Poemas : 

SOBRE DALTON TREVISAN, O VAMPIRO

 
para a karla bardanza, que me pediu que escrevesse sobre ele.

É muito estranho escrever e comentar sobre quem não fala e foge das pessoas. Assim é o escritor brasileiro Dalton Trevisan. Mas, Karlinha, meu amor, ele está certo: escritor não tem que falar - tem que escrever. E Dalton escreveu e escreve muito.Contar uma história em vinte linhas é para poucos. E ele sabe fazer isso como ninguém.
Estou escrevendo o texto de cabeça para você, amor, que me pediu, se eu errar releve.
Eu tive o Dalton, como jornalista, nas minhas mãos. Fui até Curitiba cobrir um crime.Eu e o repórter fotográfico Paulo Reis, que hoje não
existe mais.
Como sou notívago, saí cedo do hotel, onde estávamos hospedados. Saí pra tomar café, não era bem café, você sabe. Comi um pão com manteiga e pedi uma coisa mais forte pra molhar a palavra.
Em frente à padaria havia uma banca de revistas. Além do dono, havia um senhor magro, de paletó, conversando com ele. Só mais tarde me disseram que esse tal senhor era o Dalton Trevisan.
Repórter de merda que sou, duvido que ele negasse conversa comigo. Mas também não trazia escrito na
testa o seu nome. Tive o vampiro, o genial vampiro diante de mim. E deixei passar. Fui cobrir o crime que tinha a fazer para a minha revista. E isso eu fiz bem. Mas preferia ter entrevistado o vampiro de Curitiba.Faria melhor para a minha alma doente. Em compesação, escrevi pra ele o poema Sedução que te mandei,linda karla.


________________

júlio

(*) Dalton Trevisan é um escritor brasileiro. Vive no estado do Paraná, em Curitiba, onde nasceu. Rigoroso ao extremo, costuma a escrever suas histórias em vinte linhas no máximo. Vai da tragédia à comédia, trabalhando apenas com duas personagens - João e Maria. Contam que uma vez, por um erro tipográfico num de seus livros, Dalton saiu como um louco de livraria em livraria a comprar os livros, até que a editora reparasse o erro. Acredito. Eu faria o mesmo. A poeta Karla Bardanza está escrevendo sobre ele.


Júlio Saraiva

 
Autor
Julio Saraiva
 
Texto
Data
Leituras
3342
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
14 pontos
14
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Karla Bardanza
Publicado: 12/11/2010 09:56  Atualizado: 12/11/2010 09:57
Colaborador
Usuário desde: 24/06/2007
Localidade:
Mensagens: 3263
 Re: SOBRE DALTON TREVISAN, O VAMPIRO
Dalton tem suas razões para ser como é e eu já escrevi sobre ele.São 107 páginas de puro amor.Para mim, ele sempre será o maior contista brasileiro.Seu contos maravilhosos que começam, em sua maioria, em media res revelam a sua grande versatilidade.A mulher e o homem presentificados na obra de Dalton Trevisan estão extraviados do grande enigma da existência. Na verdade, os/as personagens de DT precisam aprender como se construir numa sociedade cheia de códigos.Porém, são devoradas pelas regras de um jogo que não lhes permite o livre-arbítrio.Dalton e a sua sintaxe fraturada tece uma leitura do ilegível,satiriza as intituições sagradas e cristalizadas, mostra a desagregação do ser frente a sua condição.
Ele sempre foi além. Basta ter de olhos de ver.Na verdade, ela está o tempo todo denunciando um sistema alienante que insiste em fabricar subjetividades.
Amém Dalton Trevisan.Eu te amo muito!Sempre terá o meu coração, admiração e respeito.


Enviado por Tópico
DianaBalis
Publicado: 12/11/2010 11:24  Atualizado: 12/11/2010 11:24
Membro de honra
Usuário desde: 23/07/2006
Localidade: Rio de Janeiro
Mensagens: 533
 Re: SOBRE DALTON TREVISAN, O VAMPIRO
Julio Julio...saudades,bjs


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 12/11/2010 11:53  Atualizado: 12/11/2010 11:53
 Re: SOBRE DALTON TREVISAN, O VAMPIRO
Já aprendi a lição, venho sempre de bloco na mão e tomo nota, como faria um jornalista, não?

Tomei nota destes nomes e quero conhecer.

Breve reparo, não tenho nada que ver, sou um intrometido mas é belo esta comunhão entre vós dois. Irradia chama e poesia.
Dias felizes para os dois.



Enviado por Tópico
Henricabilio
Publicado: 12/11/2010 18:24  Atualizado: 12/11/2010 18:24
Colaborador
Usuário desde: 02/04/2009
Localidade: Caldas da Rainha - Portugal
Mensagens: 6963
 Re: SOBRE DALTON TREVISAN, O VAMPIRO
Bom, bom...
Mais um autor para conhecer um destes dias!

Na verdade Daltons só tinha ouvido falar daqueles que defrontaram no duelo de OK CORRAL, o watt Warp e o Doc Holliday, lá no Oeste amnericano (rss)

Um grande abraço0!
Abilio*


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 12/11/2010 22:01  Atualizado: 14/11/2010 13:54
 Re: SOBRE DALTON TREVISAN, O VAMPIRO
Tenho lido algumas referências sobre Dalton Trevisan (nunca tive o prazer de ler nenhum dos seus livros - hei-de procurá-lo nas nossas livrarias, mas não sei se tem algum publicado em Portugal).
Há aí no Brasil um outro escritor e poeta e jornalista que costuma escrever pequenos contos e outros textos, de nome, Paulinho Assunção. O seu livro, Pequeno tratado sobre as ilusões, é um grande livro, a meu ver.

DM

(Verifiquei no google, e acedi a alguns dos contos de Dalton Trevisan, que quase pareciam haicais!)