Crónicas : 

A CRISE

 
A CRISE

Há um ano a esta parte que neste nosso País a palavra que está na berra e é usada a torto e a direito é “crise”. Mais ou menos toda a população tem consciência de que vivemos, (não só nós, mas o mundo ocidental) uma crise de contornos não sei se bem definidos, mas que se anuncia coisa séria com que o ocidente se vai confrontar talvez por bastante tempo.

Mas se a dita crise envolve grande parte do mundo Ocidental (por ventura repercutindo-se no resto do mundo), cada país vive-a e sente-a à sua maneira e também a intensidade da mesma diverge, dependendo muitas vezes em grande parte de factores endógenos. Muitas vezes de factores que podiam ter sido evitados ou pelo menos suavizados. O sul da Europa , pertencente ao mundo dito Latino está a ser particularmente atingido e Portugal está tristemente na linha da frente. Digo tristemente por que pertenço ao número dos que pensam que alguma ou muita coisa podia e devia ter sido feita em termos de prevenção. Sim, acho que ao cidadão atento e sem necessidade de ser especialista, era visível há uns anos a esta parte que as coisas não podiam seguir indefinidamente pelo rota por onde seguiam, havia que arrepiar caminho. Como naturalmente a nós Portugueses é o nosso país que antes de mais nos diz respeito, vai para ele nesta hora a minha atenção especial. Abreviando, tem-se vindo a constatar que a nossa situação financeira é desastrosa. Todos sabemos e todos o dizemos que temos vivido acima das nossas possibilidades, num consumismo desenfreado, animados por um espírito de competição que às vezes é escandaloso.

Hoje mesmo o governo (que apesar de demissionário é ainda o que governa) acaba por decidir aceitar o apoio do FMI para poder enfrentar as suas dificuldades financeiras. Pressente-se que o país de um modo geral ansiava essa decisão, por não vislumbrar outro tipo de saída. Afundávamo-nos de dia para dia. Com esta decisão gera-se uma vaga de esperança.

A meu ver (ponto de vista generalizado) este pedido de ajuda ( para todos os efeitos acto de mendicidade mas a que o pobre tem que recorrer) deveria ter sido feito há bem mais tempo, mas a questão que se me coloca é bem mais grave: é que por muito bom que seja o espírito com que os estranhos nos apoiam (…) somos nós portugueses que temos de resolver o problema, pagarmos a quem ficarmos a dever e sermos capazes de reconstruir este país. Durante este ano houve 4 PEC's, isto é pedidos aos bocadinhos, à custa do sacrifício da franja mais modesta, sobretudo os desempregados, que o resto da população por muito que se queixe e que fale em crise, esta ainda lhe não bateu à porta. O que penso é que o PEC (o primeiro) logo à partida devia ser coisa pensada, muito concreta a bater à porta da maioria dos cidadãos segundo as suas possibilidades. Sublinho a salvaguarda do sector efectivamente atingido, de grupos que começam a conhecer a fome, aqueles que não têm força para fazer greves, nem grandes nem pequenas.

Acreditei já que este país, apesar de pequeno fosse capaz de ultrapassar as suas dificuldades com inteligência e com tenacidade. Venho constatando com tristeza que de facto não merecemos mais do que ir na cauda da Europa, até parece que numa atitude protectora de quem vai a amparar os que vão na frente.

A hora que vivemos é séria, exigente para connosco e coisa importante que temos a exigir de nós é espírito de solidariedade. Não tenho estofo pessoal para dar um grande passo nesse sentido, mas há quem o tenha. Pois que ele seja dado e com urgência ainda que saibamos que ele vai mexer no bolso de cada um de nós. Tenho que dizer que sinto repulsa pelos desequilíbrios em termos de ordenados que vão por aí. Enquanto uns tem ordenados e pensões de miséria, outros há, não sei porquê, que se abotoam com vencimentos escandalosos, não falando nesse mundo de corrupção de que temos conhecimento ou que pressentimos. Não me venham com “capacidades” ou “aguçadas inteligências”, porque o que está provado é que ninguém é insubstituível.

Apetece-me terminar dizendo que na nossa pequenez física (refiro-me ao nosso país) seremos grandes quando formos capazes de, de punhos fraternalmente cerrados afirmarmos, aceitando que assim seja, que esses ordenados que são um escândalo passem a constituir em vez de razão de vaidade, motivo de vergonha. Sim, é que é vergonhoso que enquanto uns arrecadam verbas astronómicas, outros se confrontem com gravíssimas carências.
Parece utópico, mas ainda espero que num espírito fraterno, solidário, de não endeusamento do dinheiro more o futuro deste País e então ele será grande e dele se orgulharam os nossos filhos.

Antonius





 
Autor
luciusantonius
 
Texto
Data
Leituras
716
Favoritos
1
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
9 pontos
1
0
1
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Conceição Bernardino
Publicado: 07/04/2011 20:46  Atualizado: 07/04/2011 20:46
Usuário desde: 22/08/2009
Localidade: Porto
Mensagens: 3357
 Re: A CRISE
Olá Antonius,

é verdade espero sinceramente e quero acreditar que consigamos superar esta maldita crise e que os mais ricos tenham vergonham principalmente os nossos governantes que não souberam governar a nossa casa (Portugal)...quando não sabemos governar a nossa casa é improvavél que não saibamos governar nada...esta crise que andamos todos a pagar a factura elevada não começou ontem mas já muito tempo atrás.

Obrigada por partilhar este assunto que devia interessar a todos.

abraço

Conceição Bernardino