Textos : 

Ela (Condescendência)

 
Ela (Condescendência)
 
Lembro-me do dia que casei e da brancura que com ele veio. Mas era um branco nauseante, pálido, acho eu, palidez de morte dissimulada no vestido nupcial. Era adequado, e ninguém quis ensinar que era um aviso a toda a estupidez juvenil que nos mora no espírito, e como podia eu adivinhá-lo, senão no rescaldo dos corropios sorridentes e das febres de sexta à noite. Hipócritas. Calaram-se todos, para sempre, e fecharam os olhos ao passo para o abismo.

Lembro-me ser Setembro tardio,e o roseiral da minha sogra estava em flor, debaixo de um sol cálido e tenro. As rosas iridiscentes foram cortadas mais tarde nesse dia, para que me acompanhassem capelinha abaixo. Invejei-as. A minha mãe não me ensinara a ser flor. A curvar-me elegantemente perante a mão que recolhe, sedutora, aceitando já o inevitável, o corte umbilical, o cessar da seiva pulsante, o fim. Então cresci agreste.
Mas nesse dia fui flor, ainda assim, a mais bonita, mais ainda do que as que levava, curvando sem saber ao quê. E quando soube era tarde demais.

Vinte anos volvidos. Vinte anos, fugidos desalmadamente, levados com tudo aquilo que julgava o melhor.
E hoje. Hoje, como um outro hoje qualquer, depressa mulher, que és tu o sustento desta casa, tu e o teu emprego das nove às cinco, mais os biscates que fazes: biscoitos, bolos e salgados, rissóis e croquetes, sete euros dúzia e meia.
Mexe-te mulher, anda mulher, a rapariga está quase aí para jantar, deixa lá os lençóis e o ferro, fazes depois que eu deixo, mas não percas tempo mulher, tu e só tu, em todo o teu nome e languidez corporal, deus meu, que seria de nós sem ti.

Eu digo-te. Seríamos outros quaisquer.

Hoje, como outro hoje qualquer que tem vindo a preencher pobremente a existência, atirou-me com essa constatação insípida à cara. Desprovida de - já nem conheço o emprego de ternura - qualquer respeito, pelo amor da tua vida, pela mãe dos teus filhos e avó dos teus netos, pela rapariga de saia travada de cor azul-verde-marinho na estação de São Bento e caracoís ferrugentos à chuva ; nem pelo amor de Deus, e enterrando as mãos espadaúdas nos bolsos, gira a três quartos desenhando as suas costas no horizonte visual, contra a luz baça que nasce da sala.

E sela-se o contrato. Com um beijo breve, que com o passar do tempo adquiriu um sabor acre, duvidoso, envelhecido, áspero. Sela-se a certeza de que para si será sempre desta forma: tu fazes -
- eu descanso, eu que sou doente e parasita e estropiado, vamos lá mulher, outra vez, carrega-me que estou cansado, de ser o pilar desta casa, o abrigo lento de todas as horas, a engrenagem principal, vá lá mulher, outra vez, prometeste em frente ao Senhor e à Santa Maria da Sé que assim o farias, até que que a morte nos separe, até que os meus dias se finem.

Em alturas destas, a memória da minha avó assalta-me o espírito. O seu andar era desalinhado, mas a sua agilidade fazia com que ondulasse dentro das passadas. Nos dias em que dobava as meadas de lã, enrodilhadas, resgatava uma pequena lata laranja-tostado de uma arca antiquíssima em mogno, que existia no seu quarto, e passava-ma para a mão.

Pega cuca, guarda-me esta latinha, que é para não ma tirarem.

A lata continha bolachas, duras, duríssimas, com um leve aroma a limão. Deitava-me escondida no seio fresco e macio dos prados de Coura, a mordiscar limas , como chamava às bolachas, e a desencaminhar carreiros de formigas com pequenos ramos, até que o meu umbigo inchasse de redondez orgulhosa.
Muitas vezes entregava a lata vazia, para receber um olhar de ternura daquela presença tão querida, e um

Mas que chatice, a minha latinha está vazia, quem ta tirou cuca?
Ó vó, eu não sei, adormeci.


