Contos : 

Memórias de uma casa

 
Memórias de uma casa
 
Olhava-a e não a enxergava, não a reconhecia. Musgos, líquens, cogumelos e algumas plantas trepadeiras revestiam-na, encobrindo o branco das paredes. Até a austeridade da madeira ganhou, com o passar do tempo, uma aura de velhice, de sábia velhice. Aquela casa respirava memórias de um passado cheio de vida. Pessoas percorriam seus corredores, penduravam-se em redes na varanda, a descansar. Conversavam, riam, brincavam, crianças corriam, falavam alto semelhando brigas... Ah! Tudo isto coube naquela casa, agora abandonada e entregue a lagartixas, formigas e outros insetos.

Pessoas foram felizes ali, casaram-se, construíram famílias, viveram... E a casa sempre a testemunhar o tempo... Todos passaram por ali e agora a casa estava só, quieta. Paredes "doentes", esburacadas; janelas quebradas mirando a paisagem verde; telhado com suas telhas trincadas, mal colocadas, a permitir a passagem da chuva; suas colunas resistentes e entrelaçadas por raízes de diversas plantas; quartos vazios transbordavam recordações; a cozinha ainda tinha, na reminiscência de cada tijolo, o cheiro festivo dos pratos, o aroma encorpado do café de manhãs de muitos ontens; um fogão à lenha inativo ainda tinha as marcas dos carvões antigos; a varanda solitária e silente a olhar para fora, como que buscando a alegria de outrora.

Ele via tudo isto e desnudava sentimento por sentimento os compartimentos daquela casa ainda receptiva. Via-se nela, mas não conseguia mais contemporanizá-la nele. Ela era uma parte do seu passado, um doce e feliz passado.

(Danclads Lins de Andrade).

 
Autor
Danclads
Autor
 
Texto
Data
Leituras
886
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
5 pontos
5
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 03/09/2011 21:39  Atualizado: 03/09/2011 21:39
 Re: Memórias de uma casa
UM TEXOT MARAVILHOSO.

MARTISNS


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 03/09/2011 22:53  Atualizado: 03/09/2011 22:53
 Re: Memórias de uma casa
Um texto envolvente e repleto de nostalgia! Parabéns!


Enviado por Tópico
Perseus
Publicado: 17/09/2011 22:17  Atualizado: 17/09/2011 22:17
Super Participativo
Usuário desde: 26/03/2011
Localidade: Olinda, Pernambuco
Mensagens: 103
 Re: Memórias de uma casa
Belo e muito bem escrito conto.
Abraços.