Textos -> Tristeza : 

OS DENUNCIADORES, (EXPLICAÇÃO)

 
Tags:  trabalho    denuncia  
 
Ontem publiquei aqui um texto intitulado OS DENUNCIADORES e hoje volto com este mesmo tema, pois que como de costume há pessoas que lendo um texto só o lêem como lhes convêm e aproveitam logo para fazer uma critica , não ao texto mas a quem o escreveu.

Ora, não sendo eu muito inteligente, sou suficientemente inteligente para saber que não sou, e mal grado haver quem diga que eu não sei o que digo, se não estou enganado, pode acontecer, ainda sei.

Ora o texto em questão, tratava de falar das mentalidades de certas pessoas que denunciam outros, mais por inveja do que por solidariedade com o fisco.
Em França, o tempo das vacas gordas acabou e há já algum tempo, não é de agora. Os portugueses que por aqui labutam duramente, principalmente na construção civil, para conseguir um melhor rendimento, muitos trabalham sete dias em sete e à tarde depois de terem acabado o dia de trabalho , vão fazer uns biscatos para os amigos, vizinhos ou simples conhecidos, conseguindo assim amealhar mais um pouco para voltarem mais tarde a Portugal tendo já construído a sua casinha.
Esse trabalho extra, claro está, não é declarado, e há os chamados amigos, portugueses como eles que os denunciam com fotografias em apoio da denúncia. Isto foi dito por um gendarme que está próximo da reforma e que criticou esta forma de estar, e criticando mesmo os portugueses.
Logo me foi dito por alguém, que era muito bem esta forma de estar, pois que se devia declarar ao fisco, etc etc.
Se fosse um patrão que o fizesse, até é natural que seja acusado de não declarar o trabalho, aí sim, tem a obrigação de o fazer, mas um pedreiro, que vai depois das sete horas de trabalho se cansar para ganhar 30 ou 40 euros, o denunciar, meus amigos!...
Mas quem os denuncia? Os invejosos que não são capazes de o fazer porque a falta de coragem é muita. Estes sim, eu critico.

A. da fonseca


SOU COMO SOU E NÃO COMO OS OUTROS QUEIRAM QUE EU SEJA

Sociedade Portuguesa de Autores a Lisboa
AUTOR Nº 16430
http://sacavempoesia.blogspot.com em português
http://monplaisiramoi.eklablog.com. contos para as crianças de 3 à 103 ans
http://a...

 
Autor
Alberto da fonseca
 
Texto
Data
Leituras
1246
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
10 pontos
10
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 15/10/2010 17:51  Atualizado: 15/10/2010 17:55
 Re: OS DENUNCIADORES, (EXPLICAÇÃO)
Senhor Conde, sou em Portugal, como sabe, professor. Ganho portanto mal e nao tenho maneira de fugir aos impostos. Mesmo quando quero ganhar mais umas massas e cansar-me ainda mais no final de um dia de trabalho.
E sou escritor, mesmo assim continuo a declarar tudo o que ganho.
Eu acho que quero ir para França e ser pedreiro.
O gendarme seu amigo, se conhecer algum empregador, que mande dizer por si, se fizer favor.
Muito grato.








Enviado por Tópico
RoqueSilveira
Publicado: 17/10/2010 15:52  Atualizado: 17/10/2010 15:52
Membro de honra
Usuário desde: 31/03/2008
Localidade: Braga
Mensagens: 8102
 Re: OS DENUNCIADORES, (EXPLICAÇÃO)
catalogar de invejoso o denunciador de quem trabalha fugindo ao fisco é como incitar ao crime de fraude fiscal: a fraude prejudica todos e ninguém tem o direito de o fazer. é na raiz que se extirpa o mal. sem a fraude não existiria o denunciador nem o "invejoso"
no entanto, como diz o povo, cada um julga os outros por si. invejoso?