Crónicas : 

Lucidez na informação

 
Tags:  bom senso    sentido da realidade  
 
Lucidez na Informação

Em paralelo com programas de TV que valem a pena, não é raro sermos contemplados com outros que não valem a pena e outros ainda que nem valem nem deixam de valer.
Quero referir-me, espero que em termos rápidos, a um que tenho de incluir nesta ultima série colocado no ar há uns dois dias; o jornalista, pelo que constatamos pretendia por em evidência os efeitos nocivos do previsto orçamento nas famílias portuguesas. Só que foi de uma infelicidade a toda a prova, imprópria de um profissional do mundo da comunicação, exemplificando o seu intento com uma família da classe média alta. Apetece-me dizer que senti injuriados os sectores carenciados ou mesmo modestos da nossa sociedade. Acredito, também sinto pessoalmente, como vulgar empregado de banco que fui e virei a sentir mais, os efeitos da crise que se abalou sobre o mundo ocidental e a que Portugal não consegue ser estranho. Concordo que um jornalista traga à liça o problema com a preocupação de nos por a todos a reflectir; mas colocar como exemplo de vitima da crise uma família da classe média alta, sublinhando nomeadamente que os seus filhos frequentavam escolas privadas e referenciando a afecção económica que a atingiria (200 a 300 euros), eu pergunto: o que dirão acerca desta informação aqueles milhares de concidadãos nossos cujos rendimentos pouco vão além daquele valor, de um modo muito especial, aqueles que de um momento para o outro se viram no desemprego, outros que vivem o drama da ameaça do mesmo nas respectivas empresas e ainda aqueles outros em que marido e mulher se confrontam com tão dramática situação, mas sem esquecer a camada jovem que desesperadamente procura o 1º emprego. Pergunto: onde residirá o sentido de justiça do senhor jornalista da TV que pretendeu mostrar ao País os efeitos da crise, mas o fez de forma tão pouco lúcida?!

Antonius

 
Autor
luciusantonius
 
Texto
Data
Leituras
770
Favoritos
1
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
10 pontos
2
0
1
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Conceição Bernardino
Publicado: 27/10/2010 20:47  Atualizado: 27/10/2010 20:47
Usuário desde: 22/08/2009
Localidade: Porto
Mensagens: 3357
 Re: Lucidez na informação
Boa noite luciusantonius,

Leva-me a crer que este país esconde a miséria, mas existem jornalistas e jornalistas, ainda ontem vi um T.O.C a fazer comparações orçamentais com rendimentos de famílias com 1500 euros mensais, desgraçado de quem viver neste país com uma reforma de miséria de 200 euros mensais, assim como outros que nada ou quase nada têm.
Mas o que mais me deixa indignada é saber que querem aumentar o IVA para 23% em certos bens de consumo, é o caso de bens essenciais para crianças e mantenham o IVA de 6% nos bilhetes para assistir a um jogo de futebol.

Bom tema, assim houvessem mais temas produtivos em prol da situação que nos rodeia.
Obrigada pela partilha

Abraço

Enviado por Tópico
VónyFerreira
Publicado: 27/10/2010 20:56  Atualizado: 27/10/2010 20:56
Membro de honra
Usuário desde: 14/05/2008
Localidade: Leiria
Mensagens: 10301
 Re: Lucidez na informação
Chega a ser catastrófico que esses tais jornalistas se prestem a um serviço tão pouco coerente com a realidade Portuguesa.
A grande maioria (infelizmente) da população Portuguesa, irá sofrer imenso (miseravelmente) com o agudizar da crise económica do nosso País. E para variar... serão as classes mais desfavorecidas a cair mais um degraus. logo essas que vivem no limiar da pobreza.
Claro que a classe média, sofre igualmente com este maremoto de impostos cegos, mas são de facto os mais desfavorecidos que são tratados como números e sem o mínimo respeito.
Adorei esta sua crónica oportuníssima, Lucius.
Um beijo para si e Olema.
Vóny Ferreira