Textos -> Outros : 

O QUE EU GOSTO MESMO É DE COZINHAR...

 
Tags:  escrever    COZINHAR    alimentar-se  
 
.


Gê Muniz

O QUE EU GOSTO MESMO É DE COZINHAR...


Eu gosto mesmo é de ficar na cozinha mexendo a colher numa panela com umas comidinhas que eu acho saborosas. O som do CD flutua ao ambiente em volume alto reproduzindo boas músicas lisérgicas. Um copo de cerveja bestamente gelada orna e se destaca sobre a pia bagunçada. Nos tempos de frio, bem pode ser um copo de vinho tinto. Os sons crispados e perfumados dos elementos frigidos e cozidos ao fogo ajustado devem falar por olores que me despertem o apetite de querer sentir os sabores à língua, à boca. E como é bom trocar impressões e idéias conjuntamente à feitura e disposição dos ingredientes. Para ajudar, se há uma mulher ao lado conversando enquanto trabalho, o luxo do instante ganha prazer redobrado. O feminino encorpa qualquer caldo e traz ao prato um tempero especial, diferenciado. É só observar a delicadeza com que uma mulher despeja uma especiaria a uma carne, a um guisado, por exemplo, contrapondo-se às mãos toscas e desjeitosas dos homens - Mas tem um detalhe nada desimportante que me festeja à presença feminina. A voz amaciada de uma mulher nos ecos dos azulejos e ladrilhos da cozinha, traz-me arrepios à nuca. Engraçado. Nunca havia reparado nesse detalhe até há pouco tempo, mas fazendo uma viagem ao passado constatei que sempre senti esses calafrios espinais. E só ocorrem na cozinha e enquanto cozinho ao lado das mulheres. É muito bom de perceber-se de como a voz feminil somatiza-se aos aromas que entram pela via nasal e sensibilizam-me toda a região circundante à cabeça e pescoço. Coisa de doido. Um doido eriçado - Enquanto desenvolvo a refeição ou, até, pequenos petiscos, sempre como ali mesmo, ao pé do fogão, sozinho, a quota que tenho a digerir para sanar-me a gulosice. Depois de pronta a "arte", apenas a sirvo aos outros. Jamais participo da comilança. Daí então o meu divertimento é apenas observar nos outros as reações aos sabores. Alguns manjam, se lambuzam e estão o tempo todo a rondarem o prato. Outros apenas apreciam com moderação e uns, ainda, detestam, detestarão, detestariam e recomendam, sem reservas, a pizzaria ao lado de casa, que, diga-se de passagem é muito boa. Mesmo oferecendo-se um jantar boca-livre, há implacavelmente um preço caro a se pagar que não é necessariamente o custo dos componentes alimentícios. Mas vale-me muito e todo esse processo me presenteia e me satisfaz nos meandros do "alimentar-me" e "alimentar". Esse caos culinário gerado é o meu paraíso.

Escrever, para mim, também resume-se apenas a isso só que transportado às letras. Eu nem poderia ou saberia alimentar a minha alma de uma forma diversa à carne.
 
Autor
GeMuniz
Autor
 
Texto
Data
Leituras
2954
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
9 pontos
9
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
carolcarolina
Publicado: 07/10/2010 03:44  Atualizado: 07/10/2010 11:16
Colaborador
Usuário desde: 24/01/2010
Localidade: RS/Brasil
Mensagens: 9299
 Re: O QUE EU GOSTO MESMO É DE COZINHAR...
Amigo Poeta
Gê!

Os homens geralmente, podem não serem jeitosos na cozinha, mas cozinham muito bem.
Eu conheci um senhor que tinha no porta malas do carro, fogão, mini industrial, panelas tudo para cozinhar, e cozinhava muito bem.
Nós mulheres somos mais nojentas digamos assim.
Eu gosto de lavar tudo, tem quem não lave o arroz, eu lavo,geralmente ninguém lava.
Mas o seu grude deve ser de primeira, se não tiver cebola deve ser um manjar dos deuses, odeio cebola.
Até deu fome rsrs.
Bjo no coração
♫Carol
Open in new window

Olha eu de volta!
Não é birra não, eu coloco cebola na comida, mas tem que cozinhar até sumir, se sentir gosto, ou ver pedaços não tem jeito. Uma senhora que ia na minha casa, disse para a minha mãe colocar cebolas e pegar um chinelo que dai eu comeria.É claro em criança, mas minha mãe não fez essa maldade comigo, eu comia de tudo, não era criança enjoada.
O meu problema é aquele cheiro horrível, quando sinto até a enxaqueca aparece.
Desculpa o jornalzinho.


Enviado por Tópico
anakosby
Publicado: 07/10/2010 11:02  Atualizado: 07/10/2010 11:02
Colaborador
Usuário desde: 12/04/2010
Localidade: Torres
Mensagens: 1739
 Re: O QUE EU GOSTO MESMO É DE COZINHAR...
A vida é uma grande metáfora.

BEIJO.

Adorei-te em prosa.


Enviado por Tópico
KitiMotta
Publicado: 07/10/2010 19:55  Atualizado: 07/10/2010 20:24
Super Participativo
Usuário desde: 06/09/2010
Localidade: Sao Paulo
Mensagens: 104
 Re: O QUE EU GOSTO MESMO É DE COZINHAR...
Gê,

Muito interessante seu texto.
Prendeu a atenção.

Um beijo

Kiti



Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 08/10/2010 00:21  Atualizado: 08/10/2010 00:21
 Re: O QUE EU GOSTO MESMO É DE COZINHAR...
E o que eu gosto mesmo é de comer! Sua crônica é uma bela deliciosa homenagem à figura feminina, no altar do teu fogão. Quando o menu for "Pato no tucupi", ou um belo pirarucu (tem que falar rápido e sem interrogar) pelamordideus, seu Gê, me convida.
Passa um mail ao Jack.
Bj,
serabene.