Crónicas : 

O NASCIMENTO DO SOBRINHO DE VALDETE

 
Tags:  nascimento    histórias    Marca    causos    superstições  
 


Gê Muniz

Há pessoas que aparecem na vida da gente para, de alguma forma, nos alegrar e nos tornar mais humanos. Esse é o caso de Valdete, minha faxineira. Só a vida dela já forneceria material para uma sensacional história à parte. Mas ainda não será desta vez que a contarei. Estou aqui para falar sobre uma característica determinante da psicologia de Valdete: ela é uma grande contadora de “causos”, como se pronuncia por aqui no interior do estado de São Paulo.

Não é que ela sempre tem na ponta da língua uma história inédita para me contar? O mais interessante é que as suas histórias parecem-me ser produto de fatos bem reais, passagens, momentos pessoais dos quais ela me coloca a par de uma maneira vívida, única, magistral. Tenho cá as minhas desconfianças sobre a veracidade das histórias estapafúrdias de Valdete, mas, da forma como ela conta, não tenho como afirmar o contrário.

Por essas e por outras que não vejo a hora de que a faxina de Valdete comece. Logo que ela chega já me levanto e, como quem não quer nada, vou até a cozinha para puxar algum assunto. São esses os instantes em que fico com todas as minhas “antenas ligadas” porque poderá surgir uma pérola, assim, assim, do nada.

É bom prevenir que Valdete não tem quase que estudo algum. Tudo o que emana dela é natural, espontâneo, límpido, fruto de um modo de pensar e agir instintivos. Ah, pitoresco e natural como Valdete é o seu português um tanto quanto, eu diria, “particular” e “característico”...

Logo que Valdete me viu entrar na cozinha já disparou:

- Ocê num sabe o que aconteceu com a Susete, seu Zé Mano (Zé Mano = Germano)

- E quem é Susete, Valdete?

- Ara sô, Susete é minha irmã mais nova.

- O que aconteceu, Valdete?

- Susete ficou grave (grave = grávida) do marido. Mas Susete é sonsuda, disinxabuda (sonsuda = sonsa; disinxabuda = desenxabida) ela num cridita nas coisa. Desde criança num cridita nas coisa mais certa desse mundo, os tar dos fato comprovado da vida... De bichinha pequena ela já era tupetuda. Pois ocê num cridita, seu Zé Mano, que ela de criança saia no meio das chuva forte e com raio?

- E qual o problema disso, Valdete?

- Pois que ela seja ingonorante eu entendo seu Zé Mano, que Susete num tem conserto, é bicho fidido do mato, mas o sinhô? Pois seu Zé Mano num sabe que quando dá um raio o sapo pula nas perna da gente e crava aquelas unha torta na pele e fica grudado por lá?

- E sapo tem unha Valdete?

- Pois e não tem, sô? Umas unha enorme, preta que nem carvão e ainda tudo torta, as dita cuja. E tem mais: o sapo só vai sortá da perna se der ôtro raio, senão vai ficá grudado por lá... Seu Zé Mano é hôme da cidade e num conhece os perigo da roça... – e Valdete puxou e soltou o ar na forma daqueles suspiros desanimados (talvez por causa da minha absurda ignorância sobre a existência das unhas nos sapos) e continuou – Mas, então, Susete, sonsuda que nem ela, ficou grave, seu Zé Mano, como eu disse e eu já avisei pra ela: “Num anda com as coisa pregada nos corpo que despois nasce as marca direitinho da coisa na pele da criança”. Seu Zé Mano, eu sei que contece com conhecimento di causo. O filho da minha vizinha Rosineide é prova. Pois quando ela tava grave dele, ela descurregou e caiu co’as coxa na escada em cima do vasinho de pranta. Ficou co’as perna roxa uns quinze dia. Dito e feito: Quando o fio nasceu, veio aquelas bruta marca vermeia igual do vaso nas perninha do filinho, tadinho...

- Mas o que sua irmã, a Susete fez? Conta mulher! – Eu já não estava mais suportando os salamaleques e introdutórios da história e curiosíssimo para saber o final...

- Calma seu Zé Mano! Apressadinho, né? Tá, eu conto. A Susete tava andano o tempo todo co’a carteira dela no bolso e eu lá, avisano: tira a carteira do borso Susete, tira a mardita carteira de perto do corpo que seu fio vai nascer co’as marca da carteira na pele. Pois, seu Zé Mano de Deus, o meu sobrinho nasceu anteonti.... Divinha? Num é que veio a carteira pintada bem na cara da criança e até co’as marca do zip (zip = zíper)?

