Textos -> Crítica : 

Mulheres com máscaras

 
Tags:  mulher    beleza    espelho    máscara    natural    maquilhagem  
 
"Eu sou mulher. Gosto de olhar para o espelho e sentir-me bonita, atraente e, na rua, confiante; gosto de elogios por parte dos homens, por parte das mulheres. Gosto de olhares atrevidos, rápidos, escondidos, mas gosto mais dos olhares prolongados e espantados. Vejo raparigas, mulheres bonitas diariamente, tanto na rua, como em casa através de fotos das redes sociais; vejo, por vezes, demoradamente cada foto de algumas raparigas; avalio cada detalhe facial, do penteado, da roupa, e até mesmo da maquilhagem. Também sinto «gostava de ser assim.» e «se eu não tivesse "isto", ficaria mais bonita... como ela...». Tento memorizar alguns dos penteados que mais gostei, técnicas de maquilhagem e tento habituar-me a mim própria, ao que vejo diariamente... com o que acordo, com o que me deito, com o que me vejo. Tento convencer-me que também sou tão ou mais bonita que elas, encontrando, ou tentando, encontrar um defeito nelas. A realidade é que não serei mais bonita se tiver o cabelo preso, solto, esticado, ou ondulado. Não serei também mais bonita se usar sombras com cores que façam sobressair a cor dos meus olhos, ou até mesmo base para disfarçar borbulhas, manchas, olheiras e a cor pálida no inverno. Não serei mais bonita perdendo 5, 10, 15, 20 minutos todas as manhãs, todas as noites antes de sair, usando uma máscara, porque não são as pessoas que definem a nossa beleza exterior, é o espelho.
E tão mais que a beleza exterior, fazendo com que esta importe o mínimo perante a sociedade de hoje em dia, é o carácter, a confiança que falta nas mulheres de hoje em dia. As nossas atitudes perante os próximos, conhecidos e quem afastámos, a forma como vemos o que nos rodeia e como tiramos o maior proveito dela, o que valorizamos, o bom senso que hoje em dia é tão incomum... são o que definem a nossa beleza, a verdadeira essência.
Todos os dias cumprimento e olho raparigas que usam uma máscara, e em todos esses dias penso «como é que ela será sem maquilhagem? será que se sente bem?».
Já em postos de trabalhos é obrigatório o uso de máscaras. Raparigas tão novas, mulheres tão bonitas, que não podem fugir aos parâmetros que foram sendo (mal) definidos com o passar do tempo.

Eu olho para aquelas fotos, e invejo... por segundos.
E se mesmo assim sou capaz de usar essa máscara? Não. Gosto mais de me ver como sou exactamente, sinto-me mais limpa, leve e confiante. Não me preocupo se o meu rímel borrou os olhos, se o pescoço está mais claro que a face, se o eyeliner está torto. Não me preocupo.
Gosto de usar os 5, 10, 15, 20 minutos para dormir mais, tomar um pequeno-almoço calmo, conversar ou aconchegar o meu cão por uns momentos ao colo antes de sair de casa.

Olho-me ao espelho e gosto dele. Dos olhos, do sorriso e da pele, que mesmo mais clara no inverno, é uma pele saudável.

E tu... não queres começar a gostar do teu espelho?"


Dalila

É uma crítica generalizada.. há mulheres que se vêem neste texto, outras nao. Nada pessoal.
 
Autor
Dalila
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1823
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
3 pontos
3
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Conceição Bernardino
Publicado: 01/02/2012 23:08  Atualizado: 01/02/2012 23:08
Usuário desde: 22/08/2009
Localidade: Porto
Mensagens: 3357
 Re: Mulheres com máscaras
gostei do texto mas prefiro sem mascaras

abç


Enviado por Tópico
annay
Publicado: 02/02/2012 03:02  Atualizado: 02/02/2012 03:02
Colaborador
Usuário desde: 10/05/2011
Localidade:
Mensagens: 1350
 Re: Mulheres com máscaras
gostei do texto.admiro a mulher que não perde tempo ao espelho.
que não se maquilha não pinta o cabelo branco..
e se sente bem com ela própria.em qualquer situação.