Textos : 

uma arte para ser

 
 

Entender o outro talvez seja a mais humana das ousadias, o maior desafio de todos, pois é tarefa árdua e não é para todos. Dar um primeiro passo em direcção ao próximo pode começar pelo aprimorar a escuta e a entrega às palavras e ideias de quem se fala. As consequências deste simples acto podem diminuir o mal - entendidos e tragédias do quotidiano.
O filósofo grego Plutarco diz que quando se escuta alguém é preciso cercar a escuta com uma coroa de silêncio e, mais ainda, não converter aquilo que se ouve em discurso, em polémica. Isso para mim é mais que válido porque muitos preferem a polémica ao debate de ideias. Este promove o crescimento intelectual, contribui para a formação individual e colectiva de uma sociedade civilizada, pensante, consciente e crítica. A polémica que vem da palavra grega “polemos” significa “guerra” e só os polémicos, na minha perspectiva vão à guerra em que cada um se aferra das suas posições e tentam destruir o outro. Destruir é coisa fácil, já construir, não.
Agora, mais do que nunca em vez de destruirmos a visão alheia, é preciso descobrir meios para melhor interpretá-la, a isso afirmo ser,” uma arte para ser”.




" An ye harm none, do what ye will "

 
Autor
HorrorisCausa
 
Texto
Data
Leituras
785
Favoritos
1
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
8 pontos
0
0
1
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.