Crónicas : 

PRIMEIRO DOCUMENTO LITERÁRIO BRASILEIRO

 
.....................................................................................................................................

Não se tem registro de quando e onde teria nascido Pero Vaz de Caminha, entretanto, supõe-se que nascera na cidade do Porto por volta do ano de 1450. Seu pai, Vasco Fernandes Caminha, fidalgo português escrivão da Coroa Real, incumbido de relatar ao seu Rei, todos os tipos de empreendimentos, fossem aqueles das obras náuticas (Acompanhamento e custos), fossem os adquiridos nas conquistas das Naus Portuguesas. Vasco deu ao seu filho o nome de Pero e logo nos primeiros anos de vida, mostrou-lhe o caminho por onde deveria trilhar para quando homem tomasse para si, o lugar de destaque por ele, ocupado na corte portuguesa.

Para tanto, ofereceu ao menino educação humanística tornando-o profundo conhecedor das letras, da matemática, da astronomia e de outras ciências que na época despontavam. Por falecimento de seu pai, Pero Vaz de Caminha passa a relatar à Coroa Portuguesa seus escritos tal como fazia seu pai. Logo se destacou pela forma clara e objetiva dos seus relatos, ganhando confiança e admiração do Rei assim como, de toda nobreza da época.

Fora nomeado Escrivão, Mestre da Balança da Casa da Moeda Portuguesa pelo Rei D. Manoel I e, por fim, incumbido por ele, a acompanhar e relatar toda expedição de Pedro Álvares Cabral às Índias. Foi nessa viagem, numa sexta-feira do dia primeiro de maio de 1500, que Pero Vaz descreve então a carta que deu origem ao descobrimento do Brasil.

A famosa carta possui no seu original 27 folhas e pela primeira vez mencionada, tornando-a pública pelo então guarda-mor do arquivo da torre de Tombo, localizado em Lisboa. Senhor José de Seabra da Silva em 1773.

Já em 1817 o historiador Manoel Aires do Casal a publicou em sua Corografia Brasílica. A carta de Pero Vaz de Caminha, vai além de um simples mostrar é uma verdadeira aula de quem com as letras, manifestava imensa intimidade a ponto de, brincar com as palavras, pronomes, adjetivos e serviu, sobretudo, para retratar quão lindo e promissor eram aquelas terras avistadas próximas ao Monte que chamaram, Pascoal.

O texto de Pero Vaz, procura informar com riqueza de detalhes o que ele via, ouvia e sentia a respeito dos lugares, pessoas, animais e plantas, sem se esquecer das descrições dos relevos; montes, clima, das riquezas naturais e da amabilidade do povo local.

Como documento a carta de Pero Vaz fora muito mais reveladora e muito mais bem elaborada do que a carta de Américo Vespúcio ainda que esta, tenha alcançado muito mais sucesso na Europa do que a outra, tanto que em sua homenagem fora concedida ao novo continente, seu nome (Continente Americano)

Pero Vaz de Caminha fora morto na Feitoria de Calicute na Índia em confronto com os mouros onde vários comandantes de Cabral foram massacrados.

Muito vale à pena ler o texto carta na íntegra de sua totalidade, marcada por uma magnitude digna dos grandes textos documentos da atualidade.


Na íntegra, partes do primeiro documento literário escrito em terras brasileiras.




"Senhor,

Posto que o Capitão-mor desta Vossa frota, e assim os outros capitães escrevam a Vossa Alteza a notícia do achamento desta Vossa terra nova, que se agora nesta navegação achou, não deixarei de também dar disso minha conta a Vossa Alteza, assim como eu melhor puder, ainda que — para o bem contar e falar — o saiba pior que todos fazer! Todavia tome Vossa Alteza minha ignorância por boa vontade, a qual bem certo creia que, para aformosentar nem afear, aqui não há de pôr mais do que aquilo que vi e me pareceu."


..."Então lançamos fora os batéis e esquifes. E logo vieram todos os capitães das naus a esta nau do Capitão-mor. E ali falaram. E o Capitão mandou em terra a Nicolau Coelho para ver aquele rio. E tanto que ele começou a ir-se para lá, acudiram pela praia homens aos dois e aos três, de maneira que, quando o batel chegou à boca do rio, já lá estavam dezoito ou vinte pardos, nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas"...

CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA:
http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ua000283.pdf






Referências:
http://www.culturabrasil.org/carta.htm
Google
Biblioteca nacional


 
Autor
PCoelho
Autor
 
Texto
Data
Leituras
2468
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
4 pontos
4
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
HelenDeRose
Publicado: 16/07/2011 23:11  Atualizado: 16/07/2011 23:11
Usuário desde: 06/08/2009
Localidade: Sorocaba - SP - Brasil
Mensagens: 2022
 Re: PRIMEIRO DOCUMENTO LITERÁRIO BRASILEIRO
Realmente, está carta histórica é um marco para a Literatura, PCoelho. Eu já tinha uma cópia desde o tempo em que estudei literatura. Agradeço por compartilhar.


Ótima noite!

Helen.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 16/07/2011 23:15  Atualizado: 16/07/2011 23:15
 Re: PRIMEIRO DOCUMENTO LITERÁRIO BRASILEIRO
Não esperava um peça deste quilate, aqui no Luso, mas ainda bem que o amigo PCoelho nos brinda com seu talento e saber.

Abraço


Enviado por Tópico
GeMuniz
Publicado: 21/07/2011 12:50  Atualizado: 21/07/2011 12:50
Membro de honra
Usuário desde: 10/08/2010
Localidade: Brasil
Mensagens: 7283
 Re: PRIMEIRO DOCUMENTO LITERÁRIO BRASILEIRO
Bom dia. A carta por acaso já havia lido e ela realmente é maravilhosa. É história e literatura. Porém gostei de saber mais sobre a figura de Pero Vaz de Caminha, o que pude devido ao seu texto.

Um abraço