Textos : 

FRANKLIN DELANO ROSELVET - EXEMPLO DE SUPERAÇÃO

 
Open in new window

O 32º presidente dos Estados Unidos(1933-1945), realizou quatro mandatos e morreu durante o último, foi o primeiro presidente a conseguir mais de dois mandatos, e será o único devido à 22.ª emenda.
Franklin Rooselvet contraiu poliomielite em 1921, aos trinta e nove anos de idade. Diante da relutância e inconformismo com a situação - desagradavelmente inesperada -, surgiu-lhe o interesse crescente, pela filantropia médica. Chegando ao seu conhecimento o poder terapêutico existente nas águas minerais térmicas – águas minerais quentes – de Warm Springs - Geórgia - ascendeu-lhe o desejo de comprar o sítio e nele acolher os vitimados pela pólio; de criar um Centro de tratamento; uma Fundação, cujo proprósito seria abrigar e tratar intensivamente aos acometidos por tal enfermidade. Dessa forma, efetuou a negociação da compra do sítio, com sucesso, em 1927.
Warm Springs era uma comunidade formada por pessoas com deficiência física - a maioria víiimas da poliomielite. Os que não moravam na Fundação, residiam nos arredores.
Tanto os moradores da Fundação, quanto os demais, se empenhavam no trabalho, em prol da recuperação do seu próximo, e, de si mesmo. Muitos se tornaram funcionários e professores da Fundação; pessoas acometidas pela mesma enfermidade - sem distinção de gênero, ou, de idade – conviviam no mesmo espaço, sem perderem o ânimo, a esperança de dias melhores, ou, de transformarem o infortúnio que lhes assolara, em dias melhores.
Muitos deles recuperaram os seus movimentos, de forma parcial ou totalmente.
A garra, a determinação, dessas pessoas, serviu de exemplo para muitos, inclusive, para Franklin Roosevelt que, apesar de aparente bom humor e carisma, em determinado momento isolou-se e, quis desistir de lutar.
Foi em um desses momentos, de quase desistência, que uma enfermeira amiga chegou para ele e disse:
“(...) Temos uma criança de 10 anos de idade que. antes de começar a andar perdeu todos os movimentos. Gostaria de que o senhor chegasse até ele e lhe falasse sobre a maravilhosa sensação de dar passos, andar; gostaria ainda que, lhe contasse a emoção de jogar bola; de correr contra o vento... O senhor tem tudo isso dentro de si...”
Rooselvet reprimiu os gritos d’alma e com o rosto molhado - por lágrimas, antes de revolta - baixou a cabeça e, ao levantá-la estava decidido a prosseguir na luta contra a pólio; a enfrentar a vida.
Poucos sabiam o quanto Rooselvet evitava a cadeira de rodas, ele queria estar em pé. Conseguiu obter pernas de aço e, usá-las sob a roupa. Dessa forma, se mantinha em pé, apoiado em um amigo fiel, que o conduzia a passos muito lentos. Lutou contra as limitações que a doença lhe impunha; nadava todos os dias, em um esforço descomunal, para obter forças extras na parte superior - tronco e braços -, conseguiu adaptação para o seu carro - comandos manuais. Procurou de todas as formas, superar a sua deficiência com a ajuda e o amor de sua esposa Eleanor.
Rooselvet se tornou presidente dos Estados Unidos da América, em 1933 e fez várias campanhas para angariar fundos em prol da Fundação, visando o tratamento dos pacientes vitimados pela pólio. Campanhas bem sucedidas e, que levou a Fundação de Warm Springs a condição e nomeação de “Organização Nacional,” em seguida, foi nomeada “Fundação Nacional para a Paralisia Infantil.” Mais tarde renomeado: March of Dimes.
Crescimento e vitórias a longo prazo, regados a perseverança.
Rooselvet falou com muita propriedade:
"Uma vez que passei dois anos tentando mexer um dedo do pé, está tudo na mesma proporção."
(Franklin D. Roosevelt, 1945)
Existe em cada um de nós uma fortaleza, uma força inexplicável, um poder de superação inimaginável.
Há só uma deficiência avassaladora, retrógada e fatal: a auto-piedade.

EstherRogessi.Escritora UBE. Mat.3963. 02/02/11. Fonte de pesquisa: Web
Open in new window

Open in new window


Quando descobri o que sou para Deus a opinião da oposição, a meu respeito perdeu o efeito; quando me conscientizei do que Deus é para mim dispensei intermediários.

http://www.facebook.com/impfavpe

http://revistaarchivosdelsur.blogspot.com...

 
Autor
Esther
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1360
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.