Poemas : 

PRIMEIRA CRÔNICA DE NATAL

 
Detesto o natal. E por tabela o tal ano novo. Isto não tem nada a ver com o fato de ter perdido os meus pais - minha mãe morreu em janeiro deste ano. Sempre administrei bem a morte.Não, vem da infância minha aversão a estas datas. Trancava-me no quarto. Iam me buscar à força para a maldita ceia.
Comilanças. Sorrisos. Abraços. A música enjoada que vinha da rua, trazida por uma banda, composta de miseráveis, que iam de casa em casa. Paravam diante do portão, cantavam as cantigas horrorosas - sempre as mesmas - e ficavam à espera de alguns trocados.
Noite feliz. Noite feliz, porra nenhuma.
Saio à rua agora. Na calçada, embaixo do prédio onde moro, deitados em cima de caixas de papelão, homens, mulheres e crianças preparam-se para dormir. Noite feliz. Não vou fazer demagogia. Acredito que as noites deles, apesar do descaso que a vida lhes deu, sejam mais felizes que as minhas. Bem mais. Não duvido. Eles não devem nada a ninguém. Não lêem e nem assistem os jornais. Gozam da liberdade da indigência.Às vezes os invejo.
Acho mesmo que se o Cristo é de fato o filho de Deus e andou por este mundo para nos ensinar,também deve estar de saco cheio. Ter de voltar à condição de recém-nascido todos os anos deve ser um porre.
Vou ficar sozinho. Karla vai estar no Rio. Não é justo que eu queira a presença dela aqui comigo. Tem uma filha de 13 anos. Não seria correto da minha parte apagar os sonhos de uma menina. Feliz natal, o caralho. Por que as pessoas são obrigadas a ser felizes e boas no natal? A merda é que os bares não abrem. Tenho de me abastecer antes. Duas garrafas de uísque, alguns maços de cigarro. Quem sabe o sono me vem antes da meia-noite. E no dia seguinte, por obra e graça do santo malte escocês, eu não consiga me lembrar de nada. Nada.

_______________

júlio


Júlio Saraiva

 
Autor
Julio Saraiva
 
Texto
Data
Leituras
1382
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
6 pontos
6
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
arfemo
Publicado: 11/12/2010 23:12  Atualizado: 11/12/2010 23:12
Colaborador
Usuário desde: 19/04/2009
Localidade:
Mensagens: 4812
 Re: PRIMEIRA CRÔNICA DE NATAL
...sua crónica Júlio encerra muita sabedoria:também não gosto do natal" do tipo "Hoje é dia de sermos bons" mas se houver a felicidade de conseguir juntar os que se amam...infelizmente o Natal agudiza os sentimentos, tornando a alegria mais alegre e a solidão mais só... Se mandasse decretaria que no dia de Natal haveria espectáculos normais, bares abertos, amigos sem dono ou trela...

no Dia de Natal farei companhia a você, e brindaremos com ou sem malte...

abraço fraterno Júlio


Enviado por Tópico
Karla Bardanza
Publicado: 11/12/2010 23:12  Atualizado: 11/12/2010 23:12
Colaborador
Usuário desde: 24/06/2007
Localidade:
Mensagens: 3263
 Re: PRIMEIRA CRÔNICA DE NATAL/Leão
Não gosto de Natal também, nem de Ano Novo.Quero dormir e acordar no dia 5 de janeiro.E você não vai beber, nem se abastecer.Pára com isso.Ai Ju!

ka


Enviado por Tópico
Alexis
Publicado: 11/12/2010 23:16  Atualizado: 11/12/2010 23:16
Colaborador
Usuário desde: 29/10/2008
Localidade: guimarães
Mensagens: 7238
 Re: PRIMEIRA CRÔNICA DE NATAL para julio
ninguém é feliz por decreto é bem certo. ou porque é suposto sê-lo ou obrigatório fingi-lo.
desejo-te uma noite feliz ainda assim.hoje e sempre que o conseguires,independentemente das circunstâncias que te rodearem.que elas te sejam o mais favoráveis possível,pestinha.

bom mesmo é ler-te,independentemente de tudo também.

beijo,
alex