Crónicas : 

A "MINHA" FRASE IMORTAL DO CHICO ANYSIO

 
A "MINHA" FRASE IMORTAL DO CHICO ANYSIO

“Quem vive 50 anos com a d. Maria entende de d. Maria, não de mulher”.

Esta frase de Chico Anysio, escutada a mais de 30 anos por mim, bateu na trave da minha intuição, mas, apesar de não concordar com ela, ou por isso mesmo, nunca a esqueci.

Uma frase por mais plasticidade que tenha não a torna verdadeira, assim como a frase do Vinicius, que na realidade não é dele e sim de Henri de Régnier (1928):

L'AMOUR EST ÉTERNEL TANT QU'IL DURE
'O AMOR É ETERNO ENQUANTO DURA'

Ambas não traduzem a realidade, pois a paixão é passageira e não o amor.

E há que se chegar a um estágio para saber distingui-los e isto para alguns exige muitos relacionamentos enquanto que outros já vêm preparados para reconhecerem ou sentirem o amor, com muito mais facilidade e de forma natural.

O amor é simples, não precisa de pirotecnias, de altas aventuras, e não se encontra em ambientes boêmios, terreno fértil para as paixões tórridas, conflitantes, angustiantes e... fugazes como é tudo na vida madrugueira.

Os poetas falam de amor, mas poucos o conhecem, e muitos morrem em infelicidades, afogados em noites eternas de angustias e carências de barris de maltes ou de cevada e em braços sempre nunca dantes navegados.

Não foi o caso do Chico Anysio, ele só entrou com a frase e com o número de casamentos, mas a frase dele mostra que ele tinha que “caminhar” para encontrar o amor, como muitos de nós também tivemos.

Espero que ele tenha conseguido, pois entre “sentir o amor dentro de si” e ser muito amado há uma diferença muito grande.

Nós podemos ser muito amados e continuarmos nos sentindo solitários e infelizes, muito comum na vida boêmia, o que não acontece quando sentimos o amor dentro de nós.

Talvez por isto Jesus nos tenha dito: “Ame ao teu próximo como a ti mesmo” e não “procure ser amado por muitos à tua volta”, o que é bem diferente.

Temos muitos casos de amores bastante duradouros, eternos, no meio artístico nacional e internacional, mas estes sempre passam no anonimato, pois não chamam a atenção, não são noticia, viraram rotina.

E a mídia vive da noticia momentânea e está é criada pelos que estão sempre, ou se separando ou se juntando, como quem troca de roupa, até se afirmarem e saírem dos holofotes, ou não.

E muitos anônimos acabam pensando que a felicidade é destes, mas é um grande engano.

www.hserpa.prosaeverso.net

"Não é o lugar em que nos encontramos nem as exterioridades que tornam as pessoas felizes; a felicidade provém do íntimo, daquilo que o ser humano sente dentro de si mesmo' Roselis von Sass - www.graal.org.br







"A felicidade provém do íntimo, daquilo que o ser humano sente dentro de si mesmo" Roselis von Sass - www.graal.org.br

 
Autor
HSERPA
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1407
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
1 pontos
1
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 29/03/2012 01:34  Atualizado: 29/03/2012 01:34
 Re: A "MINHA" FRASE IMORTAL DO CHICO ANYSIO
Um excelente texto.

Gostei muito do conteúdo do mesmo. Realmente o amor começa na gente, dentro de nós. Quem se ama sabe amar...tem o amor no seu interior. Logo, saberá distribuir amor...aos seus pares.

Meus parabéns e obrigada pela partilha.

Um abraço