Ainda assim, o seu conteúdo era restituído de "roubo" em "roubo", para grande contentamento meu. Sei que não se importava, desde que pudesse ditar a costumeira reprimenda fingida, com um sorriso cuja cor não esforçava por esconder.

Contrariamente às tradições, foi ela quem me conduziu ao magistral altar. E disso sim, lembro vívidamente. No momento em que me deixava entregue, ali, só, no topo da escadaria, apenas me olhou. Tristemente, pareceu-me. Sofridamente. Amorosamente. E disse-me, esticando-se o mais que podia e que as suas pernas, magríssimas, trémulas e corrompidas pela idade, lhe permitiam, em direcção à minha face. Senti-lhe o característico cheiro a sabão azul e carinho. E disse-me:

Se algum dia te perguntarem como se pesa o cansaço, só haverá uma coisa a dizer. Pesa-se em anos.

E retornou lentamente ao seu lugar. Nesse dia não dissera nem mais uma palavra. Uma semana depois, chega a notícia que decidira adormecer indefinidamente. E as suas palvaras ecoaram, como num salão despido.
Nunca as entendera, à medida que perdiam a sua sonoridade.

Hoje, como outro hoje qualquer, de uma vida qualquer, atingi o seu sentido.
Mas deixa lá isso mulher, esses dias já se foram, e não és senão da realidade.

 
Autor
MEduarda
Autor
 
Texto
Data
Leituras
801
Favoritos
1
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
15 pontos
7
0
1
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Migueljaco
Publicado: 05/07/2011 22:37  Atualizado: 05/07/2011 22:37
Colaborador
Usuário desde: 23/06/2011
Localidade: Taubaté SP
Mensagens: 10200
 Re: Ela (Condescendência)
Boa noite MEduarda, seus versos narram toda a trajetória de uma vida que começa com profundos encantamentos, vai ficando insípida, e terminha mergulhada na melancolia, parabens pelo seu instigante poema, MJ.

Enviado por Tópico
Avozita
Publicado: 06/07/2011 17:12  Atualizado: 06/07/2011 17:12
Colaborador
Usuário desde: 08/07/2009
Localidade: Casal de Cambra - Lisboa
Mensagens: 4529
 Re: Ela (Condescendência)
Boa tarde.

Quero dar-lhe os parabéns por todos os poemas aqui postados. São espectacularmente belos, bem escritos e bem delineados.
Gosto imenso da forma como escreve.

Beijo de boas vindas
Antonieta


Enviado por Tópico
Nanda
Publicado: 07/07/2011 20:09  Atualizado: 07/07/2011 20:09
Membro de honra
Usuário desde: 14/08/2007
Localidade: Setúbal
Mensagens: 11076
 Re: Ela (Condescendência)
MEduarda,
Dei por bem empregue o tempo que dediquei a esta leitura.
Beijo
Nanda


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 07/07/2011 21:32  Atualizado: 07/07/2011 21:32
 Re: Ela (Condescendência)
Ola mais uma vez! Bem... assim vale a pena passar por aqui. Excelente este seu texto.

Agradeço a boa leitura que me proporcionou.

Beijo azul

Enviado por Tópico
Sterea
Publicado: 09/07/2011 15:21  Atualizado: 09/07/2011 15:21
Membro de honra
Usuário desde: 20/05/2008
Localidade: Porto
Mensagens: 2999
 Re: Ela (Condescendência)
Entrei só para dizer: não sou senão desta realidade, deste escrever, desta condescendência... por isso devoro as palavras, como a limas temperadas de nostalgia e acidez. Por isso leio estes dias, como a uma vida que passou por mim e me sorriu, de lágrimas nos olhos...

Uma leitura que me fez ver: como as palavras podem ser de tanta gente, afinal...

Beijo, Eduarda.