Poemas : 

DO PLÁGIO OUTRA VEZ OU ASSÍRIA E CALDEUS

 
Minha gente, não devemos, às vésperas do Natal, crucificar a menina Assíria. Ela não fez nada. O plágio aqui é uma prática normal. Vai ver que ela só quis brincar.Se plagiasse Rumen Stoyanov, um poeta búlgaro que serviu como adido cultural no Brasil, passava batido. Ia receber uma pá de beijinhos nos comentários cretinos e ficaria por isso mesmo.
Mas não, a menina Assíria, pelo avatar deve ser bem jovem,embora os avatares enganem, escolheu Fernando Pessoa sob o heterônimo de Alberto Caeiro. Não é muita burrice, mais do que canalhice, plagiar Pessoa num site português? Acho que, depois de Camões, Pessoa e a neurótica e xaroposa Florbela Espanca são os poetas portugueses mais conhecidos. Não só em Portugal, mas em todos os países que falam português.
Santa ingenuidade! Se bem que neste site, os conhecedores e leitores de poesia são muito poucos. Houve aqui uma safra excelente de poetas. Que, fartos da mediocridade, fizeram as malas e sumiram. Ficaram alguns, é verdade. Mas poucos. Dos novos, pouquíssimos se salvam. A maioria faria um bem danado à escrita, não digo nem à literatura, se não escrevesse sequer um cartão de Natal ou um bilhete dizendo que vai chegar mais tarde em casa.
Arrogante, eu? Nada disso. Prefiro pecar pela sinceridade. Vivo do ofício de escrever há mais de trinta anos. Sou obrigado a levar isso a sério, ainda que num site onde tudo é permitido.
A menina Assíria apresenta-se em seu perfil como advogada. Deve ter faltado a algumas aulas, inclusive àquela que ensina que se apropriar de coisas alheias é crime. Plágio é crime. Mas o Luso é uma boa mãe e a tudo perdoa.
Tivemos casos escandolosos aqui, que ficaram por isso mesmo. Dois de um mesmo autor. Coube a mim denunciá-los. No primeiro caso, a vítima foi Vinícius de Moraes. A administração da época quase linchou moralmente a mim e ao poeta Domingos da Mota. Na segunda, o mesmo sujeito copiou descaradamente Carlos Drummond de Andrade. Mas o administrador relevou. O plagiador deu crédito a Drummond,como fez a menina Assíria, e ficou por isso mesmo.
Não se deixe perturbar não, Assíria. Você parece ser bonitinha. Logo voltará tudo como dantes. Pessoa, lá dos Jerônimos, não deve ter ligado. Dias melhores virão. E viva o plágio!

_______________

júlio


Júlio Saraiva

 
Autor
Julio Saraiva
 
Texto
Data
Leituras
1709
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
22 pontos
22
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
RoqueSilveira
Publicado: 17/12/2010 13:52  Atualizado: 17/12/2010 13:52
Membro de honra
Usuário desde: 31/03/2008
Localidade: Braga
Mensagens: 8104
 Re: DO PLÁGIO OUTRA VEZ OU ASSÍRIA E CALDEUS
No fundo o luso tem uma virtude mesmo com plágio e maus escritos: é uma escola e também com estas coisas se aprende e se ensina a quem não sabe e a quem finge.
Abraço Júlio


Enviado por Tópico
Karla Bardanza
Publicado: 17/12/2010 14:00  Atualizado: 17/12/2010 14:00
Colaborador
Usuário desde: 24/06/2007
Localidade:
Mensagens: 3263
 Re: DO PLÁGIO OUTRA VEZ OU ASSÍRIA E CALDEUS
fiquei triste com essa história.Beijo leão.

ka


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 17/12/2010 14:03  Atualizado: 17/12/2010 14:05
 Re: DO PLÁGIO OUTRA VEZ OU ASSÍRIA E CALDEUS p/ Julio Saraiva
eheheh

e assim a caminha a humanidade...
aos trancos e barrancos, e erros, e quase-acertos(ainda q camuflados, e: enfim).


necessariamente a este caso, a pendência por falsidade-literária, foi rapidamente descoberta a se tratar de um autor conhecido(Pessoa).

mas,
há outros autores e outros tipos de "páginas" também...

e,
se fôssemos subjugar todos os "escritores" aliciados por vil oferenda, ahhh, o tempo não seria o bastante...

felicito-o pelo teu bom coração, Julio.
quisera eu, ter metade da tua sabedoria e experiência para discernir o acto-feito por alusão à revolta, ou melhor dizendo, ter um pouco mais de paciência...

que a s tuas palavras fiquem e cheguem aqueles que também erram e não são descobertos(ora, estes podem mudar, ou não?)

por ora,
apenas, deixo-te:

o meu Abraço!
( e a minha admiração acrescida!)


