Textos -> Políticos : 

Mar Egeu: O Colosso de Rhodes

 
Mar Egeu: O Colosso de Rhodes
 
A história de invasores e de Gregos em Athenas me remetem hoje a população do Egito e a pensamentos sobre as civilizações passadas...
Onde construções brilhantes da humanidade, eram em favor da proteção de seu povo e valores de vida.
Desde a uma parede elevada forçando os invasores a tentar escalar a torre de madeira armadas com catapultas ou a super-torre de 50 pés de altura e 75 pés quadrados de base, usando-se ferro, bronze, reforçada com madeira e couro. Tudo pensando em proteção ao fogo e a água contra os invasores.
E estátuas gigantescas também foram construídas em homenagem ao deus protetor, Hélios, uma construção que demorou 12 anos para ser construída, de 46 metros de altura e pesava algo em torno de 70 toneladas. O Colosso de Rodes.
Podemos pensar que de lá para cá a humanidade já perpetuava seus Deuses em monumentos e também com catástrofes (como terremotos) e guerras, também os destruíram.
“O Colosso agüentou orgulhosamente à entrada do porto durante uns cinqüenta-seis anos. Toda manhã, o Sol iluminava a sua superfície de bronze polida e refletia, o brilho de figura do deus. Então um terremoto atingiu Rhodes e a estátua, que se desmoronou. Pedaços enormes da estátua ficaram ao longo do porto durante séculos” http://www.portaldascuriosidades.com
Comparando-se a Estátua da Liberdade com o Colosso, os corpos são do mesmo tamanho, porém o pedestal é mais alto.
O meu pensamento atravessou o tempo para falar da história e refletir sobre os novos do Egito nos tempos de hoje.
Atualmente onde fincava um regime de Hosni Mubarak de três décadas, no Egito, acusado de repressão, fraudes eleitorais, corrupção, responsabilidade pela pobreza e pelo desemprego no país, de mais de 80 milhões de habitantes. A revolta popular tomou conta da praça Tahrir (liberdade, em árabe) por 18 dias. A população do Egito exigindo a saída do seu Presidente finalmente conseguiu sua renúncia. Um momento histórico para todo um povo e de alegria também para nós expectadores e torcedores de menos uma tirania no mundo.
Mas ainda falta, e muitas estátuas ainda serão construídas e abaladas também suas estruturas.
O Egito é vital para a estabilidade do Oriente Médio e no Norte da África, a região preocupa. Mas a questão ainda é religiosa, os “Deuses” podem mudar para um regime islâmico no país.
Então o passado, relembrando estátuas e construções, novamente volta a mente recontando histórias...Mais estátuas da Liberdade?



Diana Balis

(Diana Balis, Rio de Janeiro, 22 de fevereiro de 2011, Pesquisa da história em sites como http://noticias.r7.com , http://pt.wikipedia.org/wiki/Colosso_de_Rodes)
 
Autor
DianaBalis
 
Texto
Data
Leituras
3000
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
1 pontos
1
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 22/02/2011 11:36  Atualizado: 22/02/2011 11:36
 Re: Mar Egeu: O Colosso de Rhodes
UM POEMA MARAVILHOS, MARAVILHA DEIXO MEU ABRAÇO.

MARTISNS