Crónicas : 

Atenção: vírus da perspectiva!!!

 
Atenção: descobri recentemente um género de pessoa de aparência normal, pessoas que saem de casa para os seus empregos, andam no meio de nós, alguns têm filhos, outros têm queda para jogos de mesa, que são, os Dependentes da Perspectiva!
Passo a explicar: é uma espécie de pessoa, digamos, possuída por um bicho-de-sete-cabeças. Vou tentar explicar melhor: os dependentes da perspectiva, embora não coloquem a vida dos outros em causa, são seres que vêem o mundo de ângulos diferentes daquele a que estamos habituados. Vejamos os exemplos.

Em plena luz do dia, andei pelas ruas para encontrar alguns destes seres misteriosos e olhem e pasmem-se com o resultado da análise:

- Bom dia, então você tem a dependência da perspectiva.

- Agora não, mas fui um grande perspectivador, perspectivava por tudo e por nada. Não havia perspectiva que eu não perspectivasse. Uma loucura.
Na época em que me iniciei, isto há vinte anos, éramos só uns poucos, agora o mundo está como está, toda a gente perspectiva-se e não há nada a fazer. Aliás quem nunca se perspectivou que atire a primeira pedra!

Depois encontrei uma senhora bem dotada da cintura:

- Ó meu menino, dantes perspectivava que era uma coisa doce, agora, com tanta perspectivânia por aí, faço só umas perspectivazinhas de vez em quando. É a vida sabe.

Pois…o certo meus senhores, é que a perspectiva tornou-se num fenómeno a nível mundial, podemos ter a sorte de sair à rua e encontrar um dúzia de tóxico-perpectivadores, mas não é fácil, não é porque eles isolam-se e só saem cá para fora quando a perspectiva é alta. Fora isso, ficam em casa a ressacar de perspectivâncias.
Noutra rua mais abaixo encontrei um sem querer:

- Amigo, e perspectivas?

- Ó pá, deixa-te de perspectivações! O Tony é que tinha razão, pá, quando dizia, ó palerma, perspectivas há muitas! Mas infelizmente, pá, foi-se, teve uma perspectiva aguda e caiu para o lado. Certo que ele também abusava, pá, começava logo de manhã a perspectivar e só parava, pá, quando ficava perspectivamente fixe. Eu bem lhe dizia, tony, não te perspectives tanto, pá. Mas que querem, não deu ouvidos e perspectivou-se todo.
Eu cá por mim vou perspectivando de mansinho, pá, que é para não tropeçar numa perspectivazeca qualquer.

Outro dependentiólitico:

- A perspectiva não existe! Isso foi um modo operandis para controlar as mentes dos pequenos perspectivadores. A minha tese baseia-se num único pilar, A Respectiva, que é prima da perspectiva, mas só que não faz é tão mal à cabecinha.

E já agora, Deus existe?

- Bem, isso já depende da perspectiva. A respectiva neste caso não mete o nariz por causa dos efeitos retardados.

- Não entendo…

- Não é fácil, não senhor. Tenho debatido arduamente sobre estas duas questões fundamentais e espero que daqui a poucos anos a ordem cientifica aprove o diploma. No fundo, a respectiva anula o efeito da perspectiva. Ou seja, quando alguém está com aquela perspectivez toda, imediatamente dou-lhe com a respectiva respectiva, e o caso fica por aí.

Depois um padre:

- Nem me fale nisso, ó alma perdida! Com tantos perspectivadores por aí que o mundo vai acabar por ir para o perspectivalho. Isso é obra do demónio! Saiba que no velho testamento já dizia: não te perspectives com o alheio!

A um adiantado mental:

- Boas, e a perspectiva?
- Perspéquê? Eu conheço-o? Onde tá a minha mãe? Socoooorrro, está aqui um perspéquê a querer-me perspéquicar!

Como vêem, estes foram alguns exemplos daquilo que lentamente vai endrominando as cabeças do séc. XXI. A perspectiva entra e sai sem que ninguém se aperceba. Você sabe lá se a senhora que lhe põe o café à frente dos olhos não será também ela uma perspectivazona com perspectivas de.

Aviso: há que ter atenção a este novo olhar sobre todas as coisas, pois é como um rio que vai crescendo sem ninguém dar por nada e, o que não falta por aí, são seres com vontade de nos ver pelas costas e perspectivar-nos.
Não se deixe ir pela manada, reze para que nunca lhe sobre uma, nem perspectivazinha sequer. Ponha-se ao largo quando alguém lhe vier perspectibasófias, certifica-se que não entrou em contágio de espécie alguma que é para não cair em perspectivófobia.
Por isso é que eu, pelo sim, pelo não, quando alguém se me aproxima e pergunta-me: Flávio, e perspectivas para o futuro? Apenas respondo: NENHUMAS!!!
 
Autor
flavio silver
 
Texto
Data
Leituras
1598
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
5 pontos
5
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
franciscopeixoto
Publicado: 02/09/2010 02:12  Atualizado: 02/09/2010 02:12
Muito Participativo
Usuário desde: 12/07/2010
Localidade: ilhavo-Portugal
Mensagens: 78
 Re: Atenção: vírus da perspectiva!!!
muito bem, o seu texto e a resposta final...

eu para variar responderia assim: que um dia seja passado.(depois de ter lido o seu texto)

abraço

Enviado por Tópico
Rogério Beça
Publicado: 02/09/2010 10:02  Atualizado: 02/09/2010 10:02
Usuário desde: 06/11/2007
Localidade:
Mensagens: 1932
 Re: Atenção: vírus da perspectiva!!!
Bom, eu também não tenho nenhuma prespectiva em relação a isto... eh, eh...

Abraço.

Enviado por Tópico
sampaiorego
Publicado: 02/09/2010 10:14  Atualizado: 02/09/2010 10:14
Membro de honra
Usuário desde: 31/03/2010
Localidade: algures virado para o mar com gaivotas
Mensagens: 1147
 Re: Atenção: vírus da perspectiva!!!
perpectivo um dia dizer-te que gosto de te ler. arranjei esta perspectiva para poder comentar o teu texto - também não tenho perspectivas.

abraço

sampaio(r)ego


Enviado por Tópico
AnaMartins
Publicado: 07/09/2010 00:32  Atualizado: 07/09/2010 00:32
Colaborador
Usuário desde: 25/05/2009
Localidade: Porto
Mensagens: 2220
 Re: Atenção: vírus da perspectiva!!!
Pois...basicamente as perspectivas só fodem uma pessoa, sem direito a happy ending, que é com quem diz, sem um O dos grandes.

Beijo sem perspectivas. Rssss