Textos -> Crítica : 

ENEM - FALTA DE ESTRUTURA

 

ENEM – FALTA DE ESTRUTURA

Desde que o MEC deu início ao projeto de substituir o Enem pelos vestibulares tradicionais das instituições públicas, em 2009, era a intenção que o exame fosse aplicado uma vez por semestre para dar mais chances aos estudantes. Mas, na verdade o que se vê, realmente é uma total falta de estrutura na execução do evento, já que em todas às vezes que aconteceu as provas do ENEM problemas diversos ocorreram, causando danos para ambas as partes.
O MEC decidiu que será feita apenas uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio este ano. No ano passado o Instituto Nacional de Estudos Educacionais (Inep) anunciou que a partir deste ano haveria duas edições da prova – mas os planos foram cancelados pelo ministério, que não concordou com a atitude.
O ministério solicitou um levantamento à empresa que faz a gestão de risco do Enem, e a conclusão foi que duas edições em 2012 sobrecarregariam a estrutura logística do exame. Chegou-se a este diagnóstico depois de consultar todas as entidades envolvidas na organização das provas: o consórcio, os correios e a gráfica responsável pela impressão dos materiais. Por isso o governo decidiu abortar os planos de aplicar uma prova por semestre este ano.
Como podemos observar, através dos acontecimentos e nos noticiários dos jornais o que falta é estrutura. E uma total falta de respeito a quem leva educação a sério neste país.
O ministro José Haddad disse que as novas exigências feitas pela justiça em relação às provas dificultaram a organização de um ENEM extra. Uma decisão da Justiça Federal do Ceará a pedido do Ministério Público Federal no estado determinou que o Inep disponibilize para todos os participantes do ENEM 2011 a cópia da correção da redação.
Segundo o ministro Haddad, o INEP não tem condições tecnológicas de conceder vista das provas aos quatro milhões de estudantes que fizeram o exame.
Aguardo com ansiedade o dia em que poderemos crer no ENEM e fazer dele uma importante ferramenta de avaliação e encaminhamento dos estudantes à faculdade.


Sábado,21 de janeiro de 2012

JOSÉ CARLOS DE ARRUDA

 
Autor
Camões-Carioca
 
Texto
Data
Leituras
968
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.