Poemas -> Reflexão : 

Cultivando a paciência

 
Cultivando a paciência

Dizem que a paciência é inimiga da inquietude, do apressado e do esbarrado, que ela mora num lugar lindo e muito calmo, bem lá no fundo da nossa alma e cravada no nosso coração.
Já vi muita coisa, com a impaciência, vi desamor, agressões e outras coisas mais, que mudaram vidas e tronaram vidas insuportáveis e inimizades. Já vi separações, aquelas que não têm mais reparação, outras que demoram anos a cicatrizar e outras que nem se repararam. Apenas, se deixam ficarem por ali, meio dormentes, adormecidos e vivendo no mais profundo ódio e desamor.
A paciência é irmã mais velha da harmonia, muito sensata, sempre amável, com muito tempo para escutar, ajudar-vos acalmar e saber esperar. Ela não gosta do desrespeito, mas muitas vezes ela o escuta e em seu nome ela se faz surda para que paz e a reflexão sejam possíveis no coração irmão.
Eu sei que hoje é quase impossível ser-se equilibrado neste mundo onde todos estão quase explodindo de tanta negatividade, ora um atropela o irmão leva logo com um insulto, outro brinca e não se acha piada se espanca e por ai fora...
Longe vai o tempo que era tudo calmo, vemos a pressa em tudo, pressa no amar, amar sem qualidade, pressa em fazer as coisas e ficam todas elas mal feitas, pressa nos trabalhos até caseiros e saem uma tristeza.
Longe vai o tempo que os avos recebiam a família com alegria e gosto de ter uma mesa farta e cheia de alegria, hoje eles são despejados em sítios frios, sem vida, sem calor e sem amor, lugares chamados de lares da terceira idade, estranho não soa estranho, mas é para lá que vamos caso tenhamos colocado algum de lado.
È essa paciência dos nossos avôs em cuidar de seus pais com amor e respeito que deixou de existir, aquela paciência de ler uma historia com os filhos, trocar idéias, fazer jogos e um milhão de coisas que foi substituído pela internet, o grande progresso da humanidade.
Não deixa de ser um progresso sim usado com sabedoria, ele aproxima em milésimos de segundos o mundo aos teus pés, é uma companhia para quem está sozinho e consegue se comunicar.
Mas acho que até agora nem temos mais muita paciência, se não avançar como queremos desistimos e saímos de campo da nossa pesquisa.
È aquele motor de arranque, que antes levava famílias pela estrada fora, fazendo passeios, convívios e outras coisas mais próprias do ar livre e da união familiar. Hoje tudo é independente até mesmos os casais, não está dando certa a relação, divorcia-se, que tentar, isso é para os pacientes, aqueles que ainda acreditam no amor verdadeiro.
A mesma paciência que deveremos sentir no dia a dia, sendo gentis, educados, calmos e alérgicos as discussões tão podres e tão descabidas que destrói a pouca paciência que pode habitar dentro de ti.
Eu acho que até eu estou vos fazendo perder a paciência com o meu texto aqui, mas a paciência é tão bela, tão proveitosa, generosa que, apenas com ela poderás ser feliz e caminhar em caminhos produtivos cheios de amor.
Como diz o meu amiguinho: “Haja paciência! Haja toneladas de paciência, pois sem ela eu não aprendo a caminhar e muito menos a escutar a voz sensata do meu coração.”
Queira ou não a paciência ajuda-o a manter uma mente e um coração saudável.

Pausa para reflexão!


Paz profunda


Betimartins



Podemos entrar em contato com você via e-mail?*

sim

 
Autor
Betimartins
 
Texto
Data
Leituras
914
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
1 pontos
1
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 07/02/2012 22:32  Atualizado: 07/02/2012 22:32
 Re: Cultivando a paciência
A PACIÊNCIA JUNTO AO SILÊNCIO É O ELO DO SABER

MARTISNS