Crónicas : 

o homem do outro mundo

 
ontem, após o jantar, troquei tudo por um lugar no meu sofá em frente ao televisor. queria ver o homem que governou o meu país nos últimos seis anos em disputa directa com um elemento da oposição. abriram a porta ao diálogo.
fiquei maravilhado, pois foram tantas as descobertas que me ofereceram e de uma forma fantástica que dei por mim a pensar que tenho andado distraído nestes últimos seis anos. descobri que sou um dos culpados por o país estar no estado em que está, pouco culpado, mas culpado. também descobri, que como eu e piores, muito piores, são um rol deles. é o padeiro, o agente da polícia e o empregado do café. é o piloto, o merceeiro e o mecânico. ah! e é o futebolista, o treinador e o motorista. todos somos culpados excepto uma equipa de governação que, ano após ano, deu tudo de si para o bem deste cantinho da europa. mas, na boca de alguém, devíamos voltar a dar mais uma oportunidade a quem governou. porque não? afinal, tudo tentaram para não chegarmos ao que chegamos. deram o seu melhor.
a dívida explodiu em flecha? calma, que a oposição não soube sê-la.
somos gozados pelos políticos da europa? calma, que eles não sabem do que falam.
estamos financeiramente dependentes de terceiros? calma, que fizemos um grande acordo. vamos ter muitas dificuldades no próximo ano) calma, que este ano está tudo controlado. e tudo anda, volta na volta, a passear de um tal “pack” ou “peck” que foi identificado com o meu número preferido: 4.
o raio do homem é do outro mundo! do mundo da demagogia!
e nós, já sem alma, mas com calma, lá vamos assistindo a este tipo de espectáculos na televisão e vamos percebendo, aos poucos, que estivemos em transição de um mundo para o outro e que nenhum deles conhecemos. nenhum desses dois mundos nem nenhum dos homens, seja o governante ou candidato, que habitam naquele corpo tão igual ao mais comum dos mortais.
mas verdade, verdadinha, aquele homem é, de facto, do outro mundo!

eduardo montepuez


Eduardo Montepuez
http://montepuez.blogs.sapo.pt/

O meu último livro:

"O Espírito Tuga" - LUA DE MARFIM (2011)


 
Autor
EMontepuez
 
Texto
Data
Leituras
1418
Favoritos
1
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
14 pontos
2
2
1
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Carlos_Val
Publicado: 10/05/2011 18:13  Atualizado: 10/05/2011 18:13
Da casa!
Usuário desde: 11/03/2011
Localidade: Braga a residir em Gaia
Mensagens: 421
 Re: o homem do outro mundo
sou culpado também porque quando essa gente fala eu desligo-me, grato por tão grandioso texto.

abraço poético

Val

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 18/10/2014 07:41  Atualizado: 18/10/2014 07:41
 Re: o homem do outro mundo
vc publicou sua intervenção em 2011,de lá pra cá aconteceram muitas revirvoltas n só em portugal mas em todo o mundo, mas no caso especifico, vc fala dos governantes lusitanos,pois é estamos já quase no final de 2014 no pr+oximo ano novas eleições, para serem eleitos novos homens desse mundo a qual vc descreveu tão bem e sinceramente acho tudo uma ilusão e qd falo isso estou falando tb dos futuros governantes do brasil, o q se viv agora, a camapanha se rastejando para o 2ºturno, sendo q tudo já está resolvido, n acredito em partidos de oposição,nem adversários politicos, acho q isso tudo são treitas pra boi dormir,infelizmente entre elição e sai eleição e a mesmice praticamente, as vezes pensar nisso me dá uma sensação de um peso enorme sobre minha cabeça qd penso no futuro n só dos meus filhos e netos, mas dos meus semlhantes, como se nós o povo estivessemos numa espécie de areia movediça q quanto mais a gente se debate e luta mais afunda, desculpe eu escrever essa minha opinião tão dow, mas é q as vezes é sobre humano manter o otimismo, a troika foi embora e cadê o alivio? ao contrario o q se vê é o assombro do bes falido e a ameaça de mais impostos em cima de quem menos pode e merece,tanto fz o lado do oceano onde se está o sofrimento e a luta do povo é a mesma. valeu o q vc escreveu, achei muito oportuno e bem centrado na mensagem idelaizada.