Crónicas : 

E não se pode matá-los?

 
Está em cena, num teatro aqui de Lisboa, uma peça com o título desta crónica – e não se pode matá-los?
Diz a sinopse dessa peça que “a violência pode atingir-nos explosivamente, fisicamente, directamente. Mas pode também inscrever-se nas nossas vidas, nos nossos imaginários, no nosso quotidiano através de mil imagens subtis de que não tomamos consciência a não ser quando a sua acumulação atinge um ponto de efervescência que domina todos os gestos, pensamentos e atitudes.”
Não me considero uma pessoa violenta. Antes pelo contrário (ou, pelo menos, gosto de acreditar que assim é). Confesso, no entanto, que já me aconteceu, por diversas vezes, pensar “e não se pode matá-los?”.
Penso nisso, por exemplo, quando vejo os responsáveis pela actual situação financeira em que vivemos, fazerem-se de vítimas e de desgraçados quando, na verdade, quem está desgraçado é o Zé-povinho que, a cada dia que passa vê aumentar o custo de vida sem que lhe sejam aumentados os rendimentos (sendo que, nalguns casos, até são diminuídos).
Ou quando vejo empresas que sobrevivem do dinheiro dos contribuintes, empresas públicas, portanto, a comprarem viaturas topo de gama para os seus gestores (se não os podem aumentar em ordenado, aumentam em benefícios…)
E não se pode matá-los?
Aos pais que abandonam os filhos, que os violentam (física e psicologicamente), que se descartam das suas responsabilidades? Que preferem comprar tudo e mais alguma coisa e fazer todas as vontades às crianças, para que não sejam contrariadas, levando a que cresçam julgando que se consegue tudo na vida com facilidade?
A todos os que, fazendo-se valer das suas posições junto das crianças, abusam sexualmente delas. Àqueles que acham que tomar conta duma criança ou dum adolescente é fazê-lo chorar, bater-lhe, levando-os muitas vezes ao desespero.
E não se pode matá-los?
A quem não sabe viver em comunidade, a quem é rude, mal-educado, mal-formado, ao ponto de gozar com as pessoas de mais idade, que não sabe aguardar a sua vez para falar, que entende-se como o dono da razão e de todo o que o rodeia.
A quem exige ser tratado pelo seu título académico, achando-se superior aos demais, chegando aos extremos de recusar falar com quem não o utilize.
E não se pode matá-los?
Aos grevistas que, usando e abusando da sua liberdade de fazer greve (que não contesto) violam a liberdade dos demais em se deslocar para os empregos, levando a que haja quem perca o emprego (ou fique em desvantagem nas entrevistas para emprego) por viverem em zonas onde há bastantes greves.
A quem maltrata os idosos e os abandona à sua sorte num qualquer hospital ou lar de terceira idade, sem respeito pelos laços familiares que, muitas das vezes, os une, importando-se apenas com o dinheiro que podem receber.
E não se pode matá-los?
Bem, nalguns casos se calhar matar é exagero. Mas não se pode, sei lá, partir uma perna?... É que, não sei o que pensam mas, a mim, alguns destes casos fazem com que minha parte má ultrapasse a boa.


Stone
***********

Pedra Filosofal
O sonho comanda a vida...


http://stoneartportugal.blogs.sapo.pt/

 
Autor
Pedra Filosofal
 
Texto
Data
Leituras
1941
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
6 pontos
6
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 11/04/2011 15:18  Atualizado: 11/04/2011 15:19
 Re: E não se pode matá-los?
vim aqui atraído pelo eco das suas palavras. e como não diferente poderia ser, sempre pertinente o que nos trazes a ler...

beijão Magda, e aquele abração bem Carioca.

zésilveira

Enviado por Tópico
Ghost
Publicado: 11/04/2011 15:39  Atualizado: 11/04/2011 15:39
Colaborador
Usuário desde: 09/04/2011
Localidade: Lisboa, Portugal
Mensagens: 1820
 Re: E não se pode matá-los?
Gostei muito do que li nesta crónica, é claro que mata-los seria um exagero... mesmo que nos matem no nosso dia-a-dia. Não queramos vestir a mesma máscara e representar no mesmo papel.
Abraços

Enviado por Tópico
Paulo Afonso Ramos
Publicado: 11/04/2011 20:14  Atualizado: 11/04/2011 20:14
Colaborador
Usuário desde: 14/06/2007
Localidade: Lisboa
Mensagens: 2080
 Re: E não se pode matá-los?
confirmo! não és violenta, nada mesmo...

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 12/04/2011 02:20  Atualizado: 12/04/2011 02:20
 Re: E não se pode matá-los?
Olá. Esta crónica fez-me lembrar uma revista que está em cena chamada «Agarra que é honesto».
Por trazer sempre algo diferente e pensado ao luso, bem haja pela excelência.
Abraço.

Enviado por Tópico
Amora
Publicado: 12/04/2011 22:28  Atualizado: 12/04/2011 22:29
Colaborador
Usuário desde: 08/02/2008
Localidade: Brasil
Mensagens: 4705
 Re: E não se pode matá-los?
Senti saudades das suas poucas e boas, fazem muita falta essas reflexões tão pertinentes com as quais sempre me identifico.
Acredito ser eu muito mais má que você, que nem acho exagero, em muitos casos, o verbo matar.

Excelente texto!

Beijos

Enviado por Tópico
Migueljaco
Publicado: 03/09/2011 14:36  Atualizado: 03/09/2011 14:36
Colaborador
Usuário desde: 23/06/2011
Localidade: Taubaté SP
Mensagens: 10200
 Re: E não se pode matá-los?
Bom dia Nobre poetiza, eu entendo muito bem esta ira da qual fostes acometida, é que somos insultados em tempo integral, pelos nossos governantes bandidos, cá no Brasil, não é em nada diferente de Portugal, e também somos insultados pelos bandidos de classe baixa, porem de poder destrutivo altíssimo, então a fera que habita em cada um de nós fica cheia de vontade da matar. parabens pelo seu contundente texto, eu te desejo um excelente final de semana, MJ.Taubaté SP.