Enviado por Tópico
Julio Saraiva
Publicado: 17/12/2010 14:17  Atualizado: 17/12/2010 14:19
Colaborador
Usuário desde: 13/10/2007
Localidade: São Paulo- Brasil
Mensagens: 4206
 Re: DO PLÁGIO OUTRA VEZ OU ASSÍRIA E CALDEUS, LEMBRANDO GLÓRIA SALES p/todos
alguém por acaso se lembra de glória sales. é a rainha do plágio. por essa prática, foi excluída de vários sites. usa vários nomes: lucinha araújo (não confundir com a mãe do poeta cazuza) e marta carbonieri, entre outros. aqui, foi das autoras mais lidas e comentadas.os homens babavam pelo rostinho lindo que ela mostrava no avatar. conheço bem essa moça.é uma doente mental. descarada a milésima potência. plagiou vergonhosamente minha amiga, a poeta gaúcha martha medeiros. mas todos gostavam dela.
desculpem o cabotinismo de comentar a mim mesmo. mas não poderia deixar passar em branco. ela está no face. deitando e rolando.



Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 17/12/2010 16:23  Atualizado: 17/12/2010 16:23
 Re: DO PLÁGIO OUTRA VEZ OU ASSÍRIA E CALDEUS
A Assiria (belo avatar) parece que limpou os seus textos ou não, agora que tinha uns conselhos para ela (se for ela, se for ele também dá):

Copie, copie, copie...
Continua sendo um grande método de aprendizagem mas não faça o que fez, só se prejudica. Como a pessoa que mente sempre, um dia falará verdade e ninguém acreditará.
Temos um escritor aqui em Portugal, António Lobo Antunes que admite e aconselha, faz cópias de clássicos para não perder a mão, de vez em quando entre livros, mas não as publica como se fosse ele que as fez, lógico... aliás, a piada na arte de escrever é esta mesmo, fazermos por nós próprios e descobrirmos o que temos cá dentro e por tudo para fora de forma que seja reconhecível e legível para o outro, o leitor, homem e mulher como nós...
Fazer plágio é como fazer amor em pensamento, ou ser um voyer... escrever é descobrir as alegrias ou não do sexo por si próprio... yalvez não seja a melhor analogia...
Aconselho a Assiria, se ler isto e a todos os que fazem plágio, aquilo que faço eu próprio: ler, ler, ler... escrever, escrever, escrever... não importa o ridículo dum texto mal escrito, seguir-se-à outros, o que importa é aprender... embora por vezes se viva um estado de graça, de repente toda a gente diz que escrevo bem, não importa, continuar a escrever até aparecer obra.

Por isso Assiria volta e faz de novo, sem plágio.
Que isto seja uma boa lição.

Bom poeta foi Fernando Pessoa, Camões, até a pobre Florbela (por algum motivo sempre surge) e outros aqui citados neste texto que apreciei, que aprendamos com eles. Autodidactas somos todos.

Um grande abraço a todos.









Enviado por Tópico
AnaMariaOliveira
Publicado: 18/12/2010 16:01  Atualizado: 18/12/2010 16:01
Super Participativo
Usuário desde: 19/06/2008
Localidade: Lisboa
Mensagens: 158
 Re: DO PLÁGIO OUTRA VEZ OU ASSÍRIA E CALDEUS
Lamento que não se tenha consciência que copiar trabalhos de outros é crime.

Admito que se goste de certos autores,mas não custa colocar o autor respectivo!

Mas parece que na NET tudo se copia e nada se cria!
Ressalvando raras excepções...

Abraço
Ana Oliveira


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 18/12/2010 17:37  Atualizado: 18/12/2010 17:40
 Re: DO PLÁGIO OUTRA VEZ OU ASSÍRIA E CALDEUS
Receita para-criativa:

copiar
copiar
copiar
para dar os primeiros passos, ganhar asas,
e poder
voar

mas não assinar
(ou assassinar)
o que se copia

- apesar de o plágio ser um pecado velho, como li algures, só poderá ter perdão se desse acto sair uma obra muito melhor do que a do autor plagiado. O que dificilmente acontece. E mesmo assim, não custará nada creditar a intertextualidade.
Plagiar Pessoa, Camões, e tantos, tantos outros, conhecidos ou desconhecidos, é pois, além de crime, um desaforo, na minha modesta opinião.

DM