Crónicas : 

MEIAS VERDADES E INVERDADES OU A OMISSÃO DO HOMEM PELA MENTIRA

 


Há muitas verdades, a verdade de cada um, meias verdades (para poupar os amigos ou familiares de aborrecimentos ou desgostos), mas há só uma verdade universal, que é não mentir. Quanto às meias verdades, é a omissão da verdade que mais tarde ou mais cedo, se vem a saber, e, creiam-me, sofre-se demais quando se sabe mais tarde, o que se devia ter dito logo à partida, do que optar por contar a verdade, logo de princípio. A mentira tem perna curta e depressa se enreda em si mesma, acabando por se trair. Foi por não se falar verdade, que a mentira (ou a omissão da verdade, com as meias verdades), alcançou êxito.

A mentira é uma bola de neve, que vai acumulando inverdades atrás de inverdades, até se tornar numa falsidade ou numa ilusão, que a todos engana.
Por isso a verdade deve ser sempre dita, com a inexistência de meias verdades,
porque a bola cresce e vira omissão e daí passa a mentira, gradualmente. Se queres poupar alguém que te é querido de desgostos, conta-lhe a verdade com o coração nas mãos e fica a seu lado chorando com ele, não lhe contes meias verdades, que mais à frente podem ser entendidas como mentiras deliberadas, por isso, mesmo que doa, fala sempre a verdade.

Não há sim nem não, existe só a verdade ou a falta desta, e chama-se mentira. Que direito tenho eu em contar uma meia verdade, que se vem a saber mais tarde ser uma mentira, só porque não contei a verdade? Assim as meias verdades, são inverdades, logo mentiras, nuas e cruas. Eu não entendo as meias verdades, como as que para evitar sofrimentos, « poupar» o outro da dor, é não privar este de se lhe dizer a verdade, por mais que doa ou constranja. Se se vai pelo caminho das meias verdades, rapidamente se torna um vício e passa-se a ser um mentiroso
por opção, que virará doença, perdendo-se a capacidade e a noção da «verdade».

Há a verdade e a mentira, meias verdades não existem, para a compreensão, pois
tarde ou cedo se saberá, quem é quem, ou quê é o quê. A verdade acima de tudo, acima de nós, como princípio básico e valor moral, a levar em conta para as nossas vidas. Nunca falo uma meia verdade, só a verdade, a minha verdade é certo, mas a verdade sem nada de premeio. No meu passado já fui falso, menti e omiti, mas esse não era eu, estava dominado por uma doença, um vício, e tornei a mentira, as inverdades, as meias verdades, noutro dominador comum, noutro vício. Mas deixei de ser tendencioso e imoral, para passar a dizer a verdade.

Muitos não entendem isto, porque se vive numa sociedade de libertinagem, depravação e de hábitos inveterados. A meia verdade é um hábito inveterado, que depressa vira mentira e costume. Por vezes dói dizer ou ouvir a verdade, mas ela é necessária, para se viver em sociedade e comunidade, com todo o altruísmo possível e alcançável, ao Homem. Precisamos acreditar em nós como seres imortais, que vão de descendência em descendência, criando uma árvore genealógica, que se quer credível e de valores acrescentados. Diz não às inverdades, à mentira, às meias verdades, e alcança a «verdade».

Jorge Humberto
17/09/10

 
Autor
jorgehumberto
 
Texto
Data
Leituras
2435
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.