Textos -> Crítica : 

carapuça

 
em muitos textos ditos dedicatória, a verdade é que dificilmente se descortina neles o tema, muito menos que tenha a ver com a pessoa a dedicar, e nem o mesmo ressalta sequer do título, tantas vezes a desnudar, mais que tudo, a habitual agressividade de um qualquer eu poético a que nos habituamos.
quanto ao conteúdo, apelando ao vento, às estrelas, às flores, às lágrimas, à tristeza inata (se tiver beliscões, até dói pelo mau-gosto) e sem sugestão de motivo, torna o poema oco, esvaziando a dedicatória, o próprio sentimento pretensamente dedicado.
assim sendo e concluindo o poema não será mais que um apelo ao leiam-me, dêem-me atenção, enalteçam-me porque sou "amiga/o e soli(d)(t)ária/o" entre as pedras que se lançam apesar de tudo e a acertar a quem calhar num dolo eventual.
por outro lado considero de extremo mau-gosto criar-se um poema em cima de outro, quando o autor/a sabe que em qualidade nunca lá chegará, pretendendo assim comparações e vénias a que não tem direito, digamos, quase roubadas, à custa do texto inspirador.
pior gosto é aproveitar-se da onda de um texto recentemente criado, para ser carregado nela.
belo? até pode parecer, numa leitura desatenta, mas analisando com olhos de ver, nada inova no panorama poético, nem no panorama do próprio autor/a que estagna no seu próprio ego.
classifico com ZERO valores, escritos assim.
quanto ao resto e a quem se pronuncia, pelo texto criado a partir de outro, sobretudo sem sequer ir vê-lo e comentá-lo, resta uma interrogação sobre a ética de tal procedimento.
pergunto eu também, onde é a farmácia?
(esta não vou esquecer o endereço, mmmm)

 
Autor
gabrielas
Autor
 
Texto
Data
Leituras
2086
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
6 pontos
6
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 26/09/2011 19:48  Atualizado: 26/09/2011 19:48
 Re: carapuça
opa, essa carapuça me serviu muito bem. Muito boa, vou usar de casa. :)

A verdade é que o poeta é um sensitivo, um telepata, uma antena. Captamos sensações. Coisas do cotidiano nos inspiram e se ler poesias faz parte do nosso cotidiano, é natural que nos inspiremos por poemas também. Posso publicar uma resposta a um poema sem ser como comentário ao poema original, mas não apenas vai ser óbvio, como não vai ser honesto com a pessoa que me presenteou o poema original. Mas dei um tempo à essa prática, pois realmente parece incomodar...

Mas perceba que este seu próprio texto também é uma reação a textos recentes. ;)

reações em cadeia... meta-poesias. Assim gira o mundo...


Enviado por Tópico
Conceição Bernardino
Publicado: 26/09/2011 21:17  Atualizado: 26/09/2011 21:17
Usuário desde: 22/08/2009
Localidade: Porto
Mensagens: 3357
 Re: carapuça
eu cá prefiro o barrete à carapuça...mas não achas que às vezes um poema dedicado pode ser feito sobre o efeito de saudades de alguém?

abreijos