Crónicas : 

VIOLINISTA SONHADOR

 
Violinista sonhador

José Refinado é 2º violino da Orquestra Filarmónica do Porto, e é com verdadeira paixão que se desempenha do seu artístico mister. Não raras vezes quase se sente saído da realidade no encantamento que lhe chega dos sons agudos do seu próprio violino. Dir-se-á que chega a deslumbrar-se consigo mesmo, com aquilo de que é capaz, perguntando-se com frequência porque não foi ainda promovido a 1º violino.

Hoje dia 5 de Outubro e comemorando a Republicana data, há concerto na Igreja da Lapa, acontecimento que, como sempre, toma conta do pensamento de José Refinado.
A dada altura do concerto, em plena execução da serenata de Schubbert , no decurso de um agudíssimo si-bemol, José Refinado sente que o arco do violino se lhe solta da mão e sobe serenamente pelo escuro da noite, num céu que se lhe evidencia para além do concreto da cúpula da igreja.
O músico sente-se planar num mundo estonteantemente belo e o arco do violino lá segue a sua rota até que incrível toca na lua prodigiosamente cheia. Desfazendo-se esta num mundo de cor e de sons que inebria a alma do primoroso executante. Realizado este prodígio que o desconcerta, o ousado e transgressor arco do violino volteia e revolteia em torno da miríade de luzes em que a Lua se desfizera, regressando como uma flecha na direcção do inseparável instrumento.
Neste instante o estridente bater da batuta do maestro no respectivo cavalete, trás José Refinado ao real, permitindo-lhe ainda escutar o único som da orquestra inteiramente desfasado do rigor da partitura, o do si-bemol do seu próprio violino, que teria andado pelas nuvens. O esgar com que é olhado pelo maestro em desaprovação não deixa de prevenir o dedicado violinista de que a sua promoção não está para já.


Antonius



 
Autor
luciusantonius
 
Texto
Data
Leituras
1172
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
3 pontos
3
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
JBMendes
Publicado: 10/10/2010 17:32  Atualizado: 10/10/2010 17:32
Autores Clássicos
Usuário desde: 13/02/2010
Localidade:
Mensagens: 5222
 Re: VIOLINISTA SONHADOR
Querido cronista LUCIUS - Mais uma vez me deliciei, com a sua crênica, Olha amigo!: As vezes, parte do 2olino, que mais frequentemente compôem o acorde, é mais dificil do do que o 1o...
Um abraço fraterno
JBMendes


Enviado por Tópico
ÔNIX
Publicado: 19/10/2010 10:27  Atualizado: 19/10/2010 10:27
Membro de honra
Usuário desde: 08/09/2009
Localidade: Lisboa
Mensagens: 2683
 Re: VIOLINISTA SONHADOR
Na verdade o som do violino é algo de maravilhoso...

Gostei deste texto

Beijo

Dolores Marques