejam os outros a antecipar-se e a pagar as despesas. Isso em nada o incomoda, acha mesmo que é uma obrigação dos outros pagarem por aquilo que se serviu. Então não admira que tenha poucos amigos e conhecidos, que tudo fazem para o evitar, fazendo o possível para não o encontrar, para não ficarem expostos à avareza do dito cujo. A avareza é um defeito de personalidade mas que não é reconhecida como tal pelo sovina.

Nunca gasta mais do que o essencial, e às vezes nem isso, recuando nos gastos e regateando com tudo e com todos, por tudo e por nada. Põe-se de parte dos outros, quando o que implica é o dinheiro, ou emprestar qualquer coisa, a alguém. Somítico como não outro, passa a vida no Banco para ver o seu tesouro e garantir que está tudo em ordem. É lúgubre e mal intencionado, nunca tem uma palavra de apreço para com ninguém, e é mal-humorado. O seu mal humor afasta-o das pessoas, o que não o incomoda particularmente, pois está habituado a andar sozinho, com toda a arrogância do mundo.

Os poucos amigos do avarento, são-no por fidelidade que vem desde as primícias do tempo, em que o conheceram. Como são virtuosos desculpam o defeito do amigo, não deixando de o censurar sempre que a ocasião assim obriga. Mas em boa verdade o avarento não tem amigos, tem conhecidos e anda sempre sozinho, só o vendo acompanhado se for para ganhar alguma coisa com isso, tirando proveito dos outros. Quando a questão é dinheiro é agarrado e discute arduamente e convictamente, daquilo que conhece, por força de seu carácter mesquinho. O Avarento é aquele que é apegado a bens materiais e ao dinheiro.

O avarento entra em discussões sistemáticas, quando se trata de defender o seu dinheiro, achando que os outros é que são agarrados e desvirtuam a sua índole. Não é muito próximo afectivamente de ninguém e as suas relações são parcas e interesseiras. Regozija-se e manifesta-se feliz secretamente (ou não) com o mal de outrem, não importando a quem. É traiçoeiro e sorri de soslaio da vida dos outros.
Nunca olha olhos nos olhos e vira costas às pessoas, quando estas deixam de ter importância, para com os seus interesses somíticos. O avarento gosta de sua aparência pró riquismo e ornamenta-se dos mais variados objectos, é simulado.

Jorge Humberto
28/08/10


 
Autor
jorgehumberto
 
Texto
Data
Leituras
1505
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.