Textos : 

Onde os segredos ganham forma

 
A noite neste lado da serra é uma noite inquieta, uma noite sofredora pelos ventos que carregou em vida. É somente uma noite através da única luz reflectida dos momentos que ainda sobrevivem de outras noites. Esta é agora a minha noite. Tenho-a inteira sobre os meus olhos, apesar dos pingos de chuva que se ouvem cair nas pedras da calçada.
(Gostava do tempo que me fazia percorrê-la e senti-la sempre uma nova calçada nos meus pés imaculados, pelo toque de mãos virgens cálidas, e sem norte).

A neve que escorre do único talegre, que se avista ao longe por entre as serranias, é o indício de que novas divindades descerão dos céus. Contudo, a noite sofre pelos tempos idos e não tidos na sua fronte decepada, nos longos caminhos que percorreu em vida, e o dia, esse não lhe dá tréguas e traz sempre em todas as manhãs, um novo formato, de como deixar de ser noite, para passar a ser um posto erguido nas fronteiras onde os segredos ganham forma. (Os entrudos esperam por todas as páscoas, para nos lembrar que os moribundos descem das encostas, quando Dezembro é em todos os Natais, a força que nasce em cada dia. Enquanto isso, em cada rosto aguarda-se o dia certo, para ser mais um corpo na montanha, espera-se por um novo mundo que renove todos os olhares e pelo resgate da humanidade enquanto força una, num único Universo, onde os duendes ainda têm olhos e as forças contidas num rosto cativo, ainda trazem as lembranças de quando se faz tarde num rosto inocente.

Caminho sobre a noite, mas ela é o silêncio de todos os meus passos, de todas as lembranças que trago de outras noites, onde as luzes dos candeeiros se apagam sempre á mesma hora. É lá que me dispo de um corpo que me é o inverso. Tenho nos olhos a doce figura de uma lembrança de outros tempos, mas não posso ficar indiferente à transfiguração humana que carrego, desde que a vida se transforma a cada passo que dou, na calçada que me descobre os novos passos.





 
Autor
ÔNIX
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1348
Favoritos
2
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
20 pontos
4
0
2
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
rosafogo
Publicado: 31/12/2010 22:44  Atualizado: 31/12/2010 22:44
Usuário desde: 28/07/2009
Localidade:
Mensagens: 10486
 Re: Onde os segredos ganham forma
Bela prosa, recordando outros tempos, embora a serra seja a mesma, a mesma chuva na calçada, talvez até o mesmo sonho, o enrolar do vento, o mesmo perfume no ar, a bruma, tudo isto testemunhos duma infãncia a que ainda se está ligado ou unido pelo coração.
O tempo está correndo, a vida por um fio, quem sabe o Novo Ano não traga um novo despertar, um novo bem querer, oxalá!

Para ti amiga que o Ano Novo traga tudo o que desejas.

beijo
da rosafogo


Enviado por Tópico
Liliana Jardim
Publicado: 02/01/2011 11:51  Atualizado: 02/01/2011 11:51
Usuário desde: 08/10/2007
Localidade: Caniço-Madeira
Mensagens: 4412
 Re: Onde os segredos ganham forma
Ola Dolores

Gostei de te ler nesse encadeamento de ideias, de recordações e de reflexões.

Gosto de te ler nessas tuas viagens ao cerne do mundo e da vida.

Beijinhos
Tudo de bom para ti