Crónicas : 

de angola (com amor?)

 

Rectas intermináveis que medem o pensar na espera dos quilómetros que se pensa ultrapassar entre uma meditação e outra que vem já ali, no dobrar da curva que se segue, interregno de frieza no tempo de firmeza dos arreios aos cavalos que as marcas dizem que o veículo tem. Curva feita, o relaxe instala-se de novo, olhos postos na neblina de calor ao fundo do asfalto na camuflagem perfeita da lomba traiçoeira. Nas bermas debruadas a capim seguem os meninos de cadeiras de plástico na cabeça, os que têm chinelos, os que não têm não levam cadeiras, seguem a viagem livre pelas bermas do destino sem poiso para a planta do pé nem esperança de sentar o cós em algo menos duro que o asfalto quente que pisam.
Alguns esticam a mão timidamente na tentativa de encurtar passos às maltratadas pernas pelo calor do asfalto, o pó dos caminhos e dos insectos sem dó. Um deles, o Francisco sentei-o um dia na pendura da incerteza que é o meu banco do lado face à aceleração e às curvas traiçoeiras. Perguntou-me se podia ser meu amigo, respondi-lhe que sim na ignorância que a amizade dele faz-me muito mais bem a mim, do que a minha a ele. Trocamos contactos, eu dei-lhe o meu número, ele não tem telefone, deu-me o da mãe. No afã de ultrapassar as curvas que a vida me deu não mais me lembrei do Francisco.
Hoje ele ligou-me, precisou recorrer a alguns exercícios de memória para me lembrar dele, mas lembrei-me finalmente, até dos sonhos que me transmitiu nos quilómetros que o separavam da escola, que demoraram de carro vinte minutos a percorrer.
Não, não estava a precisar de nada. Não, não queria nada… Tão só saber se eu estava bem!

 
Autor
jaber
Autor
 
Texto
Data
Leituras
968
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
3 pontos
3
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 04/04/2011 20:24  Atualizado: 11/03/2013 13:18
 Re: de angola (com amor?)
caro amigo e Xará, esquecemo-nos dos Franciscos, sim, mas não é culpa nossa. toda vez que se sai dum sufoco, feita a curva, vem o relaxamanto, é normal, aí instala-se de novo aquilo que é a realidade deles, o caos para nós. os olhos postos na neblina de calor ao fundo do asfalto, faz camuflagem perfeita da lomba traiçoeira, ou dos oásis inexistentes...

um fraterno abraço caRIOca ao amiguirmão, Jaber.

zésilveira


Enviado por Tópico
luciusantonius
Publicado: 05/04/2011 00:01  Atualizado: 05/04/2011 00:01
Colaborador
Usuário desde: 01/09/2008
Localidade:
Mensagens: 669
 Re: de angola (com amor?)
Humanidade a transbordar das picadas africanas. Mundo que é urgente ao Ocidente conhecer para melhor aquilatar do valor das coisas e das pessoas. Um texto que vale a pena ler-se.

Abraço
Antonius/Olema