Textos -> Outros : 

O ONTEM E O AMANHÃ

 
O ONTEM E O AMANHÃ

Se o Futuro me interessa e sobre ele me interrogo, o Passado fascina-me.
O Futuro é anónimo, são mil hipóteses, não está assinado.
O Passado é rotundamente concreto. Aconteceu mesmo. Tem uma forma, tempo, espaço que estão escritos.
Tenho a esperança de pertencer ao Futuro (ainda que de breve futuro possa tratar-se), mas tenho a certeza de pertencer ao Passado. Vivi-o, senti-o, sofri-o.
O Passado está escrito em mim, vibra em mim nos delírios da infância, no sonhar inefável da juventude, na taça inebriante do Amor que me coube, na Ternura.
As frustrações os desencantos, as incompreensões, o drama – agrestes bastante para recusar um regresso no tempo se por absurdo me fosse proposto – a sua sombra nem por isso logra escurecer a luz que me chega das caras e eternas recordações do passado.
Ir ao Passado poderá significar ir buscar lágrimas. Mas como é a saudade que as dita, podem mesmo ser redentoras, reconfortantes. É que as lágrimas, filhas da saudade curtida, têm sentido. Vale a pena serem choradas.
…………………………….

Entretanto o tempo passou, aplacaram-se as fontes que fizeram jorrar em mim as águas do Passado. O fascínio prevalece mas não me estorva de olhar em frente, porque afinal o Futuro é o que me espera, e a interrogação que ele comporta é enorme capaz de ombrear com o encantamento que está para trás .

Antonius

(reeditado)

 
Autor
luciusantonius
 
Texto
Data
Leituras
880
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
2 pontos
2
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
arfemo
Publicado: 06/09/2011 19:59  Atualizado: 06/09/2011 19:59
Colaborador
Usuário desde: 19/04/2009
Localidade:
Mensagens: 4812
 Re: O ONTEM E O AMANHÃ
caro Antonius,

quanta saudade de ler mais um texto de alguém que procura na escrita a verdade, mesmo que sob a forma de uma angústia apaziguada...

abraço amigo

Enviado por Tópico
VónyFerreira
Publicado: 07/09/2011 19:51  Atualizado: 07/09/2011 19:53
Membro de honra
Usuário desde: 14/05/2008
Localidade: Leiria
Mensagens: 10301
 Re: O ONTEM E O AMANHÃ / Poeta luciusantonius
Meu caro poeta
a regressão, se preferir o passado, pode trazer-nos boas e más recordações. Mas fica sempre dentro de nós aquela indisfarçável nostalgia da infância, das ilusões que forçosamente (a maior parte delas) passaram a desilusões. Mas é o futuro que nos deve de facto criar as melhores perspectivas pessoais, por mais que vejamos um mundo virado do avesso e as assimetrias sociais aprofundarem-se terrivelmente.
Gostei muito de ler este seu texto. Pouco comento actualmente porque pouco tempo passo no site, mas não podia deixar de lhe deixar a minha admiração sincera pela pessoa sensível e humana que revela ser.
A si e Olema a minha inequívoca estima.
Parabéns poeta por esta excelente reflexão.
Abraço-vos,
Vóny Ferreira