Tive que arrumar uma desculpa para ir ao banheiro para poder rir em paz. Se esse “causo” é verdade ou se é lorota pura dela, sabe-se lá. Se ela tinha ouvido essa história de outro, nem imagino. Vindo da Valdete, tudo é possível.
 
Autor
GeMuniz
Autor
 
Texto
Data
Leituras
2893
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
22 pontos
22
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Egéria
Publicado: 27/12/2010 19:16  Atualizado: 27/12/2010 19:16
Usuário desde: 28/09/2009
Localidade:
Mensagens: 883
 Re: O NASCIMENTO DO SOBRINHO DE VALDETE
Muito original, parabéns...
Beijo


Enviado por Tópico
Karla Bardanza
Publicado: 27/12/2010 19:31  Atualizado: 27/12/2010 19:31
Colaborador
Usuário desde: 24/06/2007
Localidade:
Mensagens: 3263
 Re: O NASCIMENTO DO SOBRINHO DE VALDETE
Adoro causos.Realmente, existem pessoas que fazem toda a diferença na vida da gente.Singelo e criativo.

Karla B


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 27/12/2010 19:53  Atualizado: 27/12/2010 19:53
 Re: O NASCIMENTO DO SOBRINHO DE VALDETE
Muito bem redigida a sua história. Eu gosto das pessoas simples e genuínas. E isso das marcas é um mistério mesmo, por aqui também há algumas histórias dessas, em que as mães afirmam com convicção o porquê da marca no seu filho. Já ouço essas queixas desde criança. Muitas grávidas vivem com medo dessas coisas, elas ou suas mães, de um modo geral, têm superstições sim e tomam precaução com tudo...

Abraço

MÁRCIA ROSAS




Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 27/12/2010 20:53  Atualizado: 27/12/2010 20:53
 Re: O NASCIMENTO DO SOBRINHO DE VALDETE
Ola Ge! Uma historia bem construida e que prende a atencao do leitor! Parabens. Abracos!


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 27/12/2010 22:39  Atualizado: 27/12/2010 22:39
 Re: O NASCIMENTO DO SOBRINHO DE VALDETE
Ai a valdete contadora de historias e ao mesmo tempo ninguem sabe se é verdade ou não mas p gé foi malandro foi-se rir para a casa de banho mas eu comprendo eheheheh, agora fico a espera da historia de valdete .
abraços gostei e sempre deu para rir


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 28/12/2010 01:52  Atualizado: 28/12/2010 01:52
 Re: O NASCIMENTO DO SOBRINHO DE VALDETE
tá parecendo uns causo daqui do interior do paraná? Olha eu nunca acreditei, mas tbm nunca duvidei rs e já te disse do caso da moringa, af imagina só o Léo nascer com cara de moringa de barro... tadinho...


Uma bela história, beijo grande.


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 28/12/2010 02:36  Atualizado: 28/12/2010 02:36
 Re: O NASCIMENTO DO SOBRINHO DE VALDETE
não fui pro banheiro não, zémano. adorei cara, ri pra cacete aqui mesmo na mesa do botequim com meus primos interioranos, Dadá e Carlim, entre as pingas e umas brejas geladésimas.rss lembrei-me da minha diarista, a 'Luça'; é como ela diz o próprio nome, Lúcia. vai ver irmão que ela e a Valdete são parentes...

abração irmão, Gê.







Enviado por Tópico
carolcarolina
Publicado: 28/12/2010 14:35  Atualizado: 28/12/2010 14:36
Colaborador
Usuário desde: 24/01/2010
Localidade: RS/Brasil
Mensagens: 9299
 Re: O NASCIMENTO DO SOBRINHO DE VALDETE
Aamigo Poeta
Gê!

Amei a história da sua funcionária.
Mas já escutei muitas iguais a esta,
Exemplo, criança que nasce com leporismo, lábio cortado, é por que a mãe colocou uma chave no sutiã quando estava grávida.Mancha de vinho no rosto eu seja lá onde for, é porque a mãe deixou cair vinho nos seios também na gravidez. E ai, a gente acredita ou não? Eu sinceramente, não sei o que dizer.
Bjo
Carol