Textos -> Políticos : 

SOCIEDADE CORRUPTA

 
Tem uma coisa que me incomoda muito, por não conseguir entender. Já entendi muito da vida, das pessoas. E muito ainda me falta para entender.

Uma delas - a que mais me intriga - é com respeito as pessoas que assumem a política como profissão, ou complementam a profissão sendo políticos efetivos, realmente não consegui ainda entender. E olha que já pensei. Até já pensei que havia entendido, já passei por algumas tantas conclusões, mas nenhuma definitiva.

Sei que o poder corrompe as pessoas. O dinheiro também corrompe, pois, estão ligados. O dinheiro dá poder por si só e o poder em si, permite acumular dinheiro. Ambos têm a ambição como base, como impulso, que impulsiona as pessoas a estarem sempre insatisfeitos como o quanto tem, seja dinheiro, seja poder. E querem mais. Sempre mais. Seja dinheiro, seja poder ou ambos.

Não sei se é a política que corrompe as pessoas, mesmo de berço límpido, ou é o poder que o cargo político permite - e o dinheiro que daí é deslumbrado - e leva a essa bola de neve no processo de corrupção das pessoas todas que se envolvem na política.

Ainda sem ser definitiva, mas concluo que existe sim boas intenções de quem ingressa na política, que pode ser, inicialmente, tão apenas servir a comunidade, o município, o estado ou o pais, através de sua capacidade e conhecimento, mas acaba inevitavelmente se corrompendo. Seja pelo dinheiro, seja pelo poder. Ou mais comumente, por ambos.

E isso leva a uma conclusão ainda mais triste; se a sociedade vive a mercê da política, dos políticos e ainda não vi, nem por exceção, político que não tenha sido corrompido pelo poder e pelo dinheiro, depreende-se que a sociedade, inevitavelmente, é corrupta.

Sendo a sociedade composta por pessoas, então a conclusão é ainda pior. Estamos todos corrompidos. Em maior ou menor escala, mas estamos todos com nossos objetivos, intenções e vontades, corrompidas. Salvo exceção. Que felizmente ainda existem.

E não estou falando do ato de corromper um ao outro. O problema é que essa corrupção de que falo, é o deprimente processo de cada um corromper seus próprios princípios, seus próprios valores, seja pelo poder, seja pelo dinheiro, ou pela simples vaidade.



EACOELHO


 
Autor
EACOELHO
Autor
 
Texto
Data
Leituras
2825
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.