Textos -> Humor : 

TANGARÁ: O MEU BAIRRO QUERIDO

 
http://dedeguimaraes.blogspot.com/
Bom, o meu nome é André Guimarães e eu moro no Tangará (bairro perigoso de Cabo Frio), mas a culpa não é minha! Eu gostaria de começar explicando que eu não estou escrevendo esse texto pra ganhar dinheiro pra comprar drogas depois... Ok? Muito menos traficar! O fato de eu morar numa droga de um bairro não quer dizer que eu esteja envolvido com drogas... Quer dizer... Indiretamente eu estou... Enfim...
Pra quem não sabe, “Tangará” é um nome genérico que a gente chama a nossa área, pois na verdade “Tangará” é uma espécie de pássaro, e ali na área do bairro, havia muitos Tangarás... Daí o nome genérico. Mas o nome verdadeiro do bairro é “Maria Daria Saldanha”. E se você pesquisar no Google depois, você vai descobrir que a Maria Daria foi uma mulher de... Bom, na verdade é só isso que eu descobri dela... Que ela era uma mulher! Nada a mais!
O Tangará é muito acolhedor. Sempre tem lugar pra mais uma... duas... cinqüenta pessoas! E isso fica em evidencia quando você pega o ônibus do Tangará das seis da tarde ali em frente ao ponto frio! É foda! A porra do ônibus pode estar lotado, mas se tiver cem pessoas no ponto o motorista para pra entrar. E o cobrador na maior cara de pau: “Vamos chegar um pouquinho lá pra trás aí, gente!” Me da uma puta vontade de perguntar: “Pra trás da onde, porra?! Onde você esta vendo “Trás” aqui nesse ônibus?! Me diga que eu quero ir pra La... Se eu chegar mais um pouco pra trás aqui, ta arriscado eu perder a virgindade da minha bunda!”
É muito estressante! Tem pessoas que acreditam no céu e no inferno e tem pessoas que não acreditam. Eu faço parte das que acreditam, mas acredito em ordem decrescente: Pra mim, existe o céu, o inferno e o ônibus do Tangará! A sorte é que não existe o Tangará via inferno... Porque se não, ia descer todo mundo lá pra pegar outro ônibus!
A porcaria do buzão só tem limite de passageiros sentados, por que em pé... Se vira meu filho... Vai no colo do motorista, vai com a cara amassada na porta, coloca um protetor no cú... Dá o seu jeito de ir! É muita gente reunida num só lugar!
Uma vez o ônibus quebrou faltando uns dez minutos pra chegar no bairro e a galera resolveu ir caminhando... Ai desce aquele povo que parecia estar se exilando de algum lugar! Outro dia eu vi uma peregrinação de um povo à Meca na TV que tinha bem menos gente!
Na ultima revolta dos bandidos que colocaram fogo nos ônibus, eles tentaram queimar o Tangara com geral dentro... A sorte é que o ônibus estava tão cheio que não tinha ar pro fogo se alastrar... Se não... E falando sobre tacar fogo em ônibus... Desde que não machuquem pessoas, eu me amarro quando os bandidos incendeiam um ônibus... Sério! Não estou aqui fazendo apologia ao crime, mas lembram daquele ditado: “Ladrão que rouba ladrão, cem anos de perdão!” Ainda mais quando na sua cidade existe um monopólio que aumenta a passagem a hora que bem entender e você não pode fazer absolutamente nada, a não ser, pegar a porra do Tangará lotado pra ir trabalhar!
Mas uma coisa que me deixa puto de verdade são os funkeiros que desconhecem a existência da porra do fone! Você pega o Tangará as sete da manha doido pra tirar mais um cochilo... Quando você esta quase pegando no sono, um filho da puta bota um funk no ultimo volume do celular: “Vem que vem, que vem quicando... Vem que vem, que vem quicando...” Porra, uma vez eu virei pro funkeiro: “O caralho, eu to quicando sim, mas é de raiva... Se você não desligar essa merda, eu não vou mexer o ombrinho não, eu vou mexer é a Mao na tua cara!”
O meu bairro esta sempre em destaque... Se você quiser se manter informado sobre os acontecimentos aqui no Tangará, é só você comprar sempre o jornal aqui da cidade... Sempre terá uma noticia aqui da área... Na paginas policiais!
O bom é que as pessoas do Tangará não morrem... Serio! É muito legal você morar num lugar onde as pessoas não morrem! No Tangará é assim... As pessoas não morrem... No Tangará as pessoas matam! Quando aparece um cadáver aqui na área, você nunca deve perguntar: “Coitado... Morreu de quê?” Não! Você deve perguntar: “Hummm! Mataram Por quê?”
Você nunca vai ouvir que morreu alguém no Tangará de bala perdida. Ate porque, se você for analisar as causas das ultimas mortes, você vai ter que concordar comigo que dezessete tiros na cabeça não pode ser bala perdida! Impossível ser! Balas perdidas não andam em grupo! No mínimo seria coletivo de bala perdida, que seria o quê, sei lá... “Segunda guerra mundial”
É um bairro perigoso sim! Confesso pra vocês! Lá quando falam que fulano perdeu a cabeça, fulano perdeu realmente a cabeça... Arrancaram a cabeça de fulano! Aí depois a policia tem que procurar a cabeça pra costurar no corpo pra não estragar o velório! É triste!
Mas eu gosto do meu bairro! É um bairro muito solicito, as pessoas são bastante calorosas, adoram estar em grupos, aglomeradas... Principalmente quando amanhece um corpo estendido no chão!
Eu costumo dizer que é o bairro onde o luxo convive com o lixo... Mas essa convivência esta acabando... Mês que vem eu to de mudança! Enfim... Guardarei as relações no coração, pois no tangara moram as pessoas mais importantes da minha vida: Minha mãe... Minha Irma... Minha mãe... Ah, essa eu já falei... A minha Irma... Ihhh.... essa também! Esquece! Vlw Galera!!!




Andre Guimaraes, 24 anos de idade, musico(guitarrista e violonista) desde os treze anos de idade, estudande de letras portugues-ingles e escritor amador.

 
Autor
dedeguitar
 
Texto
Data
Leituras
3211
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
2 pontos
2
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
GeMuniz
Publicado: 06/07/2011 20:13  Atualizado: 06/07/2011 20:13
Membro de honra
Usuário desde: 10/08/2010
Localidade: Brasil
Mensagens: 7283
 Re: TANGARÁ: O MEU BAIRRO QUERIDO
Aguns trechos muito bons, Andrezão...

Um abraço

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 07/07/2011 11:48  Atualizado: 07/07/2011 11:48
 Re: TANGARÁ: O MEU BAIRRO QUERIDO
cara, pra eu que venho te acompanhando... creceste muito irmão. (desde aquele meu alerta; lembra!?) logo na introdução a referência aoa não as drodas está quase sendo uma marca. excelente. vá em frente.

aquele abração aqui do amigo carioca.

silveiradobrasil

ps.: ah, seus ensaios no youtube tbm estão muito bons...